Croácia dicas de 13 cidades da região da Ístria

Croácia: Dicas de viagem para 13 cidades da região da Ístria

A minha relação com a Croácia começou em 2007 quando fui conhecer meus futuros sogros. À partir daquele ano, todos os anos no verão europeu, visito aquele País. Por isso, posso garantir que qualquer região que escolha para visitar irá te surpreender.

Com mais de 4.800 km de costa mediterrânea e 1.200 ilhas, a Croácia é um dos grandes destinos turísticos da Europa. Mas a riqueza cultural deste país vai muito além das praias bonitas.

A Croácia é dividida em 4 regiões, são elas: Croácia Central, Eslavônia, Ístria e Dalmácia. As duas primeiras regiões fazem parte do interior da Croácia e lá você irá encontrar castelos medievais, vinícolas, plantações de lavanda, parques ecológicos e muita cultura.

A Ístria e Dalmácia são regiões litorâneas com belas praias, portos antigos, balneários secretos e relíquias históricas, e também é onde se concentra os principais pontos turísticos do país.

Este texto faz parte de uma série sobre a Croácia, onde abordarei as diferentes atrações por região. Vamos começar pela a região litorânea da Ístria. Vou dar dicas de 13 cidades da região da Ístria para você conhecer.

Brijuni

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Fonte da foto Parque de Brijuni

O arquipélago de Brijuni é composto por catorze pequenas ilhas localizadas na parte croata, do norte do Mar Adriático, separadas da costa oeste da península da Ístria pelo Canal de Fazana. A maior ilha deste arquipélago é chamada de Veliki Brijun, e fica a 2 km da costa. Este arquipélago, tornou-se um Parque Nacional em 1983.

Habitada desde a era Paleolítica é uma aula de história ao ar livre. O arquipélago já foi um resort de praia exclusivo durante o período do império austro-húngaro e a residência de verão do ditador Tito, de 1945 a 1980.

Os passeios de barco organizados para a ilha principal incluem o bilhete de ida e volta, o ingresso para o Parque Nacional Brijuni e o guia.O preço dos passeios de barco varia de 30 a 50 euros por pessoa, dependendo da agência de turismo.

Há muitas atrações interessantes nas Ilhas Brijuni, como um zoológico (composto por animais que foram presentes de grandes nomes políticos mundiais para o ditador Tito),  sítios arqueológicos, onde você pode até ver pegadas de dinossauros, restos da villa romana rustica, museu arqueológico, campo de golfe etc.

Sugiro o passeio de trem guiado ou o aluguel de uma bicicleta para conhecer toda ilha principal.

Cres

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Fonte Pixabay

A estreita ilha de Cres tem grandes cultivos de oliveiras e vinhedos. Uma cidade pequena com forte teor histórico, possui vestígios da Idade do Bronze. Por isso é considerada um museu.

Não tem muitas atrações turísticas, além das belas praias e do centro da cidade. É um típico vilarejo croata. Sua beleza está na natureza primitiva e na sua costa escarpada de falésias.

Krk

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto Pixabay

Esta é considerada a maior ilha do Mar Adriático, com uma área de 409 quilómetros quadrados. É ligada ao continente por uma ponte que foi construída para facilitar a conexão com o aeroporto internacional da ilha. No verão há grandes engarrafamentos para entrar na ilha.

A ilha é tão grande que é impossível conhecê-la em um dia. Apresenta relevo acidentado, grandes encostas e mar cristalino. Não tem como não se apaixonar. Os diferentes vilarejos que compõem a ilha, fazem você ter contato direto com a cultura croata e com os produtos artesanais da região.

Existem diversas praias maravilhosas, algumas quase selvagens como a Stara Baška ou outras com ótima estrutura, como a Porat e a Njivice.

Se você quer relaxar, pode tomar um sorvete maravilhoso no centro da cidade de Krk, uma cidade medieval com direito a muro e portões venezianos, e diversas igrejas com obras da era romana. Vale o passeio na suas ruelas estreitas.

Lošinj

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto Pixabay

A ilha de  Lošinj tem clima ameno e vegetação subtropical. A sua principal cidade é a Mali Lošinj, que foi fundada no século VI, a praia mais famosa é a baía de Čikat com 30 km de extensão, é uma ótima opção para esportes aquáticos.

Essa região é muito procurada para quem gosta de acampar, normalmente famílias.

Motovun

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto arquivo pessoal

Esta é uma cidade para os amantes de tartufe. Ela fica no topo de uma colina, totalmente fortificada. Com uma vista fora de série e uma gastronomia incrível! Vale a visita.

Dos muros da cidade, à quase 300 metros de altura, você poderá apreciar campos verdes, vinhedos, pequenas cidades que semeiam esse lugar tranquilo, e o Vale do Rio Mirna, de onde se origina a premiada Trufa croata que, ano após ano, é uma reivindicação dos amantes desse fungo.

Esta cidade celebra todos os anos no verão, no final de julho, o Motovun Film Festival. Durante cinco dias, muitas pessoas visitam o local para apreciar o melhor cinema internacional ao ar livre e a maravilhosa gastronomia local.

Nomeada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 2007. Esta cidade, apesar de pequena, é gigante no seu poder de encantamento.

Opatija

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto arquivo pessoal

Luxo, elegância e sofisticação, são perfeitas descrições para falar desta cidade. Conhecida como a pérola esquecida do adriático, tem um longa tradição turística, que remonta a meados do século XIX.

Localizada entre a montanha Ucka e o Mar Adriático, Opatija foi declarada Estância Balneária em 1889, tornando-se assim o primeiro resort de saúde do Adriático. É em Opatija que se encontra o primeiro hotel da costa adriática: o então Hotel Quarnero e atual Hotel Kvarner, construído em 1884.

Destino de férias das principais fortunas europeias, no auge da sua fama já foi comparada à cidade de Mônaco. Passear pela passarela da orla chamada de Lungomare, com mais de 12Km de extensão e pelos jardins da Villa Angiolina são pontos obrigatórios na sua visita. E claro, tirar fotos na estátua da “Donzela com Gaivota” que é o símbolo de Opatija.

Na orla você irá  andar sobre o Passeio da Fama que foi criado para homenagear personalidades croatas de diferentes áreas de atuação.

Poreč 

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto arquivo pessoal

Uma das principais cidades litorâneas da Croácia. Apesar de pequena, com ruas estreitas e chão polido apresenta uma alta concentração de turistas, principalmente na orla da cidade e nas suas praias próximas.

Disputada entre romanos e bizantinos, fez parte de Veneza, de 1267 até o século XIX. A principal herança desta época é também a principal atração da cidade, a Basílica Eufrasiana, que entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1997.

A primeira igreja foi construída no século IV e o pavimento original ainda é conservado no jardim do complexo, assim como inúmeros outros elementos do período. Mas o que a torna especial são os mosaicos.

Para visitar toda a Basílica que inclui batistério, sacristia, torre do sino e a igreja, demora em torno de 2 horas.

Há mais ou menos 6 km do centro da cidade de Poreč, existe outra atração especial, a Caverna Baredine. Esta caverna é uma propriedade privada e tem visitas guiadas a cada 40 minutos. Suas incríveis estalactites e estalagmites são obras da natureza que merecem uma visita.

Pula

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto arquivo pessoal

Achados pré-históricos na área sugerem que a história de Pula remonta há 1 milhão de anos Antes de Cristo. A sensação que tive ao chegar na cidade de Pula era que estava na Itália. Esta impressão foi reforçada durante a visita ao grande anfiteatro romano localizado no centro da cidade.

O anfiteatro tem cerca de 2000 anos, foi construído durante o reinado do Imperador Augusto, para “diversão” de lutas entre gladiadores, assim como o coliseu de Roma. Esta arena é um dos seis anfiteatros romanos ainda existentes no Mundo.

A cidade conta com diversos pontos turísticos históricos, como o Arco dos Sérgios, construído no ano 1 Antes de Cristo, portão de entrada do centro histórico, onde se encontram diversas lojas e restaurantes. Na mesma época foi contruído o Templo de Augusto, um esplêndido exemplo da arquitetura romana.

Você pode visitar o Castelo e Museu histórico da Ístria, um castelo em forma de estrela com quatro bastiões construído pelos venezianos no século 14 sobre as ruínas do Capitólio Romano.

As praias em torno da cidade tem águas cristalinas e temperatura refrescante (um pouco fria), uma das mais movimentadas é a Punta Verudela.

Rab

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto Pixabay

Um popular destino de férias. Esta ilha é temida pelo marinheiros locais, pois está localizada paralela ao maciço de Velebit, um canal que forma um túnel para o gelado vento bora.

Também fez parte do Império Romano, tendo como herança vários pontos históricos. A cidade é famosa por seus quatro campanários, que a tornam parecida com um navio de quatro mastros. A pequena cidade,  tem apenas três ruas principais com construções de arquitetura veneziana.

Assim como toda ilha na Croácia, suas praias são de tirar o fôlego. As suas 30 praias são de areia, algo pouco comum no país. A produção de mel é muito conhecida na região.

A cidade possui muitas igrejas, mosteiros e conventos, dentre elas, a Catedral de Santa Maria a Grande, se destaca por ser um esplêndido edíficio com fachada de pedras rosas e brancas, foi consagrada pelo papa Alexandre III em 1177.

Rabac

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto Pixabay

Belíssimas praias de pedras e as águas cristalinas são as principais atrações de Rabac. Uma das mais conhecidas é a praia de Maslinica

A região é produtora de vinho, azeite e queijo. O vinho da região é famoso, uma sugestão é que você aproveite a oportunidade para visitar uma vinícola, há a possibilidade de visitas guiadas.

A música eletrônica também tem seu lugar em Rabac. Todo verão, o Rabac Summer Festival é realizado, e conta com a participação de artistas muito famosos da Dance Music.

Rijeka

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto arquivo pessoal

Fundada pelos liburnos e conquistada pelos celtas, no decorrer dos séculos mudou de mãos com frequência, até ficar sob o domínio dos Hasburgo. Em 1796 passou a integrar o Reino da Hungria, sua importância econômica continuou crescendo. Com estaleiros e indústrias naúticas é um dos principais portos da Croácia.

Atualmente, Rijeka é a terceira maior cidade da Croácia e principal porto do país. No mês de fevereiro sedia o maior carnaval do país.

Este ano a cidade foi nomeada uma das Capitais Europeias da Cultura, ao lado de Galway, na Irlanda.

Rijeka é o meu lar na Croácia, tenho casa na cidade. Por isso, posso dar a minha visão como moradora.

Um dos pontos chaves da cidade é uma avenida para pedestre no centro da cidade, chamada de Korzo, abriga cafés, bares, restaurantes e lojas. No alto da colina você irá encontrar o Castelo Trsat (a foto é de cima do castelo), uma construção romana datada do século 13.

É uma cidade grande e moderna em comparação às outras cidades da Croácia. Suas praias urbanas são bonitas, mas nada fora do normal.

Rovinj

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Foto arquivo pessoal

A pequena veneza croata, este é o apelido desta incrível cidade que fica apenas há 105 km da Veneza original. Eu, sinceramente não vejo similaridades nas duas cidades, e na minha modesta opinião, prefiro Rovinij (italianos que me desculpem).

Rovinj era um porto ilhéu construído pelos romanos. Em 1763, foi ligado à costa por um aterro do canal que dividia a ilha do continente, criando uma penísula.

O que me encanta nesta cidade de ruelas com pedras escorregadias, é a atmosfera de um vilarejo medieval. Suas ruas estreitas cheias de labirintos transbordam história.

Suas ruelas são tão estreitas que não é possível transitar carro pela cidade, você só pode entrar na cidade a pé, os carros ficam nos estacionamentos na entrada da cidade.

Todas as ruas parecem apontar para a igreja Santa Eufêmia, o principal ponto turístico da cidade. Sua torre é vista de longe. Localizada na parte mais alta da cidade, tem uma vista linda do mar. Datada dos primeiros tempos cristãos, foi reconstruída em 1736.

Em torno da praça Marechal Tito, a única da cidade, você encontra a Torre do relógio, da época do final do Renascimento. Além de vários bares, restaurantes e lojinhas de souvenirs.

Umag

Croácia: dicas de 13 cidades da região da Ístria
Fonte foto Pixabay

Umag foi mencionado pela primeira vez no século 7, ganhou importância graças a sua localização, uma pequena ilhota separada do continente por um canal estreito. Na verdade, foi esse local que salvaguardou o assentamento das invasões contínuas ao longo dos séculos. O período romano de relativa prosperidade foi intercalado com uma de insegurança causada principalmente por invasões frequentes, surtos de peste, cólera e malária.

A cidade ainda tem muitas casas de pedra dos séculos 15 e 16 algumas com ornamentos góticos nas janelas. Atualmente é um bela cidade litorânea com águas cristalinas nas suas praias e uma vasta influência italiana. Sedia anualmente torneios de tênis nacionais e internacionais.

Dicas Gerais

Todas as cidades apresentadas estão localizadas na costa da Croácia e possuem belíssimas praias e uma gastronomia mediterrânea maravilhosa.

Contudo, o acesso via transporte público para algumas cidades não é eficaz, se você quer conhecer com tranquilidade a região, sugiro alugar um carro ao chegar no país.

O país faz parte da União Europeia deste 2013, mas ainda utiliza a sua moeda local a Kuna, apesar dos centros turísticos aceitarem o euro, sugiro fazer o câmbio para a moeda Kuna, por segurança, ao visitar pequenas cidades.

Konoba é o nome dado a restaurantes caseiros administrados por familiares. Neste tipo de restaurante você pode comer a típica comida croata com valores acessíveis.

Não deixe de tomar os sorvetes croatas, são maravilhosos. Existem diversas sorveterias caseiras espalhadas pelas orlas, e você ainda pode pedir uma bola dividida em dois sabores, ou seja uma “pola-pola” uma expressão croata para metade-metade.

Conheça o meu outro post com dicas de viagem de 7 cidades da região da Dalmácia, inclusive a mais famosa delas, a cidade de Dubrovnik, que fez a Croácia ganhar visibilidade mundial através das gravações da série Game of Thrones.

Se você não quer perder nenhum post, se inscreva no blog e receba o post diretamente no seu e-mail.

Mas agora eu quero saber. Qual destas cidades você ficou com vontade de visitar?

Conta pra gente!

Te vejo no próximo post.

Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.

Nota: As fontes para elaboração deste post foram Guia Folha de São Paulo, Wikipédia e sites locais das próprias cidades.

Compartilhe isto:
Picture of Melissa

Melissa

6 respostas

    1. Olá Maria,

      Desculpe o atraso, mas tive problemas com o wordpress e não vi sua mensagem antes. Espero que a sua visita à Croácia tenha sido agradavél.
      Att
      Melissa

  1. Olá Melissa
    Como vai ?
    A minha esposa tem ascendência Italiana e sobrenome Cres.
    Calculo que os bisavós tenho vindo da Croácia e se instalado no norte de Itália
    A curiosidade de conhecer a Ilha com o nome dela ! Não é muito comum. Mas seria uma aventura levar ela as origens.
    Moramos em São Paulo e queríamos viajar para lá em Julho, passar uns dias e terminar em Lisboa / Portugal
    Qual o aeroporto e como chegar à ilha ? queria fechar um pacote de Muti destinos
    Como posso pelo menos tentar fazer para chegar lá?
    Obrigado pela sua atenção
    António
    11 973034455

    1. Olá Antonio,

      O aeroporto é o de Zagreb que fica em média 3 horas da ilha, o aeroporto mais próximo seria o de Rijeka contudo não tem conexão direta do Brasil. A minha recomedação é que alugue um carro pois, o transporte público para ilha não é fácil. Existe um Ferreboat diário para a ilha que cobra por carro por travessia, tenha atenção nos últimos horários caso não queira se hospedar na ilha. Caso queira utilizar pacote de viagens existem várias agências no Brasil que fazem o serviço de multi destinos, contudo viajar pela Croácia é bem segura e tranquilo caso queira se aventurar por conta própria. Na orla a maioria das cidades turisticas você consegue se comunicar por inglês, apenas no interior do país você poderá ter dificuldades.

      A melhor época do ano para visita o país é sem dúvida no verão que vai de Julho a Setembro.

      Espero ter ajudado.
      Abraços e obrigada por ler o blog
      Melissa

  2. Encontrar o paradeiro e parentes de um tio Ivo Ercegovik que nasceu em Rijeka em 1899 e emigrou para o Brasil em 1934. Meu objetivo a partir de 14 de Agosto de 2024 até 21 de
    Muito Agosto.
    Qual o carforio mais antigo devo procurar em Rijeka?
    Agradeco

    1. Olá Armando,
      O sistema de registro mais eficaz para essa busca na Cróacia seria via nas igrejas, pois não existia registro em cartório nesta época. Se você está buscando fazer a nacionalidade croata por parentesco existe uma agência brasileira que faz isso o nome é Salona, este é o e-mail de contato que achei no site info@salonaconsulting.com. (Eu nunca fiz o serviço e não tenho nenhum tipo de parceria, apenas busquei informação para tentar lhe ajudar).
      Espero que consiga.
      Att
      Melissa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA & COMPARTILHE

QUEM ESCREVE

Olá ! Eu sou Melissa, amo escrever e contar histórias. Por aqui, você vai conhecer a Holanda através dos meus olhos, a minha visão sobre as doçuras e amarguras de viver em outro país.

melissa na holanda

SAIBA O QUE ACONTECE NA HOLANDA

NOVIDADES

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Melissa na Holanda

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading