Viajando por 40 cidades da Holanda:18ªcidade-Zwolle

Viajando por 40 cidades da Holanda Zwolle
Era um lindo dia de sol quando visitei Zwolle, os bares e cafés da cidade estavam lotados.  Senti claramente a atmosfera festiva.
Zwolle é a segunda maior cidade da província de Overijssel, depois da cidade de Enschede e é conhecida nacional e internacionalmente como o município mais verde da Holanda.

Durante 3 anos seguidos, a cidade ganhou o prêmio pelo município mais verde devido a grande quantidade de plantas e árvores existentes no local.

No ano de 2006, Zwolle, também, foi eleita a cidade mais verde da Europa.

Durante o carnaval a cidade é conhecida por suas fantasias extravagantes e a famosa bebida Blue fingers, que consiste em conhaque com açúcar mascavo.

Um conto popular explica que o nome “dedos azuis”, foi um apelido dado na Idade Média por rivais da região, da cidade de Kampen, devido a cor azul nos dedos dos habitantes de Zwolle manchados por uma  substância liberada da cebola ao ser colhida.

A colheita da cebola era a atividade predominante na época. Hoje em dia,  os moradores de Zwolle consideram o apelido uma marcar registrada
Visitei Zwolle no mesmo dia que visitei Giethoorn, a  Veneza Holandesa, pois são  relativamente próximas. Mas não faça como eu e esqueça a bateria reserva da máquina, pois terá muitas fotos para tirar.

Abaixo vou colocar os principais pontos da cidade, algumas das fotos são de propriedade dos locais citados e serão devidamente identificados.

Livraria Waanders In de Broeren

Viajando por 40 cidades da Holanda Zwolle
Fonte foto: Site da livraria
Uma das livrarias mais bonitas da Holanda, o seu diferencial é estar dentro de uma igreja monumental com uma rica história.
Foram entrelaçados elementos modernos com o estilo tradicional de um antigo mosteiro do século 15, transformado em 2013 na “Igreja dos livros”.
Num ambiente agradável de 1.000 m² você pode encontrar os mais variados tipos de livros e ainda apreciar um bom café no bar da livraria. Sem dúvida uma experiência incrível!

Museu de Fundatie

Viajando por 40 cidades da Holanda Zwolle
Fonte foto: Site do Museum
O que mais me chamou atenção foi sem dúvida o estilo diferenciado e moderno do edíficio construído entre 1838 e 1841,um projeto do arquiteto de Haia, Eduard Louis de Coninck.
Anteriormente era chamado de Palace Blijmarkt e foi convertido em museu de arte após um projeto do arquiteto Gunnar Daan.
Desde junho de 2005, o Palácio e o Museu Het Nijenhuis formaram a Fundatie. No térreo há uma grande seleção da coleção de arte visual do museu, do final da Idade Média até o presente.

Hotel de Librije

Viajando por 40 cidades da Holanda Zwolle
Fonte foto: Site do Hotel
Não me hospedei neste hotel, mas não poderia deixar de falar dele, por ser uma referência na cidade. Dentro da antiga prisão feminia ‘Het Spinhuis’, um edifício maravilhoso que foi transformado num hotel cinco estrelas e ainda possui um restaurante premiado com três estrelas Michelin. Luxo e sofisticação dentro de uma antiga prissão. Achei o máximo!

Academy House – Grote Kerk Zwolle

 

 

Localizada no centro da cidade, foi construída dentro de uma antiga igreja. Na verdade é um espaço cultural para todas as idades. Oferece desde exposições a concertos de música. A beleza do seu prédio é sem dúvida um atrativo à parte. Não se esqueça de tirar foto com a escultura do Anjo de vidro do lado de fora.

Paquecaria em formato de barco

Viajando por 40 cidades da Holanda Zwolle
Fonte foto: Site da Panquecaria
Você já viu o meu post da Panquecaria da Bruxa em Zeewolde? Se não, corre lá para ver. Nunca vi algo tão diferente. Mas parece que holandês gosta de inovar no quesito panquecaria.
Encontrei em Zwolle uma em formato de barco. Num barco de mais de 100 anos de idade você pode desfrutar de uma verdadeira atmosfera naútica.
Com mais de 30 anos de existência, a Pannenkoekschip tem uma das melhores panquecas artesanais da cidade.

Dinoland Zwolle

Viajando por 40 cidades da Holanda Zwolle
Fonte foto: Site do Parque
Outro passeio ideial para fazer com as crianças em Zwolle é o parque Dinoland onde você pode encontrar mais de 100 dinossauros. Replicas gigantes levam você pra Era dos T. Rex e Triceratops.

Sassenpoort 

É um portão da cidade que foi construído entre os séculos XIV e XV como parte das obras de defesa da cidade.
Na época uma muralha foi construída em torno de todo o centro de Zwolle. Eram 23 torres das quais apenas 3 permaneceram. Existiam 8 portões em torno da cidade, mas apenas o Sassenpoort foi preservado na sua totalidade.
O Sassenpoort está entre os 100 monumentos holandeses tombados pela UNESCO.

Compras na cidade de Zwolle

Viajando por 40 cidades da Holanda Zwolle

 

A cidade é um polo comercial da região com diversas lojas importantes concentradas ao redor das ruas do Diezerstraat; a Luttekestraat, Melkmarkt e Oude Vismarkt. Além da famosa Sassenstraat, que está entre as 10 das melhores ruas comerciais da Holanda.
A cidade também é sede de uma das lojas virtuais mais famosa na Terra dos Moinhos a Wehkamp.
Não faltam atrativos para conhecer Zwolle.
E vocês gostaram de viajar comigo? Conta pra gente!
Te vejo no próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *