Significado da Sirene de alerta e dos códigos meterológicos da Holanda

postado em: Vida na Holanda | 2

No início do mês de janeiro de 2018 na cidade de Zeerijp em Groningen, ocorreu um terremoto durante a noite, com magnitude de 3,4 na escala Richter, um dos mais fortes deste de 2012. Imagino o pânico das pessoas ao ouvirem as sirenes de alerta.

Sirenes de Alerta
Fonte: Pixabay

 

Mas não foi o único caso de distúrbios naturais recentes. Em 2017, um total de 18 terremotos ocorreram no campo de gás de Groningen com uma magnitude superior a 1,5 na escala  Richter.

Além disso, no último outono ocorreu uma grande tempestade de neve que gerou código vermelho, obrigando a todos ficarem em casa devido ao transtornos causado pelo clima.

Inverno Holandês

 

E você? Sabe o que fazer no caso de ouvir as sirenes de alertas ou sabe o significado dos códigos meterológicos?

Se a resposta for sim, Parabéns! Você está preparado para qualquer situação de emergência na Holanda. Mas se a sua resposta for não, leia o post até o final e descubra o significado de cada um.

Em toda primeira segunda -feira de cada mês, ao meio dia em ponto, ouve-se em toda a Holanda uma sirene que dura em torno de  três minutos. Isto é um teste de funcionamento de alerta para emergências ou calamidades, onde cada município testa a sirene da sua região.

As situações de emergência ou calamidades são: Clima extremo (ex:tempestades, onda de calor, etc), incidente de radiação (ex: alerta nuclear), epidemia, terrorismo, incêndio, explosão, inundação, terremoto e até ataque cibernético.

 

Em resumo, todo mês ocorrem os testes das sirenes de alerta e caso elas soem foram do horário padrão. Chegou a hora de pedir socorro para Deus!

Calma! É apenas uma brincadeira!

Existem procedimentos que o governo orienta, que são:

  • Recolher-se ao um lugar fechado.Permanecer em casa, e caso esteja na rua entre em algum prédio ou lojas.
  • Fechar portas e janelas, pois, pode haver perigo químico.Desligue ou diminua a ventilação mecânica de sua residência,
  • Se você perceber que outros não ouviram a sirene, avise-os. Dê aos outros a oportunidade de se abrigarem junto com você,
  • Sintonize nas rádios locais e caso tenha internet disponível acesse o site crisis.nl
  • Se a sirene parar, a situação não é necessariamente segura ainda. Somente depois de ter ouvido a transmissão no rádio informando que está tudo certo, é que você pode assumir que o perigo passou.

Os Códigos meterológicos:

São usados pelo KNMI ( Koninklijk Nederlands Meteorologisch Instituut ) para classificar as situações climáticas e seguem um padrão internacional de cores fixados em verde, amarelo, laranja e vermelho.

Tabela códigos meterológicos
Fonte: Tabela elaborada por mim com base de dados do KNMI

 

Mas e se você passar por alguma emergência diferente da climática? Simples, basta ligar para o número 112 de qualquer telefone. E não se preocupe o atendimento poderá ser feito em inglês.

A atendente irá lhe questionar se a emergência se trata de incêndio, polícia ou ambulância e em seguinda a cidade e seu endereço.

Viver num país abaixo do nível do mar requer um pouco mais de atenção para medidas de segurança em casos de calamidade. Sugiro que conheçam os sites do governo holandês da onde retirei informações para escrever este post são eles o KNMI.nl e crisis.nl , afinal conhecimento nunca é demais.

Por exemplo, nesta pesquisa descobri que este procedimento de emergência das sirenes, foi criado desde a época pós Segunda Guerra Mundial e poderá vim a ser substituído por alerta em redes sociais a partir do ano de 2020.

Particularmente, acho as sirenes mais charmosas, mas enfim é a modernidade chegando. E você, gosta das sirenes ?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post,

 

2 Responses

  1. Neusa Christen

    É muito interessante …por várias vezes tive oportunidade de ouvir esta sirene. É tudo bem pensado….pena que será substituído por alarme nas redes sociais…..

Deixe uma resposta