Viajando por 40 cidades da Holanda: 20ª cidade-Weesp

Viajando por 40 cidades da Holanda - Weesp
Foto: Prefeitura de Weesp

Weesp é uma charmosa e calma cidade holandesa vizinha de Amsterdam, que em breve será integrada a prefeitura da capital.

Oficialmente a fusão ocorrerá em 01 de junho de 2019, mas a fusão administrativa não ocorrerá antes de 2022. Na ocasião, a cidade de Weesp será classificada como distrito de Zuidoost de Amsterdam.

Na prática a cidade sempre foi uma extensão da capital, devido a sua proximidade geográfica e dos valores mais baixos de moradia. Muitas pessoas que trabalham em Amsterdam optam por morar em Weesp.

Mas não se engane! Weesp não é uma cidade dormitório, ela transborda charme e encantos. Por fazer parte da linha de defesa da Holanda deste do século XVII, assim como Naarden, a cidade é repleta de canais e monumentos históricos.

As pessoas que nascem em Weesp são apelidadas de “Weesper Mop”, um famoso biscoito holandês feito com pasta de amêndoas, originário da cidade.

Viajando por 40 cidades da Holanda - Weesp

Em 1988, todos os padeiros de Weesp uniram forças em um esforço para assar o maior “Weesper Mop” para um recorde mundial. O biscoito acabou pesando 115 quilos. Este evento é lembrado através de uma estátua no centro da cidade.

Viajando por 40 cidades da Holanda - Weesp
Foto: Prefeitura Weesp

As indústrias de fabricação de cerveja, gim e cacau também tiveram um papel importante na economia local durante séculos. A mais antiga receita de gim em funcionamento na Holanda pode ser encontrada no arquivo municipal do Weesp.

O que fazer em Weesp?

Visitar moinhos

Viajando por 40 cidades da Holanda - Weesp
Foto: Prefeitura Weesp

Weesp possui três moinhos de vento históricos. Um deles aberto a visitação gratuita.O Molen De Vriendschap ainda está em funcionamento para moer grãos, e é administrado por voluntários.

Aberto a visitação entre as 10:00 e as 16:00h dos sábados,o moinho ainda pode ser alugado para pequenas recepções ou reuniões. Não deixe de visitar a lojinha local com produtos típicos.

Visitar o Museu Municipal

Viajando por 40 cidades da Holanda - Weesp
Foto:Prefeitura Weesp

Um lindo edifício histórico abriga a antiga prefeitura do Weesp que agora é o museu municipal. Você encontrará acervos de artesanatos em porcelana do século XVIII, além de informações sobre a famosa fábrica de chocholates Van Houten.

Visitar os fortes

Na cidade de Weesp você encontrará dois lindos fortes:

Viajando por 40 cidades da Holanda - Weesp
Foto:Prefeitura Weesp

Forte Ossenmarkt

Foi concluído em 1861. É um dos últimos fortes que fortaleceu a linha de defesa da água. O forte excerceu a sua função de defesa por duas vezes: durante as mobilizações de 1870-1871(Guerra Franco-alemã) e 1914-1918 (Primeira Guerra Mundial),com ocupação plena, o forte acomodou 232 homens.

Mas atualmente você pode relaxar e tomar um café no restaurante Eeterij de Schalkse à beira da água, junto ao forte Ossenmarkt.

Viajando por 40 cidades da Holanda - Weesp
Foto: Arquivo pessoal

Forte Uitermeer

Localizado em meio a natureza, o forte é pequeno e seu interior está em ruínas. Mas ao lado também tem um delicioso café para relaxar depois de uma longa caminhada ou um passeio de bicicleta.

 

Tomar um dos melhores sorvetes da Holanda

A sorveteria Nelisijssalon serve sorvetes com os melhores ingredientes e sem conservantes. Com uma varieadade de mais de 50 sabores diferentes para escolher, já foi citada na mídia como uma das melhores da Holanda.

Spa em Weesp

Se você procura um dia para relaxar, a Spa de Weesp é uma boa pedida. O Spa possui várias saunas, piscinas e banheiras de hidromassagem, além de uma agradável restaurante.

Explorar a cidade ribeirinha

Weesp fica próximo a região de Naardemeer, a primeira reserva natural dos Países Baixos, então aproveite para explorar a região, quer seja de barco, bicicleta ou a pé. Ou simplesmente tomando um café a beira do rio “De Vecht”.

Como chegar em Weesp?

O Weesp é facilmente acessível a partir de Amsterdam em 15 minutos de trem, com serviços regulares partindo da Estação Central de Amsterdam.

 

 E você já conhecia a cidade de Weesp?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post!

 

 

Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

2 Responses

  1. wally

    Muito bom o seu blog , posts
    Parabéns!!!!!
    Vc tem uma dica de como reconhecer a minha carta de motorista brasileira na Holanda ? sendo que a pessoa mora há dois anos na Holanda e não fala holandês, impossível fazer aula pratica e provas.
    Agradeço as dicas
    Wally

Deixe uma resposta