Bussum está situada no sudeste da província holandesa de Noord- Holland pertencia a região de “Het Gooi”, porém a partir de 2016, juntamente com as cidades de Naarden e Muiden passaram a constituir o novo município de Gooise Meren.
Com os seus lindos bosques, na idade média era apenas um vilarejo de tecelãs e pastores de ovelhas. Em meados de 1379 tornou-se um ponto de encontro de artistas, escritores, editores, socialistas e intelectuais da época.
A viúva de Theo Van Gogh, Johanna Bonger , instalou-se no local, no final do século XIX, com dezenas de pinturas de seu falecido cunhado Vincent Van Gogh.
A pequena cidade de Bussum tem uma importância econômica para região. Nela se concentra diversas lojas e supermercados e tem um excelente centro comercial . Bussum também tem excelentes restaurantes e bares, apesar de poucos atrativos turísticos em comparação a sua ilustre vizinha, a cidade de Naarden.
Apesar de ser referência comercial para as cidades vizinhas, Bussum tem a tranquilidade de uma cidade pequena.
Mas uma característica chamou a minha atenção, a nítida polaridade social da cidade: ao norte grandes casas com lindos jardins representando o status social dos seus moradores, ao sul prédios com diversos apartamentos pequenos e algumas casas conjugadas. E ligando as duas partes, um centro comercial movimentado.
Óbvio que podemos encontrar está polaridade em qualquer cidade holandesa, conduto devido Bussum ser pequena as diferenças ficam mais perceptivas.
O acesso a cidade é muito fácil, pois ela tem duas estações de trem: a estação Bussum e a estação Naarden- Bussum. Fica apenas 20 minutos do centro de Amsterdam, e é um perfeito passeio de bate e volta e de quebra você ainda pode conhecer a cidade de Naarden.
Espero que tenham gostado do passeio por Bussum.
Você já conhecia a cidade de Bussum? Conta pra gente!
Te vejo no próximo post.