Depressão Sazonal na Holanda

postado em: Vida na Holanda | 2

Depressão Sazonal é um assunto tabu, mas que precisa ser falado. Este é o meu quarto Outono/ Inverno na Holanda e antes de ter esta doença, não tinha nenhuma informação a respeito.

Começei a me sentir estranha, com um desânimo terrível e sem sentido, uma vontade louca de isolamento e uma tristeza profunda sem motivo aparente.

Não tenho uma vida perfeita, ninguém tem, mas tenho uma família linda, moro num lugar que eu gosto, ajudo pessoas através do meu trabalho, tenho amizades verdadeiras. Ou seja, nada que  possa justificar tanta falta de motivação.

Depressão Sazonal na Holanda

Busquei ajuda e descobri que o meu índice de vitamina D estava quase zerado, além de estar com distúrbios hormonais.

Resolvi escrever este post para alertar pessoas que estejam passando pela mesma situação. Não tenho formação psicológica ou médica, sendo assim o texto é de carater depoimental e de utilidade pública para discursão do tema.

O que é Depressão Sazonal?

É um tipo de depressão relacionada às mudanças de estação e a falta de determinadas vitaminas no sangue. Normalmente acontence no início do Outono e se estende até o Inverno.

Porque acontece depressão sazonal aqui na Holanda?

A falta de exposição à luz solar por vários meses, acarreta problemas fisiológicos, dentre eles a falta de vitamina D, essencial para o equilíbrio hormonal do corpo, e o  aumento da melatonina, um hormônio que regula o nosso sono. Como os dias são muito curtos durante o outono/inverno, a produção da melatonina aumenta, gerando indisposição e sonolência.

Outro fator é a diminuição da seretonina, um neurotransmissor responsável pelo nosso humor. Sua diminuição, também é devida à redução da intensidade da luz. E acarreta irritabilidade, impaciência e mal humor.

Os hormônios como a melatonina e a serotonina são responsáveis pelo nosso humor. Como a produção e a liberação cerebral destas substâncias está condicionada a existência de luz solar, no outono/inverno, o corpo humano sofre alterações, podendo ocasionar a depressão.

A depressão sazonal não é exclusiva da Holanda, ocorre em todos os países do hemisfério norte, onde a incidência solar é menor durante este período.

 

Depressão Sazonal na Holanda

Como identificar a Depressão sazonal?

Os principais sintomas são alterações de humor, isolamento social, ansiedade, desinteresse pelas atividades do cotidiano, tristeza sem causa aparente, afastamento da família e amigos, dores no corpo e fraqueza generalizada e mudança no padrão do sono.

O que fazer para evitar a Depressão sazonal ?

Depressao Sazonal na Holanda

  1. Pratique esportes – para aumentar o seu nível de endorfina e diminuir o índice de ansiedade e stress.
  2. Saia de casa – Faça passeios com amigos e familiares mesmo nos dias mais frios.
  3. Aproveite a beleza das estações – Curtas os pratos típicos e atividades desta época do ano.
  4. Tome Vitamina D – Utilize um complemento desta vitamina (sob orientação médica)

 

Somente com equilíbrio emocional e bioquímico podemos enxergar as belezas de cada estação.

Apesar da depressão sazonal estar diretamente ligada a mecanismos biológicos, procure ajuda profissional, quer seja do seu huisarts (médico de família), ou ajuda psicológica.

Tenha consiciência que NÃO é frescura e não passa sozinha.

E você, já teve depressão sazonal?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post.

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.