20 costumes culturais dos holandeses

postado em: Vida na Holanda | 2

Você pensa em morar na Holanda ou tem curiosidade para saber como vive o povo Holandês? Então venha conhecer 20 costumes culturais dos holandeses:

 

Pontualidade

20 costumes culturais dos holandeses

A expressão “Pontualidade Britânica”, poderia muito bem ser alterada para “Pontualidade Holandesa”. O povo holandês segue a risca o ponteiro do relógio. Ou seja, se você marcou um compromisso esteja exatamente no horário marcado.

Nem antes e nem depois, não é de bom tom chegar antes, pois dá a impressão que o outro chegou atrasado. E caso haja um atraso, mesmo que seja de 5 minutos, entre em contato para informar.

 

 

Ser direto

20 costumes culturais dos holandeses

Os holandeses não escolhem as palavras para falar o que pensa sobre você ou sobre algum assunto. Caso você seja sensivel a ouvir uma opinião divergente da sua, não pergunte a um holandês.

Na minha opinião em alguns momentos eles passam do ponto, e cruzam a linha entre a sinceridade e a rispidez.

 

 

Ter calendário de aniversários no banheiro

20 costumes culturais dos holandeses

Ao entrar num banheiro holandês você verá um calendário bem visível com as datas de aniversários de amigos e familiares. Realmente um lugar atípico, mas acredito que eficaz.

 

Tirar o sapato para entrar em casa

20 costumes culturais dos holandeses

Ao chegar na casa de alguém é educado que você tire o sapato e deixe no hall de entrada. Para a grande maioria este é um costume natural, porém sempre existe uma excessão, minha sugestão é que você pergunte ao anfitrião.

Este não é um costume somente holandês, mas foi aqui que eu passei a aderir e confesso que adoro!

 

Anunciar o seu nome completo ao telefone

20 costumes culturais dos holandeses

As empresas de telemarketing do Brasil iriam adorar esse costume, digo por experiência própria, pois trabalhei durante uma década no setor de treinamento da Embratel.

Ao ligar para casa de um holandês, a pessoa que atender irá informar o nome e sobrenome, antes de saber com quem está falando do outro lado da linha.

Confesso, que eu ainda não me adaptei a este costume e soa até meio rude quando ligam para minha casa, pois, para mim é uma questão de segurança não informar dados pessoais para um desconhecido.

 

Comer o bolo de aniversário no ínicio da festa

20 costumes culturais dos holandeses

Não importa a idade, ao comemorar um aniversário na Holanda a primeira ação a ser feita é “cantar parabéns e comer o bolo”, somente depois vem outras guloseimas. Mas não se anime, não terá fartura e você ainda terá que  “felicitar” todos os presentes pelo aniversário e não somente o aniversariante.

Caso queira saber mais sobre aniversários, veja meu outro post sobre “Aniversário Infantil na Holanda”.

 

Aniversário de 50 anos

20 costumes culturais dos holandeses

A idade de 50 anos é motivo de orgulho para os holandeses e por isso ao completar essa idade, colocam um boneco inflável na porta de casa. O Abraham para os homens e a Sara para as mulheres.

Apesar dos holandeses não serem religiosos, essa tradição vem de um contexto bíblico.

 

Religião na Holanda

20 costumes culturais dos holandeses

E por falar em religião, mais de 40% da população holandesa não tem religião ou não acredita em Deus. Justamente, por falta dessa crença muitas igrejas foram transformadas em bares, hotéis, bibliotecas e outros espaços públicos.

Eu sou católica e frequento regularmente uma igreja e o que percebo que mesmo aqueles que frequetam não levam suas crianças, ou seja, cada vez mais as novas gerações não estão interessadas.

 

Sair com amigos para sauna (pelados)

20 costumes culturais dos holandeses

Tenha cuidado ao receber um convite de amigos para relaxar numa sauna, pois todos os presentes estarão nus. E a nudez por aqui é tratada de uma forma natural. Se quer saber mais sobre esse assunto, leia meu post sobre “Nudez na Holanda”.

 

Comer pão no café da manhã e no almoço

20 costumes culturais dos holandeses

A culinária holandesa não tem muita variedade, mas algo peculiar é que comem praticamente a mesma coisa no café da manhã e no almoço, pão.

O pão pode ser acompanhado de geléia, manteiga, pasta de amendoin e chocolate granulado com manteiga. Nunca provei, mas minha filha ama.

 

Horário do jantar

20 costumes culturais dos holandeses

O jantar é o único momento do dia em que os holandeses comem comida “quente”. E é um momento importante para reunião familiar, acontece entre às 18h e 18:30h. Ou seja, nunca vá na casa de um holandês neste horário, a não ser que seja convidado, caso contrário, ele até irá te receber, porém vai solicitar que espere acabar o jantar para depois lhe atender.

E você não receberá um convite para jantar, caso não tenha sido agendado.

 

Tudo agendado

 

20 costumes culturais dos holandeses

E por falar em agenda, tudo aqui funciona de forma programada. Caso queira marcar um compromisso com algum holandês, irá ouvir a seguinte frase “Vou verificar na minha agenda”, e não se supreenda caso não aja espaço nela pelos próximos 3 meses.

Mas não se engane, se marcou o compromisso para daqui a 3 meses, no dia e horário marcado ele estará lá, e pasmem sem nem ligar antes para confirmar, afinal já estava na agenda. Você tem obrigação de lembrar!

 

Cumprimentar com três beijos

20 costumes culturais dos holandeses

Ao encontrar amigos e conhecidos os holandeses dão 3 beijos, algo estranho para algumas regiões brasileiras, pois torna o encontro inicial um pouco prolongado. Mas caso seja um encontro profissional será apenas um aperto de mãos.

Não se esqueça de falar o nome e sobrenome ao se apresentar.

Vale lembrar que apesar dos 3 beijinhos, holandeses são adeptos ao “espaço pessoal”, ou seja, nada de abraços e contato físicos calorosos com um holandês, principalmente se não tiver intimidade.

 

Não gostam de gastar dinheiro

20 costumes culturais dos holandeses

Essa é um herança da era calvinista. Os holandeses não gostam de gastar dinheiro e são loucos por cupons de promoção. Não esperem uma demostração exagerada de poder aquisitivo de um holandês, mesmo para aqueles que possuem grana sobrando.

 

Rachar a conta

20 costumes culturais dos holandeses

Justamente por serem mais seguros no quesito dinheiro, não espere que um holandês pague a sua conta. Mesmo entre casais, a igualdade é predominante, cada um paga a sua parte.

Quando saem em grupo a conta certamente será rachada conforme o consumo de cada um, considerando cada centavo.

 

Fazem tudo de bicicleta

20 costumes culturais dos holandeses

A bicicleta por aqui serve para tudo, para levar criança na escola, fazer mudança, ir na balada a noite, para casar, não existe limite para uso da bicicleta na Holanda.

Não importa se faça chuva, neve, granizo, sempre você verá um aventureiro com sua bicicleta.

A bicicleta é tão importante na vida dos holandeses que existe um verbo somente para essa ação, ou seja, por aqui você consegue conjugar o verbo “bicicletar”. Bicicleta em holandês é fiets e o verbo é fietsen.

 

Pendurar mochila na frente da casa

20 costumes culturais dos holandeses

Caso venha na Holanda no mês de Junho, certamente verá uma mochila pendurada no mastro em frente a alguma casa junto à bandeira da Holanda.

Significa que algum integrante daquela família passou nos exames finais do Ensino Médio, as provas acontecem em Maio, mas o resultado sai somente em Junho.

Depois de tanta expectativa a comemoração é válida. Por aqui não existe uma formatura para o segundo grau, normalmente os aprovados fazem uma viagem junto com a turma.

Existe até um programa de TV que leva os pais para “fiscalizarem” os filhos nessas viagens. Imagina a surpresa dos pais e principalmente dos filhos. (risos)

 

Enviar cartões

20 costumes culturais dos holandeses

Acho esse costume muito foto e é surpreendente que ainda persista mesmo na era digital. Em diversas ocasiões os holandeses enviam cartões: casa nova, agradecimento por um jantar, tirou carteira de motorista, passou nos exames finais na escola, férias, aposentadoria, nascimento, falecimento e onde a sua imaginação permitir.

 

Nascimentos

20 costumes culturais dos holandeses

Em frente a fachada de uma casa se tiver balões coloridos ou uma cegonha significa que um novo membro daquela família chegou ao mundo.

Caso seja amigo, parente ou conhecido dos pais, aguarde um convite oficial para visitar o bebê, que será por telefone ou via cartão com data e horário. É neste momento que você saberá o nome do bebê, algo mantido em segredo durante toda a gestação.

Durante a sua visita, você terá a oportunidade de saborear as famosas “beschuit met muisjes”, que são torradas com manteiga com confeites rosas (para meninas) e azuis (para meninos). E não se esqueça de levar o presente para o bebê (mas isso também é quesito obrigatório no Brasil).

 

Falecimentos

20 costumes culturais dos holandeses

Assim como no nascimento você receberá um cartão informando que alguém daquela família faleceu.

Nele terá as informações se a familia deseja visitas e se o funeral será aberto ao público ou somente para a família. Caso queira se despedir do falecido, você deverá entrar em contato com a família e marcar o dia e horário.

O corpo fica em torno de 5 a 7 dias sendo velado na casa do falecido, familiares ou em algum lugar escolhido pela família.

Após o enterro ou cremação você poderá prestar suas condolências aos familiares numa recepção intima na casa da família onde terá bebidas e pequenos petiscos. Mas isso, não é regra, algumas famílias podem fazer antes do enterro / cremação ou não fazer.

Na Holanda a Eutanásia é liberada em diversas situações, sendo assim, muitas vezes a própria pessoa organiza os detalhes do seu funeral.

 

Você sabia de todos esses costumes?  Conhece mais algum? Conta para gente!

Te vejo no próximo post!

 

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

2 Responses

  1. Ivyane

    Amei as curiosidades, e fiquei surpresa com o funeral durando 7 dias, é muito tempo. E o nome do bb permanecer em sigilo durante toda a gestação. Interessante ☺️

    • melissanaholanda

      Olá Ivyane,
      Sim, realmente é muito tempo, pode durar de 5 a 7 dias. E o costume do nome do bebê, acho fofo, ficamos super curiosos. Obrigada por ler o blog e fico feliz que gostou.
      Abraços
      Melissa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.