Viajando por 40 cidades da Holanda: 23ª cidade – Arnhem

Movimentado e com muitas opções de lazer.

Uau! Quanto espaço verde! Essa foi a primeira impressão que tive ao chegar em Arnhem. A cidade está em sétimo lugar entre as cidades mais verdes da Holanda.

Capital da província de Gelderland a cidade de Arnhem está próxima à divisa com a Alemanha e tem quase 160.000 habitantes.

A cidade é reconhecida mundialmente pela “Batalha de Arnhem”, devido ao seu papel na Segunda Guerra Mundial com o desembarque aéreo e da batalha das tropas aliadas em setembro de 1944. (Fonte: Wikipédia)

Se não conhece a história busque por livros ou filmes que contam sobre a operação comandada pelo General inglês Montgomery que consistia em tomar todas as pontes sob o Rio Reno, que corta a cidade de Arnhem.

A batalha também conhecida pelo codinome “Market Garden” foi um grande feito para época. Cerca de 20 mil soldados saltaram de um única vez sob a cidade holandesa, durante o dia a bordo de mais de 5 mil aviões e 2 mil planadores.

Infelizmente este plano ousado resultou num grande fracasso e vários soldados mortos pelos nazistas.

Em suma, visitar Arnhem é ter o privilégio de pisar num dos principais palcos da história da Segunda Guerra Mundial.

O que fazer na cidade de Arnhem?

Museu ao Ar Livre da Holanda

Viajando por 40 cidade da Holanda
Fonte foto- Site Openluchtmuseum

 

A visita a este museu era o meu principal objetivo ao chegar em Arnhem. Infelizmente as principais atrações estavam fechadas. Ou seja, terei que retornar para conhecer este museu.

O que me deixou curiosa são as experiências que o museu oferece. Um museu ao céu aberto que representa como era a vida na Holanda há cerca de 100 anos atrás.
Casas antigas, roupas, brinquedos, oficinas autênticas de ferreiros, pescadores e muito mais.

Uma diversão para toda a família em especial para as crianças.

Museu da Água

Viajando por 40 cidades da Holanda
Fonte foto – Site do Watermuseum

Este museu conta a importância da água para a Holanda, com diversas atividades educativas e exposições.
Mostra a importância da preservação e do reaproveitamento dos recursos hídricos.

Burgers Zoo

Um zoológico datado de 1913, mostra os bichos no seu habitat sem jaulas. O zoo é dividido por vários setores. Uma experiência incrível entrar em ambientes que simulam a savana, desertos e até pântanos.

Centro da cidade de Arnhem

Gosta de compras ou prefere sentar num café e relaxar? Se a sua resposta foi sim, vá passear no centro de Arnhem. Movimentado e com muitas opções de lazer.

Viajando por 40 cidades da Holanda

 Alguns locais chamaram a minha atenção:

O parque Bartok

Uma região deserta e desvalorizada da cidade foi reativada com a construção de uma escultura de tamanho gigante do famoso artista holandês Florentijn Hofman em parceria com o Zoológico Burgers.

As crianças amaram subir e brincar nas orelhas da escultura.

Bar Taphuys

Viajando por 40 cidades da Holanda

Essa dica é para gente grande. Neste bar você pode experimentar mais de 100 tipos diferentes de cervejas e mais de 80 categorias de vinho, fica aberto 7 dias por semana, ou seja, não existe desculpa para não visitar.

Café Dudok

Viajando por 40 cidades da Holanda

Ambiente agradável que serve a maravilhosa torta de maça holandesa, uma das melhores da cidade.

Parque Nacional Hoge Veluwe

Viajando por 40 cidades da Holanda
Fonte foto – Site do Parque Nacional Hoge Veluwe

 

O maior parque nacional da Holanda com mais de 5 500 hectares, com uma variedade muito grande de fauna e flora.
O que mais me surpreendeu foi saber que no parque existe uma parte da paisagem que é areia movediça, lembrei na hora dos desenhos animados infantis. (risos)

O parque oferece mais de 1800 bicicletas gratuitas à disposição aos visitantes.

Ainda pode aproveitar e visitar o museu Kröller Müller.

Este museu possui uma coleção de obras de Van Gogh, Mondriaan e Picasso, além de mais informações sobre a natureza, paisagem, fauna, cultura e história do parque De Hoge Veluwe.

Museu Airbone

Nste museu encontrará todas as informações sobre a Segunda Guerra Mundial, além de passeios guiados pelas rotas de fugas dos soldados, cemitério e durante quase todo terceiro domingo do mês pode ouvir a história através de testemunhas oculares do dia da evasão.

No esqueça de tirar uma foto da ponte “John Frost Bridge” onde tudo aconteceu.

 

Programe seu passeio

Cada atração tem horários de funcionamento diferentes, sugiro pesquisar diretamente nos sites, os links estão nos títulos de cada atração.

 

E você já conhecia a cidade de Arnhem?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post!

 

Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.