Como levar meu cachorro para Holanda?

postado em: Vida na Holanda | 8
Como levar cachorro para Holanda
Foto arquivo pessoal

Este ano a nossa cachorrinha Luna fez 11 anos de idade. Uma companheira e amiga para todas as horas, por isso nós não medimos esforços para traze-lá conosco quando mudamos para a Holanda. E não foi uma tarefa fácil!

A burocracia e os prazos são enormes! Então se você tem um animal de estimação e vai se mudar para Europa prepare todos os trâmites com antecedência. Eu tive que adiar a minha viagem justamente para poder acompanhar a minha cachorrinha nessa aventura.

Vou relatar o meu passo-a-passo, mas não deixei de conferir antes da sua viagem o site do Ministério da agricultura que trata deste assunto, além dos sites das companhias áreas, pois as regras estão em constante mudança.

Como levar cachorro para Holanda
Foto Pixabay

Qual o motivo de tanta burocracia?

A raiva é uma doença que não está erradicada no Brasil, motivo pelo qual todo o processo é baseado na vacinação e comprovação que o seu animal não possui essa doença. A minha experiência é com a minha cadela, mas os regulamentos são bem similares para gatos também, para outros animais sugiro pesquisar no site do Ministério da Agricultura.

O objetivo de todo esse processo que dura em média 5 meses é obter  CZI, Certificado Zoossanitário Internacional, é o documento que comprova que seu animal tem todas as condições sanitárias exigidas para o trânsito internacional até o país de destino. Ou seja, sem esse documento o seu animal não irá sair do Brasil e nem entrar na Europa. Por isso, considere esse tempo antes de comprar as suas passagens.

 

Qual o Passo-a-Passo do processo?

1.Implantação do Microchip

Procure o veterinário do seu cão e solicite a implantação de um microchip de identificação de uma marca reconhecida pela União Européia e registre os dados do seu animal no site do fornecedor do chip , a aplicação é subcutânea e indolor segundo o médico ( mas acho que a Luna não concorda com essa informação).

Como levar cachorro para Holanda
Foto Pixabay

2.Vacinação anti-rábica

Somente após a implantação do microchip, aplique a vacina anti-rábica, mesmo que seu animal já tenha tomado no respectivo ano, pois todo processo vai depender da dose dessa vacina. Após exato 30 dias, tempo suficiente para o seu animal criar anti-corpos da raiva, leve o seu cão até o veterinário para colher sangue para o exame de sorologia anti-rábica e enviar para o laboratório do Brasil credenciado com a União Européia.

No Brasil só existe um laboratório credenciado que fica em São Paulo, na época da minha viagem eles estavam ameaçando fechar devido falta de verba do governo federal. O que seria um transtorno, pois teríamos que enviar amostra de sangue para análise em laboratórios fora do Brasil, gerando um custo ainda maior.

Mas não se preocupe, o laboratório ainda está em funcionamento. E agora, tem vários que faz esse processo, confere neste link aqui. (Dica da Joane)

Depois da sorologia enviada, o laboratório tem até 60 dias para entregar o Laudo de Sorologia Anti-rábica que deverá constar no mínimo 0,5UI/ml de anticorpos contra raiva. Somente com esse Laudo em mãos você poderá seguir com o processo.

 

3.Marcação de visita no órgão do Ministério da Agricultura do seu Estado.

Agora você deverá marcar um horário no órgão do governo responsável pela emissão do CZI na sua cidade, mas fique atendo, somente poderá marcar essa visita após ter 90 dias da data do recolhimento do sangue para o exame de sorologia e depois que tiver com o resultado do Laudo em mãos.

Preste atenção ao local, pois muda conforme o Estado. Eu morava em Vitória-ES e lá tive que levar os documentos e a minha cadelinha na Secretária de Agricultura do Estado, mas em outras cidades o  órgão responsável por emitir CZI fica no próprio aeroporto e em alguns casos não precisa da presença do animal.

No dia da consulta você deverá apresentar um Atestado Veterinário expedido dentro do prazo de 72 horas antes da visita, informando o estado de saúde do seu animal,  além é claro do Laudo de Sorologista, a comprovação da aplicação do microchip, carteira de vacinação, comprovante de embarque da viagem, endereço do país de destino e requerimento para Fiscalização de Animais da companhia aérea.

Após a emissão do CZI você terá o prazo de até 10 dias para viajar com seu animal, se passar desse prazo terá que remarcar a consulta e tirar toda documentação novamente, exceto o Laudo de Sorologia que é válido por tempo indeterminado.

4.Transporte do animal pela companhia aérea

Como levar cachorro para Holanda
Foto Pixabay

O transporte poderá ser na cabine com você ou no porão no mesmo vôo ou como carga viva em outro vôo, conforme o peso do animal. No caso da Luna, ela ultrapassou os 8kg (peso do animal + caixa de transporte) que a empresa exigia, sendo assim teve que ir no porão, mas no mesmo vôo . Muito importante, ler as regras da companhia que vai viajar, na maioria delas é exigida a reserva do animal com antecedência mínima de duas semanas.

No meu caso tive um problema, pois, viajaríamos de SP até a Holanda via KLM, que fazia o transporte de animais no porão. Mas, a sua parceira no Brasil, a GOL,  que faria meu vôo de Vitória a São Paulo, somente levava cachorros menores na cabine.Ou seja, tive que comprar as nossas passagens separadas do trajeto interno no Brasil pela TAM que aceitou levar no porão e da viagem internacional pela KLM.

Para levar no porão você deverá comprar uma caixa própria de transporte de animais com específicações da IATA (International Air Transport Association), órgão que estabelece leis para transporte aéreo), conforme o tamanho e peso do animal. A caixa deve ter o tamanho suficiente para o animal ficar em pé e dar um giro no próprio eixo.

Os custos do transporte do cão irão dependem do destino da viagem e se o vôo terá conexão e tempo de espera. Caso o tempo de espera  for maior que 2 horas a companhia irá retirar o seu cão e levar para um hotel dentro do aeroporto e fornecer cuidados cobrando uma taxa adicional por isso. No meu caso não houve tempo de espera, então paguei em torno de $ 250 euros para KLM e R$ 1000,00 para a TAM.

5. Cuidados com seu animal

Como levar meu cachorro para Holanda

Converse com seu veterinário para saber se o seu animalzinho irá precisar tomar algum tipo de remédio no dia da viagem. Certifique-se que seu animal tenha espaço suficiente na caixa, comida, água e tapete sanitário.

Compre a caixa com antecedência para que o seu animal possa se acostumar com ela, além disso ele terá que aprender a beber água num bebedouro vendido exclusivamente para essas situações. Em suma, é muita novidade para o pequeno. E quando chegar ao destino, dê muito carinho pois, apesar de todo o cuidado é um situação de estresse para o seu animal.

Tentei resumir  os principais pontos do processo para que você possa se organizar com antecedência. Caso queira mais informações e detalhes técnicos, recomendo os seguintes sites para a consulta:

Caso queira não queira fazer o processo sozinho(a) pode pagar empresas especializadas no assunto, porém os valores são altos, mas evita estresse.

Como a minha cachorrinha chegou na Holanda?

Como levar cachorro para Holanda
Foto arquivo pessoal

Confesso que apesar de ter chegado em pleno estado físico, o estado mental da minha Luna não foi o dos melhores. Muito estressada, demorou em torno de uma semana para voltar a ficar alegre e comer normalmente.

Com certeza, não foi uma experiência agradável para ninguém da família, mas necessária. Afinal, não poderíamos deixar uma integrante tão importante para trás.

 

E você, Já mudou com seu cachorro para a Holanda?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post!

 

Obs.: Este texto é uma adaptação de outro texto meu publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo, no qual fiz parte.

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

8 Responses

  1. Emanuele Maria da Silva Reis

    Oi Melissa, tudo bem?
    Meu nome é Emanuele, estou passando por esse processo com nossa cadelinha, já entrei com as documentações necessárias, mais eu acho que eu vou ter que pagar trasporte pra mandar ela, pq eu entrei com a documentação dela muito tarde, mais eu acredito que vai dar tudo certo.

    • melissanaholanda

      Oi Emanuele,
      Obrigada por ler o blog. Vai dá certo sim! O importante é que vocês fiquem juntas.
      Boa sorte!
      beijos
      Melissa

  2. KARLA

    Opa, te achei! kkk Bom dia! Pretendo levar 2 gatos ano que vem, mas como vi que o processo é longo, pensei em já iniciar mas estou com medo de terminar os procedimentos muito antes da data da viagem (vacinação, exames). Será que tem problema? É porque vou nas férias e se atrasar algo perco a viagem… o que me sugere?!

    • melissanaholanda

      Olá Karla, obrigada por ler o blog. Eu também fiquei com este medo na época, converse com seu veterinário, talvez você consiga fazer os exames e obter um tempo maior que 10 dias entre o resultado e a viagem. No meu caso não foi possível devido as regras da Secretária de controle do ES, mas quem sabe no seu estado exista uma regra diferente em relação ao prazo. Não custa nada tentar.
      Boa sorte e boa viagem!
      Beijos
      Melissa

  3. Carlos A Amaral

    Otimo Melissa, informe qual o custo medio para enviar uma MALTES 5k para holanda. Grato

    • melissanaholanda

      Obrigada Carlos por ler o blog, os valores irão variar conforme a sua operadora de viagem. Sugiro buscar esta informação na companhia aerea que irá viajar.
      Att
      Melissa

  4. Anderson de Souza Martins

    Olá Melissa,
    Primeiramente excelente texto!
    Passarei por este mesmo processo com meus 2 cachorros para Holanda. Caso eu realize o processo de implantação do chip e tenha o laudo de sorologia com resultado esperados, vc sabe se tem algum tempo limite para que eu vá até o CZI ? Você comentou que tem um prazo mínimo de 90 dias, porém pode ser que eu demore o dobro deste tempo até que eu tenha a data definitiva da minha ida a Holanda.

    Obrigado!

    • melissanaholanda

      Olá Anderson,

      Os prazos sofrem alterações conforme o Estado. Na minha cidade era dentro de uma semana. Ou seja, tive que fazer todo um planejamento para ficar próximo a data da viagem. Recomendo que você ligue para o órgão regulador da sua cidade e questione para que não perca todo o processo, porém uma vez feita a sorologia não precisa refazer.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada por ler o blog!
      Abraços
      Melissa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.