Praça de Haarlem

Viajando por 40 cidades da Holanda – 26ª cidade Haarlem

A cidade de Haarlem já foi uma das mais importantes cidades holandesas, capital da província da Holanda do Norte, respira história em cada esquina.

Localizada há 20 km de Amsterdam, tem uma natureza exuberante que além das suas dunas costeiras, durante séculos tem sido o centro histórico da produção de bolbos de tulipas, por essa razão é também conhecida como cidades das flores (Bloemenstad).

A cidade foi o epicentro durante a época denominada por “mania das tulipas” em torno de 1630, quando o preço pago pelos bolbos destas flores atingiu valores exorbitantes e a comercialização das tulipas era responsável por movimentar a economia do país.

Seus canais eram muito utilizados para transportar passageiros entre as cidades de Amsterdam e Rotterdam durante o século XVII e século XVIII.

A mais antiga menção de Haarlem remonta ao século X. O nome da cidade advém de “Haarlo-heim” ou “Harulahem”, que significa ‘local, de areia coberto por árvores, mais elevado do que os outros’.

A cidade é famosa pelos seus muitos hofijes (uma espécie de complexo de casas para idosos em torno de um pátio principal). Estas construções, geralmente rodeadas por largos jardins, consistiam na sua maioria em casa privadas fundadas para receber mulheres idosas e sozinhas. Atualmente ainda existem dezenove hofijes em Haarlem; muitos deles encontram-se abertos ao público aos fins de semana. A maioria dos hofjes permanecem propriedades das fundações originais e mantém o princípio para o qual foram construídos: receber mulheres idosas.

1.Centro da cidade de Haarlem

Cidade de Haarlem

O nosso passeio pela cidade começou pela praça principal a Grote Markt, fiquei encantada com os prédios históricos ao redor da praça.

O mais imponente deles é sem dúvida a igreja de St-Bavo, sua beleza arquitetônica é exuberante. Nas minhas pesquisas descobri que a Mozart já tocou nesta igreja. Me sinto privilegiada por estar em locais históricos como este.

Igreja Haarlem

Dentre as vantagens de incluí-la em seu roteiro, está o fato dela ser muito charmosa e contar com a entrada totalmente gratuita. Mas se quiser fazer uma visita guiada, terá que pagar.

No centro você também vai encontrar o prédio mais antigo de Haarlem, o Hoofdwacht, que já funcionou como cadeia, loja de arte, sede de reuniões e muito mais.  Outro prédio importante é da antiga prefeitura que já foi palácio de caça do conde William II.

2. Museu Frans Hals

Era um antigo açougue e hoje é o mais importante museu de Haarlem. Seu nome é homenagem o pintor naturalista belga, Franhs Hals que em suas obras retratou sociedade burguesa dos Países Baixos seguindo uma vertente naturalista.

E por falar em museu, não esqueça de incluir no seu passeio o Teylers Museum, um dos mais antigo da Holanda, fica bem às margens do icônico rio Sparne de Haarlem.

3. Cartrijnebrug e Molen de Adriaan

Às margens do rio Spaarne você encontra a ponte Catarijnebrug um ícone da cidade, juntamente com outro ponto turístico o moinho de vento, Molen de Adriaan, compõe um cenário típico holandês.

4. Cervejaria Jopenkerk

Cervejaria Haarlem

Imagina tomar uma variedade de cerveja dentro de uma antiga igreja. Em Haarlem isso é possível! E confesso que foi o meu destino principal neste passeio a cidade.

O local é maravilhoso, vale a pena sentar e apreciar os vitrais e os diferentes sabores das cervejas.

Cervejaria Haarlem

A receita original datada em 1504, mas foi em 1994 que a Jopen original voltou a ser produzida na cidade. A Jopenkerk tem uma outra sede, mais nova, que fica na região industrial de Haarlem que acontece tour guiados com horário marcado.

Cervejaria Haarlem

Essa foi mais uma cidade do Projeto Viajando por 40 cidades da Holanda que tem como objetivo mostrar um pouco da Terra dos Moinhos.

Te vejo no próximo post!

Abraços

Melissa

 

 

Compartilhe isto:
Melissa

Melissa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA & COMPARTILHE

QUEM ESCREVE

Olá ! Eu sou Melissa, amo escrever e contar histórias. Por aqui, você vai conhecer a Holanda através dos meus olhos, a minha visão sobre as doçuras e amarguras de viver em outro país.

melissa na holanda

SAIBA O QUE ACONTECE NA HOLANDA

NOVIDADES

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Melissa na Holanda

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo