Utrecht é a junção perfeita de um passeio cultural e histórico com a badalação de uma cidade universitária. Com aproximadamente 350 mil habitantes (fonte:CBS, 2017), é a quarta maior cidade, em termos de população, da Holanda.
Centralmente localizada e de fácil acesso por trem, carro ou pelas vias navegáveis, a cidade tem diversas universidades, dentre elas a segunda maior da Holanda, a Universidade de Utrecht.
Importância econômica de Utrecht
Além de abrigar importantes empresas como Eurail, Dutch Railways, ProRail, Rabobank Netherlands, Jaarbeurs Utrecht, etc, tornou-se um ponto estratégico na economia holandesa, sendo a principal escolha de empresas para exposições e conferências, especialmente no setor de serviços.
A cidade de Utrecht faz parte do G4, uma parceria das quatros maiores cidades da Holanda, incluindo Amsterdam, Rotterdam e Den Haag (Haia), que colaboram entre si para o desenvolvimento urbano e econômico de cada uma.
O centro histórico da cidade é relativamente pequeno, mas não se engane tem muita coisa para se fazer e ver em Utrecht. E fica apenas 30 minutos da estação da Amsterdam Central, uma excelente opção de passeio bate e volta.
Segue a lista dos principais pontos turísticos da cidade de Utrecht:
Igreja DOM e a Torre
A igreja principal da cidade remota ao ano de 1254, no estilo das catedrais góticas francesas, e é uma bela construção histórica e arquitetônica. Mas, a característica mais marcante é sem dúvida a sua torre.
A torre Dom tem 112 metros de altura e foi construída entre os anos de 1321-1382, e leva o título da torre de igreja mais alta da Holanda.
Caso você tenha fôlego para subir 465 degraus, garanto que não vai se arrepender, pois a vista lá de cima é maravilhosa! Os passeios são guiados e podem ser feitos diariamente, confira a programação e o valores no site da Torre Dom.
A Torre, além de bela, faz parte da essência da cidade. Os sons dos seus sinos embalam o cotidiano dos residentes e turistas.
A música originada da Torre emociona muita gente em diversos momentos diferentes, como para celebrar datas festivas, como o Dia do Rei, ou para homenagear grandes nomes da música internacional.
A mais recente foi a homenagem póstuma ao DJ sueco Avicii. A Paula fala mais sobre isto no seu blog Thenerdlands.
Museus em Utrecht
A cidade tem uma grande variedade de museus, para cada gosto e estilo. Além de diversas obras de arte ao ar livre espalhada pelas praças. Confira alguns museus mais visitados:
Museu Ferroviário
Perfeito para visitar com crianças. Conta a história das ferrovias holandesas e do seu desenvolvimento, tem peça originais das ferrovias e seus trens e diversas atrações interativas.
Museu Central
O mais antigo museu da cidade. Possui obras originais da Idade Média e é uma verdadeira aula de história.
Museum Nijntje
O museu é dedicado a Dick Bruna e sua famosa criação: a coelhinha Miffy, ícone holandês desde 1955. Nele a coelhinha mais famosa da Holanda traz peças interativas, excelente para crianças pequenas.
Ao andar pelas ruas de Utrecht você irá ver a pequena Nijntje ou Miffy nos sinais de trânsito indicando a passagem de pedestre.
Museu Speelklol (Museu da música)
Excelente passeio para quem ama música. O museu tem uma coleção de instrumentos musicais, a maioria dos quais ainda está em funcionamento.
Museu Contemporâneo da arte aborígene
Leva o título de único lugar na Europa com a arte contemporânea aborígene da Austrália. Um lugar inspirador para aprender sobre a arte aborígine, em todas as suas facetas.
Museu Catharijneconvent
Um fascinante e belo mosteiro medieval que conta a história do cristianismo na Holanda.
Passeio de bicicleta pela cidade de Utrecht
Alugar uma bicicleta no centro e passear pelos arredores da cidade é uma excelente opção, caso você vá com mais tempo. Pegue o mapa no centro de informações ao turista e visite os parques e castelos próximos.
Não recomendo visitar Utrecht de carro, pois a cidade está passando por uma grande obra, resultando em grandes congestionamentos, além dos altos preços dos estacionamentos.
Passeio pelo canais de Utrecht
Você pode navegar nos canais de Utrecht através de barcos de passeios ou pode alugar um caiaque, uma aventura inesquecível.
Bares em Utrecht
Utrecht abriga uma animadíssima comunidade de 70 mil estudantes universitários. Ou seja, a cidade tem uma vibração e energia incríveis. Em qualquer momento do dia, os bares e cafés da cidade estarão cheios de vida e animação.
Compras em Utrecht
Caso você goste de fazer compras, não deixe de conferir a variedade de lojas que tem na cidade. Poderá escolher desde grandes marcas internacionais a pitorescos brechós. A estação central de Utrecht abriga um imenso Shopping Center, coisa rara na Holanda.
Casa Rietveld Schröder em Utrecht
Um marco para arquitetura moderna, construída em 1924, foi um avanço para o estilo de construção da época. Por isto é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Mais detalhes das histórias e curiosidade desta casa, você encontra no post da Holandesando.
E ai, gostou de conhecer Utrecht? Conta pra gente!
Conheça também as outras cidades do projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, basta selecionar esta opção no campo categoria do blog e ver a relação de todas visitadas até agora.
Te vejo no próximo post.
4 respostas
Suas postagens das cidades holandesas nos leva à uma viagem! Muito bom!!
Muito Obrigada Neusa, fico muito feliz por você ter gostado e acompanhar o blog.
Nossa moro em Utrecht a 16 anos e através do seu site pude conhecer bem melhor essa cidade linda e com mais detalhes, mesmo falando a linguagem fluente e entendo muito bem, fica sempre dificil de saber os detalhes e graças a você pude entender e conhecer 100% Utrecht.
Adorei seu texto maravilhoso.
Andrea,
Muito obrigada pelo seu depoimento, fiquei muito feliz em ter lhe ajudado a conhecer um pouco mais sobre a sua cidade. Sou encantada por Utrecht!
Obrigada por ler o blog.
Abraços,
Melissa