A famosa vila dos moinhos fica aproximadamente 22 km da capital Amsterdam. Uma cidade museu voltada para o turismo. Na verdade a vila Zaanse Schans é considerada um bairro da cidade de Zaandam segundo o site da prefeitura.
O cenário foi construído em meados dos anos 70 quando juntaram diversas casas originais da região e 11 moinhos e colocaram num mesmo espaço, assim surgiu a Zaanse Schans, atualmente um dos principais pontos turísticos da Holanda.
Uma reprodução perfeita das vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX. Apesar de ser uma representação similar ao um parque temático, as construções antigas são autênticas, a cidade tem os seus encantos e deve ser visitada.
O que fazer em Zaanse Schans?
O cenário cinematográfico com suas casinhas verdes e lindos moinhos por si só é maravilhoso. Contudo, a experiência fica ainda melhor visitando os diversos museus e lojinhas dentro do complexo.
Meus locais preferidos:
Catharina Hoeve
Uma fábrica de queijo onde você pode observar como era feitos os queijos artesanais daquela época, além é claro de saborear aquelas delícias.
Museu dos Tamancos
Os sapatos de madeira são um símbolo reconhecido da Holanda. Utilizado em toda Europa ficou famoso a partir do século 16 na Holanda.
Quando começou a ser utilizado para protejer os pés do clima holandês úmido e permitiam que o usuário se movesse pelo chão encharcado com facilidade.
Além de contar a história e mostrar algumas peças originais antiga, existe um show de apresentação onde é demostrado como são feitos os tamacos.
Museu Zaans
Conta toda a história de Zaanse Schans, da Holanda industrial e também sobre o famoso pintor Claude Monet que morou em Zaandam por um período curto.
Museu do Albert Heijn
Uma das maiores rede de supermercados da Holanda, começou em Zaanse Schans.
Moinhos
São 11 moinhos históricos com diferentes funções, sendo seis deles abertos ao público mediante um pequena taxa, como os preços e horários para visitação variam, é necessário se informar no local ou através do site.
- Het Jonge Schaap, tem intensa produção de serraria
- De Kat, produção de tintas e pigmentos de alta qualidade.
- De Huisman, produção de ervas e temperos frescos.
- De Zoeker, produção de óleo.
Como chegar em Zaanse Schans?
Tranporte público a partir de Amsterdam Central
Pegue o ônibus da linha 391 dentro da estação, existe placas indicativas confira a plataforma exata nos painéis eletrônicos. O ônibus para em frente à entrada principal do complexo e a volta é no mesmo ponto. O trajeto dura em torno de 45 minutos.
A outra forma é pegar o trem da Amsterdam Central com destino a estação Uitgeest, descer na estação Zaanse Schans e ir andado cerca de 20 minutos até a vila. Particularmente acho a primeira opção mais fácil e rápida.
Via carro
Muito mais fácil e foi dessa forma que eu fui. Existe estacionamento no local com uma taxa fixa diária.
Programe o seu passeio
Sugiro entra no site oficial dos Zaanse Schans para saber horários de funcionamento, tarifas dos museus e estacionamentos.
E você já conhecia a Vila Zaanse Schans?
Conta pra gente!
Te vejo no próximo post!
Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.
2 respostas
Olá Melissa.
Encontrei seu blog, enquanto procurava algumas infos da Holanda.
Amei viajar de novo por algumas cidades das quais passei, inclusive Zaanse. Amei cada pedacinho, e pretendo voltar e conhecer mais alguns que vc está nos mostrando e que dá muuuuita vontade de ir.
Estou no aguardo das outras cidades q vc nos trará!
Parabéns pelo blog.
Luciana
Olá Luciana,
Obrigada a você por ler o blog. Seu depoimento me deixou muito feliz! Irei com certeza trazer mais cidades e informações sobre a Terra dos Moinhos!
Bjs
Melissa