Viajando por 40 cidades da Holanda: 21ª cidade-Nijmegen

Viajando por 40 cidades da Holanda
Foto: arquivo pessoal

A minha visita a cidade de Nijmegen foi muito especial, pois fui guiada por minha querida amiga Paula, que me contou tudo sobre a cidade mais antiga da Holanda. Apesar de um dia frio e nublado de inverno, pude apreciar a beleza da cidade.

Com mais de 2000 anos de história e uma população de aproximadamente 168 mil habitantes, a cidade fica situada na província de Gelderland, quase na fronteira com a Alemanha.

A cidade foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, por isso é comum encontrar no centro da cidade um misto de arquitetura antiga com arquitetura moderna.

Viajando por 40 cidades da H
Foto: arquivo pessoal

É uma cidade universitária cheia de vida, uma das principais instituições de ensino superior da Holanda, a Radboud University, com quase 20.000 alunos inscritos, com cursos ensinados totalmente em inglês faz com a cidade tenham uma faceta multicultural e aberta a diversidade.

Capital verde da Europa

Nijmegen orgulha-se do título de cidade mais sustentável da Europa. O objetivo  político da cidade é ter uma cidade sem repercussões no clima até 2045, segundo o Hubert Bruls, presidente da Câmara de Nijmegen.

“As políticas exemplares em matéria de adaptação às alterações climáticas, ciclismo, gestão de resíduos e de recursos hídricos, e o profundo envolvimento dos cidadãos tornam a cidade de Nijmegen uma verdadeira embaixadora da mudança”

Joanna Drake, diretora-geral adjunta da DG Ambiente da Comissão.

O resultado de todas essas medidas é uma cidade mais limpa, saudável, segura e ecológica.

O que fazer na cidade de Nijmegen?

Visite parques naturais

Parque Valkhof

Num dos parques mais famosos da cidade o Valkhof, você encontrará uma relíquia histórica ao céu aberto, as ruínas de uma capela medieval. Utilizada no verão como palco para eventos e festas.

Viajando por 40 cidades da H
Foto: arquivo pessoal

Parque Kronenburgerpark

Uma linda torre no estilo inglês datada do anos de 1425, muito verde e um lindo lago cheio de peixes e patinhos. A descrição perfeita para uma tarde tranquila bem no centro da cidade.

Viajando por 40 cidades da H
Foto: arquivo pessoal

Visite museus

Caso seu interesse seja conhecer a história da cidade, visite o museu Valkhof. Este museu tem muitos artefatos da época romana. Além de diversas exposições da arte moderna contemporânea.

Outro museu interessante é o da Libertação Nacional, que relada o período da ocupação e da libertação da cidade  pelas tropas de Hitler em 1940

Visite o  Centro histórico

O centro da cidade é super movimentado, com diversos bares, restaurantes, lojas. Além de uma deliciosa fábrica de cerveja artesanal com um terraço maravilhoso.

Viajando por 40 cidades da H
Foto: arquivo pessoal

Vida noturna

Por ser uma cidade universitária a noite ferve por aqui. Eu não tive a oportunidade de conhecer nenhum ponto de “balada” afinal, minha vida noturna após a maternidade não é a das melhores (risos).

Mas peguei algumas indicações para vocês:

Pub De Blaauwe Hand – o pub mais antigo de Nijmegen, o mais pitoresco e popular.

Doornroosje – muitos concertos e festas eletrônicas

Esse são os mais famosos, mas a cidade é cheia de locais para festa e para ouvir boa música.

Viajando por 40 cidades da H
Foto: arquivo pessoal

Participe do Vierdaagse

Imagine 42 mil pessoas caminhando distâncias de 30 a 50 km por dia. Essa é a “Marcha dos Quatro dias”, o maior evento de caminhada do mundo.

Acontece no início do mês de Julho em Nijmegen durante quatro dias a cidade é tomada por pessoas de diferentes nacionalidade e idades.

A origem deste evento  se deu 1909 através da  Liga Holandesa de Educação Física, contando com apenas 306 participantes de maioria militar – apenas 6 homens eram civis, onde os participantes saiam de diferentes pontos da Holanda.

Somente em 1916 que Nijmegen passou a sediar a marcha, tornando o evento mais importante da cidade.

Quem não está interessado em andar, não se preocupe,venha curtir boa música, comida e bebida no Festival “Vierdaagsefeesten” que acontece na ocasião da corrida.

Durante a minha visita estava acontecendo uma corrida de rua comum,  mas serviu para eu ter uma prévia do que seria a cidade durante esses 4 dias de caminhada.

Agito e movimento definem este espetáculo.

Curiosidades e dicas

  • Durante a minha pesquisa para elaboração deste post, descobri uma escola de samba na cidade de Nijmegen.

A escola ensina instrumentos utilizados na nossa música, além de apresentações pelo país.

Quer conhecer o trabalho deles clica aqui

  • Quer ter uma visão linda da cidade? Suba no terraço La Place no centro. A vista é maravilhosa e os preços do restaurante são populares.

 

E você já conhecia a cidade de Nijmegen?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post!

 

 

Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.