Amersfoort está localizada na região central da Holanda e teve grande importância econômica para o país. A cidade é um centro de convergência de vias férreas e rodoviárias e a segunda maior cidade da província neerlandesa de Utrecht com uma população de aproximadamente 151.534 habitantes.
Uma bela cidade medieval originária do século 13 com uma rica história. Através dos seus diversos monumentos, ruas e canais você consegue identificar os sutis detalhes dessa riqueza cultural. Atrações não faltam a cidade, sendo até difícil escolher algumas para divulgar neste post. Selecionei as mais famosas e os principais pontos turísticos que não podem faltar na sua visita.
Koppelpoort – O portal de Amersfoort
Um lindo portal medieval, datado de meados do ano 1400, que fazia parte da antiga muralha da cidade. A visita noturna do portal fica maravilhosa através da sua iluminação especial, destacando os seus detalhes arquitetônicos.
Onze Lieve Vrouwetoren ou Torre da Nossa Senhora
Uma torre medieval de mais de 98 metros de altura; sua construção iniciou por volta de 1450 e foi finalizada no ano de 1500. Durante todo ano, são promovidas atividades divertidas organizadas ao redor da torre e também é possível escalá-la.
Caso queira encarar os 322 degraus, seu esforço será recompensado com uma vista deslumbrante sobre Amersfoort. É um dos monumentos mais atraentes da cidade e a segunda torre de igreja mais alta da Holanda.
Muurhuizen
Devido a expansão da cidade em meados do ano de 1380 uma nova muralha teve que ser construída. E cerca de 1500 casas foram construídas com o material da parede velha ao longo da linha onde o muro da cidade havia parado.
Como a construção dessas casas ocorreu em diferentes períodos, surgiu uma grande variedade de formas. É muito interessante visualizar estas diferenças nas construções.
Mannenzaal
Esta é a única pousada originalmente medieval que foi preservada na Holanda. Inicialmente, a pousada era apenas destinada aos doentes. Mais tarde, tornou-se uma casa de idosos. Em 2014 a capela que fazia parte da pousada foi fechada e atualmente é um centro de eventos.
Nos meses de julho e agosto atores interpretam a História da vida de Mannenzaal. Esse evento permite que os visitantes se imersem na vida diária do lar de idosos de meados de 1907 podendo experimentar como os habitantes viviam naquela época.
Mondriaanhuis
Um dos seus ilustres moradores foi Piet Mondriaan que tornou-se mundialmente famoso como um dos fundadores da arte abstracta (geométrica). No centro da cidade está localizada a sua casa, atualmente é o museu de Mondriaanhuis.
Kunsthal Kade
Outro museu de arquitetura, arte e design é o Kunsthal Kade também localizado no centro da cidade, com obras interativas é uma excelente opção de passeio com crianças, mas caso queira saber mais sobre outros museus leia o meu post sobre: Conhecimento artístico na Holanda e os 100 anos do movimento De Stijl.
Outra dica legal é fazer um passeio guiado pela cidade através da associação Gilde composta por voluntários locais que cobram valores modestos e contam a história dos monumentos e da cidade em diversas línguas, são 5 o número mínimo de pessoas.
A cidade de Amersfoort é encantadora, não tem como não se apaixonar. Confira a galeria de fotos e programe a sua visita.
Gostou de visitar Amersfoort? Conta pra gente!
Te vejo no próximo post.
2 respostas
A cidade parece linda! Vai estar no meu roteiro quando eu for à Holanda.