5 Dicas sobre dirigir na Holanda

postado em: Vida na Holanda | 2
Dirigir na Holanda
Fonte foto: Pixabay

Eu amo dirigir, por isso com apenas 6 meses vivendo na Holanda comprei um carro. E me aventurei numa viagem dirigindo da Holanda até a Croácia junto com os meus filhos. Se você quer saber mais desta aventura leia o meu post “Viajar de carro pela Europa com crianças”.

Algo que aprendi nesta viagem foi que cada país apresenta diferenças no formato de como lidar com as regras internacionais de direção. Alemanha não se importa com a alta velocidade, a Áustria é mais rígida no controle, a Croácia prioriza a qualidade das suas estradas. E a Holanda? Vem que eu vou lhe dar 5 dicas sobre dirigir na Holanda.

Congestionamentos

A Holanda é um caso a parte. A primeira impressão que tive foi que o país é um constante canteiro de obras, pois em todos os lugares existe uma obra na estrada sendo feita. Com tantas obras é de se esperar congestionamentos.

Congestionamentos por aqui são grandes e podem demorar algumas horas, nada comparado aos grandes centros urbanos do Brasil como os congestionamentos de São Paulo por exemplo. Porém, não deixam de existir e complicar a vida da gente.

Evite os horários de maior tráfego, a partir das 7:30h da manhã e depois das 16:30h da tarde.

Controle de velocidade

Outro fator importante é o controle de velocidade, são bem rígidos. Eu juro que sou uma motorista atenta e ando devagar, mas ganhei 4 multas até agora e todas elas por diferenças mínimas de velocidade, por exemplo: velocidade permitida 50 km /por hora, minha velocidade 54 km/por hora.

Em suma, siga corretamente as placas de velocidade caso não queira colecionar multas. E fiquem atentos também ao estacionar nas ruas.

Estacionamentos

Na maior parte das cidades ao estacionar na rua, você encontrará uma máquina de estacionamento como esta:

5 dicas sobre dirigir na Holanda

A forma de usar é muito simples, insira a quantidade de moeda correspondente ao tempo de permanência que deseja ficar estacionado e coloque o comprovante no painel do seu carro. Também pode ser usado o seu cartão de débito holandês, algumas máquinas aceitam cartão de crédito, mas não são todas.

Em alguns lugares você irá encontrar uma faixa azul no chão ao invés de máquinas, neste casos você terá até 2 horas para permanecer no local e deverá colocar no painel do seu carro um cartão azul sinalizando o horário que chegou. Este cartão pode ser comprado em qualquer loja de departamento, como por exemplo a Hema, e custa em torno de 2 euros.

5 dicas sobre dirigir na Holanda

Caso não queira deixar o seu carro na rua, poderá colocar em estacionamentos privados que normalmente nos grandes centros tem um custo elevado e pago por min/hora. Em alguns lugares residenciais você consegue estacionar o seu carro de forma gratuita na rua, mas terá que ter sorte para encontrar uma vaga.

Abastecer o carro

Colocar combustível é simples e rápido, e no velho estilo holandês do faça você mesmo.

Não existe frentista, você abastece o seu tanque e depois informa ao caixa da loja do posto o número da sua bomba e efetua o pagamento.

Em alguns postos de gasolina, chamados “postos express”, o pagamento é feito por cartão diretamente na bomba. Ou seja, para você conseguir abastecer deve primeiro colocar o seu cartão e senha e depois a bomba irá liberar o combustível, você não precisa ir no caixa efetuar o pagamento.

Recentemente a nomeclatura dos combustiveis mudaram em toda europa. Preste atenção para o tipo de combustível que você precisa colocar no carro.

Ex: Gasolina normal é a Euro 95 que mudou para E5.

5 dicas sobre dirigir na Holanda

Fiscalização

A fiscalização na Terra dos Moinhos é rígida e eficaz, por isso não se arrisque a dirigir por aqui sem carteira de motorista. A carteira brasileira ou a internacional são válidas apenas por 6 meses após sua chegada no país. Após este período você deverá ter uma carteira holandesa.

5 dicas sobre dirigir na Holanda
Foto pessoal Melissa na Holanda

Eu conto como você deve proceder para trocar  a sua carteira de motorista na Holanda no meu post “Como tirar carteira de motorista na Holanda?”, leia e confira.

Espero que tenham gostado.

Te vejo no próximo post.

 

 

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

 

 

 

2 Responses

  1. Cássia

    Gostei muito do artigo, mas esqueceu de falar duas coisas super importante.
    Se na rua não tiver a placa de preferência na Holanda quem vem da direita nos cruzamentos sempre tem preferência .
    Segundo o estacionamento no centro de Amsterdam é super caro 7,50 euros por hora.

    • melissanaholanda

      Olá Cássia,

      Obrigada por ler o blog e obrigada pelas informações adicionais. Realmente o estacionamento em Amsterdam é muito caro, já cheguei a pagar 12 euros a hora.

Deixe uma resposta