Como tirar carteira de motorista na Holanda?

Eu moro no país das bicicletas, mas adoro dirigir. Apesar do custo elevado para manutenção de um automóvel nas Terras dos Moinhos, o carro é o meu principal meio de transporte, por isso foi muito importante para minha vida tirar a carteira de motorista na Holanda.

Somente nos últimos meses, após a minha mudança para uma cidade que possui uma estação de trem, é que comecei a me familarizar com o dueto bicicleta – trem. Se você também gosta de dirigir, vou lhe contar como foi a minha experiência por aqui.

Dirigir na Europa
Dirigir na Europa

 

Tipo de visto para tirar carteira de motorista na Holanda

O primeiro passo é saber o seu tipo de visto de permanência na Holanda. A forma de solicitação pode ser diferente conforme o visto e em alguns casos, conforme a cidade que você vai fazer a solicitação.

Vou contar para vocês, dois cenários, e não se preocupem, aqui no no post você vai encontrar os sites do governo, caso o seu visto não se enquadre dentro daqueles cenários apresentados aqui.

O primeiro cenário é para expatriados que tem a redução de impostos para 30% (os impostos na Holanda são de 52%). Esta redução é para profissionais altamente qualificados que foram convidados a trabalhar na Holanda e recebem de incentivo para permanecer por aqui.

O visto é extensivo a toda família do expatriado,ou seja, cônjuge e filhos. Eu me enquadro neste cenário, sendo assim, a minha solicitação para a carteira de motorista foi mais simples.  Vamos ao passo-a-passo:

A carteira de motorista brasileira só tem validade por 6 meses na Holanda. Para você solicitar a troca da carteira é necessário fazer o pedido antes do término deste prazo.

Você tem que ter sido registrado na prefeitura da sua cidade e já ter feito o seu cadastro no DigiD com o seu BSN. Ou seja, os seus dados já devem está legalmente registrados no país.

 

Órgãos responsáveis por emissão de carteira de motorista na Holanda

Existem duas organizações na Holanda que são responsáveis ​​pela emissão de licenças de condução e realização de testes de condução:

RDV (Rijksdienst voor het Wegverkeer ) Autoridade de transporte rodoviário. A agência governamental do RDV emite licenças de condução, supervisiona o registro, como placas de matrícula e monitora a condição técnica dos veículos a motor.

CBR ( Centraal Bureau Rijvaardigheid) – Escritório Central de Certificação de Condução. A CBR é responsável pela realização de exames de condução na Holanda para todos os veículos a motor, incluindo carros, scooters, motos e caminhões.

 

Cenários que permitem tirar a carteira de motorista na Holanda

 

  • Cenário de troca da carteira brasileira para Holandesa – Com redução de 30% de impostos

  1. Levar na prefeitura da sua cidade documentos de identidade válidos, como passaporte, sua carta de condução e o seu BSN , foto e sua declaração da decisão de 30% emitida pelo Belastingdienst ( escritório de impostos).
  2. Pague a taxa do pedido ( diferente conforme a prefeitura)
  3. Sua solicitação será encaminhada para o RDW. Em algumas prefeituras a solicitação é feita on line e só depois é marcado um agendamento na prefeitura.
  4. Na maioria dos casos irão solicitar um teste de aptidão física e psicológica chamado aqui de VvG (verklaring van geschiktheid). Você solicita e paga através do site da CBR. Em alguns casos apenas o preenchimento do formulário (eigen verklaring) é suficiente, outros tem que ter uma visita ao huisarts.  – Caso queira saber mais sobre Huisarts clique aqui.
  5. Você pode obter o formulário VvG do seu município, na Mijn CBR (log in com seu DigiD) ou em determinados centros de expatriados e também direto na prefeitura.
  6. Depois de enviar seu formulário ao CBR, eles o notificarão quando seu VvG estiver registrado e irão informar caso precise de algum exame adicional.
  7. O processo demora no máximo três semanas os candidatos não podem dirigir enquanto o processo está em andamento.Vale lembrar que este procedimento é para classificação da carteira B, o processo é muito mais complexo para licenças para dirigir veículos pesados e comerciais.
  • Cenário onde o candidato tem que fazer o teste de condução – Visto por casamento com um cônjuge holandês

Neste cenário o canditado não tem direito de trocar a sua carteira e terá que passar pelas aulas de condução e fazer os exames teóricos na Holanda. Eu busquei esta informações direto no site do governo e também através de uma querida amiga que está passando por este processo.

Você tem duas opções neste caso: Fazer a solicitação do exame teórico, pagar as taxas e estudar sozinha(o) ou buscar uma escola. De qualquer forma para as aulas práticas você terá que contratar uma escola. Vamos ao passo-a-passo:

  1. Escolha um escola de condução, mas caso queira estudar a teoria sozinha (o), o livro está disponível em livrarias (on-line), ou nas lojas Bruna. Existem também CD-ROMs e cursos on-line. A minha amiga usou este livro da foto.

    Livro para tirar carteira de motorista na Holanda
    Fonte: Arquivo pessoal
  2.  Solicite um exame teórico com o CBR (disponível em inglês).
  3. Faça a prova teórica – Pode ser feita em outra língua, contudo é bem mais caro. O exame dura em torno de 45 minutos e tem perguntas sobre regras de trânsito, reconhecimento de perigo, e compreensão do tráfego. Se você passar,poderá ir para o passo seguinte.
  4. Entregar a declaração de saúde (conforme informei anteriormente).
  5. Solicitar um exame prático com o CBR (somente através da sua escola de condução).
  6. Faça o exame prático ( auto praktijk)
  7. Forneça seu certificado ao seu município para coletar sua carteira de motorista.

 

Tempo de prova e serviços adicionais

A prova prática demora em torno de 55 minutos e é feita em um dos centros de exames práticos autorizados, contudo a marcação do exame só poderá ser feita por uma escola de condução ou instrutor particular autorizado.

Você pode solicitar serviços adicionais como intérprete e também o faalangstexamen que é um exame mais longo com um examinador especialmente treinado para ajudar pessoas com ansiedade. Vale lembrar que cada serviço adicional tem um custo maior.

Se for bem sucedido, você receberá imediatamente um certificado de competência (Verklaring van rijvaardigheid ) e um certificado de aptidão física (Verklaring van geschiktheid ). Depois de apresentá-los ao seu município, você receberá sua nova carta de condução no prazo de cinco dias.

 

Importante

O post não tem intenção de abranger todos os cenários, mesmo porque existem diferenças entre vistos para cidadãos europeus e não europeus. Mas, espero ter ajudado  você a compreender o funcionamento e os primeiros passos para sair dirigindo na Terra dos Moinhos.

 

Te vejo no próximo post!

 

Compartilhe isto:
Picture of Melissa

Melissa

19 respostas

  1. Melissa realmente esclarecedor seu post , você menciona quem casa com cidadão Europeu não faz a troca da carteira , sim verdade, porém se esta pessoa vivia com permissão de residência em outro país da UE e Brasileira e casou se com cidadão europeu ela faz a troca normalmente , pela carteira Holandêsa ! Super legal adorei ler

    1. Clélia, Obrigada por ler o blog. Fico muito feliz que gostou do texto. Realmente dentro do site tem algumas regras que podem beneficiar o cidadão que tenha residência da UE. Porém, como pode ter divergência de país para país, eu preferi colocar somente dois cenários gerais e não entrar nas exceções. Mas amei você ter relatado a sua experiência, assim as pessoas podem saber da importância de entrar no site do governo e buscar o seu cenário específico. Obrigada pelo apoio. Beijocas

      1. Olá Melissa !
        Muito bom o seu post, obrigada.

        Tenho uma dúvida, meu namorado irá transferido como profissional de alta qualificação, se enquadrando na situação que você descreveu.
        Eu, como acompanhante, também tenho direito ao mesmo processo ou terei que tirar minha carteira novamente na Holanda?

        Já aproveitando, eu indo junto com ele desta forma, preciso fazer o exame de integração cívica ?

        Obrigada !

        1. Olá Luisa,

          Se você for casada com seu namorado, você só precisa transferir a carteira, não é necessário fazer a prova. E sobre o exame de integração não é necessário, o seu visto está interligado a do seu namorado.

          Você se encontra na mesma situação que eu, mas eu sou casada no papel, então para as leis holandesas entra como integração familiar. Eu não sei se você precisa fazer algum tipo de documento para ter os mesmos direitos. Acredito que seja melhor você enviar um e-mail para a embaixada da Holanda no Brasil. Eles poderam te orientar com maior clareza.

          Obrigada por acompanhar o blog.
          Bjs
          Melissa

  2. Melissa, você sabe dizer se é necessário a apresentação da PID (Permissão internacional para dirigir) emitida pelo DETRAN aqui no Brasil? Ou só a minha carteira normal já é suficiente?

    Obrigado

    1. Olá Eduardo,

      Obrigada por ler o blog. Somente a carteira foi suficiente, mas tem que está dentro do prazo de 6 meses.
      Att
      Melissa

  3. Olá, Melissa vc sabe me informar qual o tempo de validade da carteira de motorista para quem trocou pela regra dos 30%?
    Ela tem o mesmo prazo que a minha do Brasil? Se sim como funciona a renovação?

    1. Olá Letícia,
      Obrigada por ler o blog!
      O prazo da minha carteira foi de 10 anos. A renovação você terá que pagar taxas e preencher novamente a papelada.
      Att
      Melissa

    1. Olá Tays, Obrigada por ler o blog. E não existe apenas essas opções, conforme eu descrevi no texto relato apenas dois cenários, para os demais se faz necessário uma busca na fonte oficial do governo, onde deixo o link.

      Segue trecho que informo sobre a abordagem, justamente para explicar que existem outras opções:

      “Vou contar para vocês, dois cenários, e não se preocupem, aqui no no post você vai encontrar os sites do governo, caso o seu visto não se enquadre dentro daqueles cenários apresentados aqui”

      Obrigada pelo seu contato,
      Att
      Melissa

  4. Obrigada pelo post! Eu me enquadro no primeiro caso. Meu marido irá a trabalho dentro dessa regra dos 30%. No entanto, eu não dirijo. Nesse caso, valeria mais a pena para mim fazer a auto escola ainda no Brasil para evitar gastos aí?

    Obrigada!

    1. Olá Simone,
      Acredito que essa decisão é muito particular e gastos você terá de qualquer forma. Mas aqui você terá que fazer provas ou em holandês ou em inglês. Considera este cenário na sua decisão. E outro fator é o tempo que você tem disponível antes da mudança.
      Espero ter ajudado,
      Abraços
      Melissa

  5. olá;eu sou portugues;vivo na holanda á 11 anos;tenho recidencia permanente;tenho 56 anos;e gostava de saber o que tenho que fazer para tirar a carta de motos e tambem de carro na holanda;e quanto custa a mais para ter tradutor,pois ainda nao falo bem a lingua;vivo em OSS-NORT BRAVAN;OS MEUS COMPRIMENTOS E AGRADECIMENTOS;SOUDACOES;VITORMONTEIRO

    1. Vitor,
      Você pode solicitar um serviço de tratudor diretamente na escola ou no órgão onde irá prestar a prova.
      Existe uma auto escola em português na cidade de Almere, talvez eles possam lhe orintar melhor.

      Att
      Melissa

  6. Olá, Melissa! Primeiramente, ótimo post. Eu tenho uma dúvida. Atualmente eu moro na Áustria (tenho cidadania Italiana) mas não transferi a minha CNH Brasileira para a Europa, ainda. Provavelmente eu me mudarei para a Holanda e vou me encaixar no caso dos 30% rulling. Aqui na Áustria eu precisaria fazer a prova prática para conseguir a carteira de motorista austríaca. No caso da Holanda (30% rulling), pelo o que eu entendi do post, não precisa, somente a parte burocrática seria necessária. Eu entendi correto? Obrigado pela atenção!

    1. Oi Lucas,
      Exatamente isso que você entendeu. Não precisa fazer prova prática se você se encaixar na regra dos 30%.

      Obrigada por ler o blog.
      Att
      Melissa

  7. Oi melissa, eu estou a 1 ano na Holanda com o bsn provisório, mas não fiz residência ainda ,vou fazer agora. Posso ainda assim trocar a CNH porque já estou há mais de 6 meses aqui.

  8. Oi melissa, tenho uma dúvida, eu estou a 1 ano na Holanda com o bsn provisório, mas não fiz residência ainda ,vou fazer agora. Posso ainda assim trocar a CNH porque já estou há mais de 6 meses aqui.

    1. Olá Italo,
      Que eu saiba essa troca pode ocorrer a qualquer momento se você estiver dentro da regra dos 30%. A validade da sua carteira brasileira aqui que expira dentro de 6 meses.
      Mas é melhor você se informar na prefeitura da sua cidade.
      Abraços
      Melissa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA & COMPARTILHE

QUEM ESCREVE

Olá ! Eu sou Melissa, amo escrever e contar histórias. Por aqui, você vai conhecer a Holanda através dos meus olhos, a minha visão sobre as doçuras e amarguras de viver em outro país.

melissa na holanda

SAIBA O QUE ACONTECE NA HOLANDA

NOVIDADES

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Melissa na Holanda

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading