Viajando por 40 cidades da Holanda: 19ªcidade-Muiden

Viajando por 40 cidades da Holanda - Cidade de Muiden

Eu moro na cidade vizinha a Muiden. Talvez seja por isso que a cidade nunca esteve no topo da minha lista de prioridades para visitar.

Mas confesso que foi uma agradável surpresa.

Muiden fica ao leste de Amsterdam em torno de 15 km. Porém, diferente da capital, o ritmo por lá é mais tranquilo.

A cidade de Muiden remonta ao século X, cheias de monumentos históricos e um porto pitoresco. Foi um elo fundamental na linha de defesa da cidade de Amsterdam, fazia parte da fortificação de 135 km que protegia a cidade contra invasores.

Viajando por 40 cidades da Holanda - Cidade de Muiden

Uma das comunidades mais antigas do país tem um charme próprio nas suas ruelas seculares. Os vários cafés e bares a beira dos canais são alvo de disputa durante os dias raros de sol na Holanda.

Viajando por 40 cidades da Holanda - Cidade de Muiden

Mas a sua principal atração, é sem dúvida, o castelo Muiderslot. O castelo está localizado na foz do Vecht, perto do Ijmeer, bem no centro da cidade de Muiden.

Considerado patrimônio cultural pela UNESCO é um dos mais importantes e visitados castelos da Holanda, além de ser o mais próximo de Amsterdam, uma excelente alternativa para um passeio bate e volta.

Sobre a história do Castelo

O castelo foi construído em torno de 1285, restaurado à partir de 1370 e tornou-se um Museu Nacional em 1878.

Viajando por 40 cidades da Holanda - Cidade de Muiden

Segundo a Wikipedia, a história do castelo não é conhecida em detalhes. Mas vou tentar resumir o que descobri a respeito:

Era uma vez um lindo castelo que foi comprado por um conde chamado Floris V que era muito ambicioso e usava o castelo para cobrar pedágios dos navios que passavam através do rio Vecht rumo ao Utrecht.

Devido ao seu caráter duvidoso, Floris foi assassinado nas proximidades do castelo em 27 de junho de 1296 durante uma falcoaria (arte de criar, treinar e cuidar de falcões para a caça) por nobres participantes. Ficou preso durante 5 dias, foi morto com 22 golpes de faca, quando tentava fugir.

Viajando por 40 cidades da Holanda - Cidade de Muiden

Depois da sua morte o castelo passou por várias fases de abandono e novos proprietários. Até que em 1609 foi comprado e tornou-se a residência oficial do PC Hooft um importante escritor e poeta da época. Mas, por não possuir aquecimento no inverno, Hooft só passava os verões no castelo.

O novo proprietário convidava sempre um grupo seleto de estudiosos e acadêmicos literários para se reunir regularmente em noites literárias e musicais, por isso esses encontros foram denominados de Muiderkring (círculo de Muiden).

Os móveis, utensílios e pinturas, atualmente, em exposição no castelo datam deste período do século XVII.

O abandono e o descaso voltou a tomar conta do castelo após a morte de Hooft, mas em 1878 as autoridades locais perceberam sua importância histórica e o transformaram em um Museu Nacional.

Sobre as atividades e atrações do Castelo

O castelo é pequeno, apenas 32 x 35 metros, talvez por isso seja tão encantador. Você irá encontrar todos os elementos da era medieval, armaduras, espadas, roupas de época e obras de arte, além de várias atrações interativas.

Passeio por tour guiado

No tour guiado, que dura por volta de 35 minutos, você pode escolher entre 3 rotas:

Tour do século dourado

Um passeio pelos quartos do castelo, que nos dá uma boa noção da forma que as pessoas viviam em um castelo na Idade de Ouro.

Tour do cavaleiro medieval

O tour começa com a subida à torre mais alta do castelo, a Westertoren. Depois de 83 degraus estreitos, você entra no cume da torre através da sala Floris. Lá você verá itens como a armadura real, cota de malha, espadas.

Tour da Torre

Esse tour explica as estratégias de defesa do castelo. O Muiderslot foi construído de forma muito inteligente, com escadas difíceis e corredores sem saída.

Claro que não precisa seguir nenhuma rota, você pode descobrir o castelo sozinho, também será divertido. Todas as áreas são alto explicativas.

Falcoeiro

Visite o falcoeiro na tenda no baluarte de canhões e observe as belas aves de rapina de perto. No período de abril a outubro existe uma apresentação diária com os facões. Essa atração não funciona no inverno.

Jardins

Os belos jardins históricos do Muiderslot são, como era costume no século XVII, para fins ornamentais e de reprodução de mudas. Entre abril e setembro acontecem eventos no jardim para todas as idades.

Caça ao tesouro para crianças

Certifique-se de ter o Torenroute-boekje ( um livreto com a descrição da brincadeira), então você pode começar esta missão através das torres medievais do Muiderslot. No caminho, as crianças terão que realizar tarefas e ao final da caçada elas recebem uma verdadeira medalha de cavaleiro Muiderslot.

Comemorar aniversários infantis no castelo

O castelo oferece a oportunidade de comemorar aniversários infantis (Kinderfeestjes) no castelo com direito a atmosfera medieval. Para isso é necessário entrar no site e conferir a disponibilidade de datas.

Programe seu passeio

Entre no site www.muiderslot.nl e descubra os horários de funcionamento na data que deseja visitar, pois, dependendo da época do ano,  podem haver alterações.

Verifique, também,  a rota de chegada, porque dependendo de qual parte do país que você estiver, irá precisar de um pouco mais de tempo.

Dica – Caso a sua visita seja no verão, compre os tickets de entrada online evitando filas.

 E ai, já conhece este castelo?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post!

 

 

Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

Deixe uma resposta