Selos de qualidade de alimentos

postado em: Vida na Holanda | 0

Selo de qualidade na Holanda

Sempre tive interesse em saber que tipo de alimento estava levando para casa.Mesmo morando no Brasil já pesquisava os rótulos dos alimentos e respectivos selos de qualidade para entender o significado de cada um.

Porém, após a minha mudança para a Holanda, esta tarefa se tornou um pouco díficil. A barreira da língua impôs dificuldade em identificar até mesmo que produto estava comprando, ou seja, saber sobre selos de qualidade não era prioridade.

Atualmente tenho mais seguraça em buscar as informações em fontes confiáveis e irei dividir com vocês um pouco do que aprendi. Acredito ser importante escolher produtos mais saudáveis e sustentáveis.

Os selos de qualidade atestam que aquele produto passou por determinados críterios. As marcar que apresentam determinados logotipos na embalagem, atendem requisitos de sustentabilidade, origem, qualidade e saúde.

 

Atualmente existem mais de 90 selos de qualidade na Holanda/Europa, ou seja, não há como abranger todos num único post, porém irei mostrar 10 selos.

 

São selos de qualidade com maior pontuação nas áreas de controle, transparência e meio ambiente, bem-estar animal, de pessoas e trabalho.

Selo de qualidade – ASC

Selos de qualidade na Holanda

ASC (Aquaculture Stewardship Council). A certificação ASC é destinado para peixe de viveiro e tem como objetivo reduzir o impacto da piscicultura no meio ambiente.

Os produtos com este selo de qualidade, por regra apresentam  uma menor quantidade no uso de antibióticos. São peixes que recebem menos farinha de peixe e mais alimentos vegetais na sua alimentação, além de ter um cutivo mais sustentável e com respeito as pessoas que trabalham nele, sem exploração de mão de obra.

Este  selo de qualidade pode ser encontrado em vários tipos de animais marinhos como tilápias,pangasius, salmão da Noruega, mexilhões, ostras, camarões etc.

Normalmente, esses alimento vêm  de viveiros do sudoeste da Ásia, porém existem também criações na Europa.

 

Selo de qualidade – Beter Leven (1,2 e 3 estrelas)

Selos de qualidade na Holanda

 

O Organização de Proteção Animal, desenvolveu este  Selo para apoiar produtos amigos dos animais. Consiste no logo da Animal Protection com a menção ‘Better Life’  que pode ser mensurada conforme a qualidade de vida dos animais antes do abatimento/produção.

O selo de qualidade com 1 estrela é o grau mais elevado, seguido de 2 ou 3 estrelas, que além de fornecer uma qualidade de vida para os animais ainda tem pontos/critérios a serem cumpridos.

Os requisitos de qualidade de vida para a proteção animal são estabelecidos em acordos com o produtor e são verificados por um organismo independente.

Este  selo de qualidade pode ser encontrado em ovos, carnes de porco, galinha, boi e carneiro.

 

Selo de qualidade – Demeter

 Selos de qualidade na Holanda

Com o selo de qualidade Demeter, o bem-estar animal, o meio ambiente e o comércio justo foram levados em consideração. Os produtos Demeter são encontrados principalmente em lojas de produtos naturais.

Se o selo da Demeter estiver na embalagem, o produto vem da agricultura biodinâmica. Os agricultores biologicamente dinâmicos cumprem os requisitos biológicos e, além disso, têm requisitos específicos de dinâmica biológica.

Os requisitos de bem-estar animal na pecuária orgânica dinâmica são maiores do que na pecuária orgânica.

 

Selo de qualidade – EKO

Selos de qualidade na Holanda

O rótulo EKO indica que o produto é originário da agricultura biológica. Nos produtos com esse selo não foram utilizados pesticidas químicos e fertilizantes artificiais.

Os agricultores não usam sementes geneticamente modificadas e os pecuaristas têm uma maneira de trabalhar amiga dos animais.

 

Selo de qualidade – Europees keurmerk voor biologische landbouw

 Selos de qualidade na Holanda

 

O selo biológico europeu é obrigatório em todos os produtos orgânicos produzidos na União Europeia (UE).  A marca de qualidade deixa claro que o produto está em conformidade com as regras da UE para a agricultura biológica. Este selo de qualidade pode ser usado em produtos de fora da UE, mas isso não é obrigatório.

 

Selo de qualidade – Fairtrade/Max Havelaar

Selos de qualidade na Holanda

Fairtrade-Max Havelaar é uma marca da fundação holandesa Max Havelaar.

Este selo de qualidade garante que os produtos atendam aos padrões de comércio justo, que os agricultores e produtores receberam um salário justo, e seus direitos e saúde foram bem-sucedidos.

 

Selo de qualidade – Milieukeur

Selos de qualidade na Holanda

O selo de qualidade Milieukeur tem uma abordagem ampla para a sustentabilidade. O ambiente é o ponto mais importante, porém outros critérios para o bem-estar animal e condições de trabalho são levados em consideração.

Os produtos vendidos com este selo de qualidade são, por exemplo, frutas, carne de porco, batatas, cebolas, ovos, cereais e legumes.

Existem outros produtos, fora do segmento da alimentação que também podem receber esse selo, como produtos elétricos e extintores de incêndio.

 

Selo de qualidade – MSC

Selos de qualidade na Holanda

 

O selo de qualidade do Conselho de Manejo Marinho (MSC) refere-se a produtos pesqueiros provenientes de pescarias sustentáveis da vida selvagem e não de cativeiros.

Nas pescarias sustentáveis, os estoques de peixes são manejados de forma sustentável e o menor dano possível é feito à vida marinha.

 

Selo de qualidade – Rainforest Alliance

Selos de qualidade na Holanda

A Rainforest Alliance é o selo de qualidade para as condições de trabalho, o meio ambiente e a conservação da natureza para produtos de áreas onde a floresta tropical cresce.

A Rainforest Alliance é uma organização ambiental dos Estados Unidos que protege ecossistemas e pessoas e animais que dependem deles.

Um critério importante é a proteção da floresta tropical e o bem-estar dos trabalhadores. Esse selo de qualidade pode ser encontrado em bananas, frutas tropicais, chocolate, café e chá.

 

Selo de qualidade – UTZ

Selos de qualidade na Holanda

UTZ Certified é uma marca de qualidade para café e outros produtos que vêm de agricultores que demostra uma maior atenção para as pessoas que trabalham no cultivo e o respeito ao meio ambiente. Por exemplo, eles usam menos pesticidas e garantem boas condições de trabalho para seus trabalhadores.

 

Na Holanda existem diversos centros reguladores de controle de alimentos, contudo irei listar os mais importantes, através deles busquei informações para elaboração deste post.

 

NVWA

Esse órgão do governo tem uma função similar à função da Anvisa no Brasil.  Eles controlam se as empresas estão tomando as medidas corretas para evitar riscos aos consumidores.

Através das suas inspeções e controle o órgão pode exigem a retirada de algum produto do mercado que não esteja dentro das normas de consumo.

 

Voedingscentrum – Centro de Nutrição

Uma instituição independentes que fornece informações científicas sobre a escolha correta para uma alimentação saudável. Além de indicar quais medidas os consumidores podem adotar em situações que o consumidor identificar um produto impróprio para o consumo.

 

RIVM – Instituto nacional de Sáude Pública e Meio ambiente

Este órgão governamental está comprometido em garantir a população um ambiente saudável. Desempenha um papel central no combate às doenças infecciosas, nos programas nacionais de prevenção e rastreio e examina a segurança dos medicamentos e alimentos.

 

VeiligheidNL – Segurança de trabalho

Uma instituição independente no campo de acidentes e comportamento seguro no trabalho. Ela monitora todos os acidentes na Holanda e desenvolve programas eficazes para incentivar comportamentos seguros.

 

Você já sabia sobre esses selos de qualidade?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post.

 

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

 

Deixe uma resposta