Viajando por 40 cidades da Holanda:14 ªcidade-Alkmaar

Alkmaar é uma cidade de 95 mil habitantes localizada na Província do Norte. A sua importância na comercialização do queijo, manteiga, gado bovino e cereais é muito antiga e vem da era de ouro da Holanda.

É conhecida como a cidade holandesa do queijo devido a sua maior atração, a Feira do Queijo. Que acontece desde 1593, sempre no mesmo lugar, na Waagplein. Na pequena  Alkmaar tem muita coisa interessante para se ver.

O que fazer na cidade de Alkmaar?

1) Feira do queijo

O espetáculo principal sem dúvida é a “Feira do Queijo”, um teatro ao ar livre representando o mercado de queijo nos moldes antigos. Uma replica perfeita com roupas tradicionais e carroças usadas na época.

Praca principal em Alkmaar

A apresentação acontece à partir de 30 de março até 28 de Setembro, toda sexta-feira das 10h às 13h na praça principal da cidade chamada de Waagplein (que significa a praça da balança). Neste ano de 2018, também haverá uma seção noturna nas terças-feiras entre Julho e Agosto das 19 às 21 h.

O espetáculo consiste em:

  • Apresentação verbal aos visitantes em holandês, alemão, inglês e francês, espanhol.
  • Apresentação das carroças.
  • Pesagem dos queijos.
  • Encenação das negociações.
  • Venda dos queijos.

Apesar de ser uma encenação direcionada para turistas, é muito interessante ver o formato colorido dos grandes queijos espalhados no centro da praça, o movimento dos carregadores e as simpáticas mocinhas com roupas típicas oferecendo provas para degustação.

Em torno da apresentação ocorre uma feira de verdade com diversos produtos à venda, além dos queijos, roupas, objetos de decoração, frutas, comidas típicas e até tamancos.

Uma dica importante é chegar cedo, ou quase no final da feira, caso não se importe em perder a apresentação verbal inicial. Eu fui com duas crianças pequenas e para conseguir ver a apresentação foi literalmente uma guerra de espaço.

 

2) Visitas aos museus

Museu do Queijo

O museu está localizado no segundo e terceiro andar da casa de pesagem em Alkmaar. De lá você consegue ver a praça Waagplein e o mercado do queijo, uma boa dica para quem quer ver a apresentação mais tranquilamente.

Uma verdadeira viagem na história da fabricação do queijo, em especial os queijos Edam e o Gouda. Existe a possibilidade de uma visita guiada, porém tem que ser agendada. E para as crianças a diversão vem através de gincanas interativas e um parquinho infantil.

Museu Nacional da Cerveja

O Museu Nacional da Cerveja conta tudo sobre ferramentas, equipamentos e máquinas que foram usados para preparar a “água dourada” nos últimos duzentos anos.

Antigos meios de transporte, como um carrinho de mão e um trenó de sorvete, mostram como acontecia o transporte de barris de cerveja antigamente. Cartazes e outros materiais publicitários, garrafas de cerveja e copos de cerveja compõem o cenário.

Museu dos Beatles

Calma, você não leu errado! E também não mudei a dica de viagem para a Inglaterra. Na cidade de Alkmaar você pode visitar um autêntico acervo da Banda Beatles num espaço de 1530 m², que foi criado a partir da realização de um sonho de um fã da banda.

3) Praia e dunas

Sim, a cidade tem praia e até dunas. A localização fica um pouco distante do centro, e caso queira enfrentar o vento forte e a água gelada do mar do norte, vale o passeio. Mas caso queira apenas pisar na areia, recomendo um bar temático em formato de container que fica à beira do canal principal da cidade.

4) Cafés e restaurantes

A cidade tem vários bares e restaurantes aconchegantes. Sente a beira do canal, tome uma bela taça de vinho acompanhado por um bom queijo, e curta o seu momento.

5) Passeio de barco pelo canal

E por falar em canal, que tal um passeio de barco com duração de no máximo 45 minutos por toda Alkmaar? Além de apreciar a cidade por outro ângulo, você pode ainda tirar fotos com as moças da agência vestidas com roupas típicas.

Como chegar?

Via agência de viagem

Por ser um ponto turístico importante da Holanda, várias agências de turismo oferecem passeios para Alkmaar que incluem visitas ao moinhos da cidade, centro histórico, a feira e outras atrações.

Via trem

Existe trem direto da Estação de Amsterdam Central para Alkmaar e o trajeto dura em torno de 35 minutos.

Via Carro

À partir das auto estradas A9 e A10 é possível chegar em Alkmaar, apenas seguindo a sinalização.

Dica sobre estacionamento 

Existem vários no centro da cidade, porém eu não recomendo. Devido a grande movimentação em torno da praça, o acesso fica difícil e você irá enfrentar longas filas para entrar e sair do local, além de pagar caro pela hora.

A cerca de 800 metros do centro da cidade, existe o estacionamento  Kwakel onde você paga apenas 3 euros pelo dia e não enfrenta fila nenhuma. Porém, fique atento, pois o estacionamento é todo automatizado, ou seja, não tem pessoas para te ajudar.

No final do dia ao tentar pagar a diária, fiquei surpresa ao saber que a máquina só recebia moedas de 0,50, 1 e 2 euros, ainda bem que encontrei um bom samaritano do carro de trás que trocou o meu dinheiro, senão estaria lá até agora.

 

Gostou de viajar por Alkmaar? Já conhecia a cidade? Conta pra gente!

Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.

Te vejo no próximo post.

 

Deixe uma resposta