Viajando por 40 cidades da Holanda: 22ª cidade-Delft

A cidade de Delft é uma pérola holandesa! Pequena e charmosa está entre as mais antigas do país. Localizada à apenas 9 km da cidade de Den Haag (Haia) e a 18 km de Rotterdam. Vale a visita!

Viajando por 40 cidades da Holanda

Ao andar pela cidade você se sente dentro de um livro de história, além de apreciar a linda e típica arquitetura holandesa. Cada cantinho é apaixonante e digno de foto.

Um dos maiores pintores holandeses, Johannes Vermeer, nasceu e viveu em Delft. O seu quadro mais famoso foi  “A menina com brinco de Pérola”.  Até um filme sobre essa obra já foi gravado em Delft, com a grande atriz americana Scarlett Johansson.

Viajando por 40 cidades da Holanda

O que fazer na cidade de Delft?

Comece seu passeio pela praça principal da cidade chamada de Markt, nela você irá encontrar diversos pontos turísticos.

Igreja Nova

Viajando por 40 cidades da Holanda

A Nieuwe Kerk (igreja nova) na verdade não tem nada de nova, foi contruída em 1300. Dentro da igreja existe uma exposição que conta a história da cidade e sua relação com a nobreza holandesa.

O rei Wiliam de Orange foi assassinado na cidade de Delft durante o período de guerra em meados do século XVI. Por não ter como transportar o corpo, tiveram que sepultar na Igreja Nova em Delft.

A partir disso todos os integrantes da família real são sepultados no interior da igreja, numa área restrita a visitação.

Você ainda pode subir a torre da igreja e ter uma visão maravilhosa do centro histórico, lógico se o clima ajudar.

Prefeitura da cidade

Viajando por 40 cidades da Holanda

No lado oposto a Igreja Nova, um lindo e imponente prédio  medieval construído em 1200. Suas lindas janelas vermelhas fazem parte da arquitetura típica da Holanda.

Coração azul

Ainda na praça, localizada quase ao lado de Igreja nova, está o símbolo da cidade, a escultura de vidro e ferro do artista holandês Marcel Smink, que representa a alma azul da cidade, originário de outra tradição de Delft as porcelanas azuis.

Viajando por 40 cidades da Holanda

Porcelanas de Delft

Viajando por 40 cidades da Holanda

A marca registrada da cidade é sem dúvida as porcelanas (Delft Blue). Eram símbolo de riqueza e prosperidade na época, e foram produzida desde do século XVII.

E até hoje as porcelanas pintada à mão são exemplos de sofisticação, basta ver os preços na lojinhas locais.

Entre os anos 1600 a 1800 existiram em torno de 33 fábricas, atualmente só existe uma em funcionamento. A Royal Delft, que permanece funcionando de forma ininterrupta há quase 400 anos.

A fábrica oferece uma visita chamada de Royal Delft Experience, que deve ser agendada no site próprio deles.

Museu Het Prinsenhof

O prédio era um antigo monastério e foi palco do assassinato em 1584 do rei William de Orange.

O acervo do museu conta a história do rei até o seu assassinato, além de outros personagens ilustres da cidade como o pintor Johannes Veermer e Hugo de Groot, considerado o pai do direito.

Oude Kerk ( Igreja velha)

Viajando por 40 cidades da Holanda

Localizada próxima ao museu, sua arquitetura inclinada da torre chama atenção. Uma igreja de estilo gótica, foi construída há quase 100 anos antes da nova igreja.

Por volta do ano de 1050, sua torre exótica tem cerca de 75 metros de altura, com lindos vitrais, o seu interior contém os os mausoléus e túmulos de pessoas importantes, como os almirantes Piet Hein e Maarten Tromp e o pintor  Johannes Vermeer.

Portal Oostpoort

Viajando por 40 cidades da Holanda

Um dos velhos portões da cidade fica há alguns metros de distância do centro de Delft, uma construção datada de 1400, fazia parte da muralha de defesa da cidade.

Canais de Delft

 

Cercadas por canais a cidade é um exemplo de harmonia com águas. Onde você pode desfrutar de um delícioso café a beira do canal.

Feiras de rua e bares

Delft é uma cidade universitária, uma das principais universidades de Tecnólogia da Holanda está localizada nesta cidade. Ou seja, a energia vibrante e alegre está presente nos bares da cidade durante à noite ou dias ensolarados de verão.

Viajando por 40 cidades da Holanda

As quintas-feiras a cidade é tomada por uma grande feira de rua que vende todo tipo de produtos deste de queijos até artefatos antigos. Vale lembrar também do mercado de flores.

Em suma, existe muita coisa para ver em Delft. Lembre-se de incluir essa cidade na sua próxima visita a Holanda.

 

E você já conhecia a cidade de Delft?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post!

 

Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

 

 

2 Responses

  1. Joane

    Já queria muito conhecer, agora fiquei com mais vontade ainda! Ótimo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.