Viajando por 40 cidades da Holanda:15ªcidade-Giethoorn

A visita à cidade de Giethoorn foi uma experiência incrível. Eu já tinha visto fotos e vídeos, mas a sensação de estar na cidade é indescritível.

Ao andar pelos caminhos da cidade de Giethoorn ou navegar nos seus canais, você percebe que existem pessoas vivendo naquele cenário de contos de fadas.

A beleza das casas e seus jardins só é possível porque 2.600 moradores vivem ali e levam uma vida normal, num local paradisíaco.

A cidade surgiu à partir da escavação da Turfa. Longos buracos foram feitos no solo em busca dessa matéria prima.

Segundo a Wikipédia a Turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas. Em condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão que pode ser usado para aquecimento doméstico.

Entre os anos de 1776 e 1825, após duas grandes inundações surgiram os canais da cidade como os conhecemos hoje. Aquela região teve grande importância econômica na época.

Giethoorn - barcos

Apelidada de “Veneza do Norte holandesa” a cidade de Giethoorn tem muito a oferecer.

 

O que fazer na cidade de Giethoorn?

 

Uma longa caminhada

Uma das maneiras de conhecer a cidade é percorrer as suas ruelas andando ou de bicicleta. Porém, recomendo ir a pé, principalmente na alta estação, pois os caminhos ficam lotados de turistas. Os caminhos são interligados por mais de 170 pontes de madeiras, deixando o cenário perfeito para belíssimas fotos.

Passear de barco pelo canais

Um passeio de barco te mostrará uma outra perspectiva da cidade, além de ser uma aventura emocionante.

Ao chegar na cidade você tem a opção de alugar diferentes barcos em várias locadoras locais. Não precisa de nenhuma habilitação para dirigir os mini barcos, então imagine a confusão que ficam os canais.

Existe, também, a opção de passeio em barcos de turismo, mas em sua maioria, deve ser reservado com antecedência.

Para os mais aventureiros de plantão, tem a opção de caiaque, stand up e até wind surf, este último somente para a parte aberta do canal. Não esqueça de levar o seu próprio lanche e bebida no seu passeio de barco.

Restaurantes

Na rua principal existem diversos restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Eu resolvi conhecer o restaurante Grand Café Fanfare, que leva o nome do filme do cineasta holandês Bert Haanstra (1959), a fama internacional do vilarejo começou após sua beleza ser mostrada nesse filme.Excelente comida, bom atendimento e um preço médio. Recomendo este restaurante.

Quando visitar Giethoorn?

Sugiro visitar a cidade na primavera ou no verão, pois, passear de barco com temperaturas mais amenas é muito mais agradável do que congelar no inverno. Além disso no inverno pode ocorrer neblina, dificultando uma perfeita visualização do lugar.

E, claro, pode acontecer dos lagos e canais congelarem no inverno e caso você esteja disposto(a) a passar frio, será mais uma visão diferente da cidade, pode ser uma boa oportunidade.

Como chegar em Giethoorn?

Carro

De carro é a maneira mais fácil e rápida. Existe um estacionamento gratuito da prefeitura, logo no início da cidade, os demais você paga uma taxa pelo dia.

Transporte público

Reserve o dia inteiro para o passeio, pois o trajeto saindo de Amsterdam dura um pouco mais de 2 horas. Sugiro verificar no site da companhia de transporte (link aqui), pois depende do seu ponto de partida.

O caminho mais usual é saindo da estação central de Amsterdam até a estação central da cidade de Amersfoort. Lá pegar um trem para a cidade de Steenwijk, que é a cidade com estação mais próxima de Giethoorn. À partir dali, a viagem deve continuar de ônibus ( número 70) com destino a Zwartsluis.

Na cidade de Zwartsluis para Giethoorn você pode fazer a pé (caso tenha muita disposição), de ônibus (recomendo, dura em torno de 10 min) ou de bicicleta ( pode ser alugada na cidade).

Gostou de viajar por  Giethoorn? Já conhecia a cidade?

Conta pra gente!

Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.

Te vejo no próximo post.

6 Responses

    • melissanaholanda

      Oi Lívia,
      Obrigada por ler o blog. A Holanda tem muito lugar lindo. Acompanha o projeto Viajando por 40 cidades da Holanda e monte o seu roteiro de viagem, tem certeza que vai gostar. Obs: Adorei seu blog. Bjs

  1. Fabiana

    Melissa, adorei a reportagem! Fiquei morrendo de vontade de checar esse lugar! Parabens! Saudades….

    • melissanaholanda

      Oi Fabiana, O lugar é lindo mesmo. Também estou com saudades suas. Bjs

  2. Cassia

    Oi Melissa, que cidade linda! Quero conhece-la quando eu voltar à Holanda!

Deixe uma resposta