Como comprar um imóvel na Holanda?

postado em: Vida na Holanda | 4

Durante dois anos vivi em uma casa alugada, porém no final do último ano tive a infeliz surpresa que teria apenas dois meses para desocupar o imóvel pois, os proprietários estariam retornando para a Holanda.

Quem conhece um pouco do mercado imobiliário holandês sabe como é difícil alugar um imóvel rapidamente. Mas, depois que passou o susto, analisamos que seria mais interessante comprar uma casa ao invés de alugar.

Apesar de ter experiências anteriores de compras de imóveis tanto no Brasil quanto no exterior, percebi algumas diferenças na compra de imóvel na Holanda.

Compra de imovel na Holanda

Existe uma expectativa que as regras de hipoteca holandesa irão sofrer uma alteração no decorrer do ano; antes o banco fornecia 100% do valor do imóvel, restando apenas, os custos imobiliários para pagar. Este custo gira em torno de 10% do valor do imóvel. Com a nova regra, o comprador deverá arcar com 30% do valor do imóvel e financiar o resto.

Vale ressaltar que esta é uma experiência pessoal, e não abrange todos os formatos de compras de imóveis nos Países Baixos, pois existem diferenças, conforme o visto e o contrato de trabalho. A minha experiência foi através de hipóteca, ou seja não paguei o valor à vista do imóvel.

Compra de imovel na Holanda

O que o banco exigiu para fazer uma hipóteca?

Ter um contrato de trabalho por tempo indeterminado / visto de permanência e uma renda compatível com o valor do imóvel.

Quais profissionais podem ajudar na compra do imóvel?

Existem alguns profissionais importantes na compra de um imóvel, os makelaares tanto de compra como o de venda (similares aos nossos corretores), os analistas financeiros/créditos ( que podem ser individuais ou agências de hipotecas).

Você não precisa fazer uso de todos os profissionais acima citados. Escolhemos por buscar a casa sozinhos, pois, ficaria mais barato do que usar um Makelaar.

Contudo, para resolver toda a papelada da hipoteca no banco e analisar o quanto teriamos disponível para crédito, pagamos um analista financeiro. Esse serviço também pode ser feito por uma agência.

Caso não domine a língua holandesa, será exigido no momento da assinatura no cartório, um tradutor juramentado, pois, todos os documentos estarão na língua oficial do país.

Compra de imovel na Holanda

Como buscar o imóvel para compra?

Utilizamos o site Funda.nl que é uma plataforma digital com quase todos os imóveis disponíveis no mercado holandês. Você pode buscar nos sites individuais das imobiliárias, mas provavelmente o imóvel também estará no Funda.

Porém, não confie totalmente na disponibilidade do site, pois, muitas vezes o imóvel já foi vendido e não foi atualizado ali.

Como visitar um imóvel?

Após escolher o seu imóvel, entre em contato com o makelaar de venda e peça uma visita. Não adianta passar na frente da casa e bater para ver, isso não funciona por aqui. A não ser que seja o dia de “Open Huis”, o dia que não precisa uma marcação prévia, pois a casa estará aberta à visitação. Esta informação estará no site com a informação do dia e horário para visitação.

Compra de imovel na Holanda

Como fazer uma proposta de compra?

Após encontrar o imóvel desejado, faça uma contra proposta de compra. Mas, pode acontencer que imóvel já esteja em oferta, ou seja, já tenha recebido uma proposta anterior e você terá uma maior chance se ofertar um valor maior do que o já oferecido.

Após acordo fechado, você irá assinar um pré-contrato que vai lhe obrigar a pagar 10% do valor do imóvel, para o caso de desistência de compra, similar aos contratos que existem no Brasil.

Quando informar ao banco?

Após assinado o pré-contrato, o profissional que irá te auxiliar (makelaar, analista, agência) enviará ao banco a sua proposta.

O banco irá avaliar a sua oferta e o valor real do imóvel, neste momento poderá haver custos adicionais de uma empresa tercerizada para avaliação do imóvel.

Esperamos em torno de duas semanas para termos uma resposta positiva do banco, mas o tempo poderá variar até mais de 30 dias.

Quando ir ao cartório e pegar as chaves?

O makelaar de vendas irá agendar o dia no cartório, que na Holanda é chamado de Notaris. A data será marcada após aprovação e liberação do banco e disponibilidade do vendedor.

No nosso caso tivemos um tradutor presente no ato da assinatura e pegamos as chaves da casa no mesmo dia. O pagamento é feito tudo através do banco x Notaris, por isso além da assinatura da compra do imóvel, assinamos o compromisso de pagamento da hipoteca.

Todo o processo durou dois meses, mas tivemos sorte de encontrar a casa que queriamos rapidamente.

Apesar de burocrático o processo é muito simples. E as taxas de juros bem menores que as do Brasil.

Caso não queira comprar um imóvel e sim alugar, sugiro dar uma olhada no meu post sobre Alugar um Imóvel na Holanda.

E você, já passou por esta experiência de compra de imóvel nos Países Baixos?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post.

 

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

4 Responses

  1. Emanuelle

    Oie Melissa, tudo bem?

    Fiquei curiosa em relação à lei que vai sofrer alteração. Vc tem a fonte de onde tirou essa informação?
    bjos

    • melissanaholanda

      Oi Emanuelle, quem nos passou essa informação foi o nosso analista financeiro, que nos deu todo suporte na compra. Pelo que entendemos foi um projeto proposto para amenizar riscos que vai diferenciar conforme o histórico e renda do solicitante. Não sei te informar se já está em vigor ou efetivamente vai entrar para todos os casos ou somente para alguns casos de riscos. Sugiro que busque essa informação com seu analista ou makelaar de compra para ter uma informação mais precisa. Alguns sites nos ajudaram muito a entender sobre hipotecas aqui. Segue alguns: hypoteeknotaris.nl , persoonlijkefinancien.nl, financeiro.infonu.nl
      Espero que ajude. Se precisar de indicação de um analista financeiro me manda mensagem in box que te passo o nome do meu, gostei muito do serviço dele.

  2. stefanie

    Poxa, que artigo legal! Muito obrigada Melissa! Estamos de mudança em Fevereiro pra Holanda. A nossa ideia era alugar algum lugar, e depois de uns 2 anos, procurar um imóvel para compra, igual vocês fizeram. Espero que essa lei não entre em vigor, se não, não vamos conseguir comprar uma casa sem ter que vender a nossa no Brasil.
    Vou tentar entender um pouco sobre hipoteca na Holanda, porque para mim é tudo muito abstrato. Qualquer coisa, volto pra pedir ajuda, rs. Obrigada, Beijos, Stefanie.

    • melissanaholanda

      Oi Stefanie, Que bom que gostou! Obrigada por ler o blog. O melhor coisa é alugar primeiro para conhecer a região e só depois comprar. Não sei te informar se já está em vigor ou efetivamente vai entrar para todos os casos ou somente para alguns casos de riscos. Mas não se preocupe com isso, algo que aprendi aqui é que as coisas mudam rapidamente. E para mim também foi uma experiência nova lidar com toda burocracia da hipoteca, mas na época certa busque profissionais do ramo para te ajudar com a papelada, o nosso analista foi a nossa salvação. Precisando de indicação me fala. Beijocas e seja bem vinda nas Terras dos Moinhos.

Deixe uma resposta