Ao chegar em Volendam fiquei encantada com a charmosa vila de pescadores. Apesar de pequena, com aproximadamente 22 mil habitantes (CBS,2007), tinha um cenário de tirar o fôlego.
É uma excelente opção para quem quer conhecer uma típica cidade holandesa que fica apenas à 20 kilometros de Amsterdam.
A maior atração da cidade, sem dúvida, é passear por entre suas ruelas com as típicas casinhas holandesas.
A rua principal da Marina é onde se encontra-se a maior parte do movimento da cidade.
O que fazer em Volendam?
- Passear por suas ruas e tirar muitas fotos;
- Vestir roupas típicas holandesas numa das várias lojas que oferecem esse serviço e levar uma foto de lembrança;
- Fazer um passeio de barco para Maken que fica do outro lado do porto. A viagem leva aproximadamente 30 minutos a bordo da Marken Express. A cidade de Maken foi separada do continente após uma ressaca no século XIII. É uma viagem ao tempo e uma execente aula de história ao ar livre;
- Degustar muitos queijos e entender como funciona a sua produção no Museu do Queijo. E claro, comprar diferentes tipos de queijos.
- Comer um delicioso prato à base de frutos do mar, acompanhado de um delicioso vinho, em um dos diversos restaurantes da orla da cidade de Volendam;
- Ou, simplesmente sentar num dos banquinhos da marina e apreciar a vista.
Vale a pena visitar?
Sim, vale muito a pena. A cidade de Volendam não tem grandiosos pontos turísticos, mas apenas andar pelas suas ruazinhas típicas e apreciar a arquitetura do lugar já garante belas fotos e uma ótima tarde!
E temos que considerar que sua proximidade de Amsterdam, em torno de 35 minutos, facilita bastante o deslocamento para um passeio bate e volta.
Como chegar?
Via ônibus
O ônibus 316 para Volendam-Edam via Marinapark sai da Estação Central de Amsterdam e faz em torno de 8 paradas até chegar na Marina.
Via Carro
Você deve pegar a estrada N247 e seguir as placas indicativas para Volendam.
Não é possível estacionar na rua da Marina, mas existem diversos estacionamentos próximos ao centro. Além de vagas nas ruas, onde você deverá pagar por hora.
Curiosidade
No caminho para Volendam existem muitas propriedades rurais com fabricação de queijo, granjas e até tamancos típicos. Caso você vá de carro, pare numa destas fazendas para apreciar um pouco da hospitalidade holandesa e degustar um dos maravilhosos queijos produzidos por lá.
E ai, gostou de conhecer Volendam? Conta pra gente!
Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.
Te vejo no próximo post.