Nos próximos meses irei viajar para o Brasil e vou ter que vacinar os meus filhos contra a doença da Febre Amarela. Aproveitando que recebi algumas mensagens de seguidoras sugerindo este tema, resolvi relatar a minha experiência.
Este post tem como objetivo passar uma orientação básica do funcionamento do programa de vacinação. Mas vale lembrar que quaisquer informações de saúde podem ser obtidas diretamente com o seu médico de família (huisarts) ou nos órgãos do governo.
Na Holanda, o Ministério da Saúde, Bem-Estar e Esporte é responsável pelo programa nacional de vacinação. O Ministério tem o Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM), responsável pela organização do programa.
Quem aplica as vacinas?

Cerca de 2 semanas após o nascimento, os pais recebem a visita de um funcionário da clínica de cuidados infantis para as primeiras orientações.
Os pediatras ou enfermeiras dos Centros de Atendimento a Jovens e Famílias, ou os funcionários do GGD serviço municipal de saúde (Centro de vacinação) que são responsáveis por aplicar as vacinas.
Os pais irão receber um convite para as vacinas
Quando uma criança tem cerca de 4 semanas, os pais recebem um convite do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM) sobre o Programa Nacional de Vacinação.
Este convite contém uma carta, o certificado de vacinação para a criança, todos os cartões de chamadas para as vacinas até que a criança atinja a idade de 4 anos e uma brochura com informações.
Nos primeiros 14 meses, um bebê recebe 9 vacinas, espalhadas por 5 visitas à clínica. No convite para a vacinação do seu filho, indicará o nome e endereço da organização onde precisa estar.
Diferenças entre o Brasil x Holanda.


Quando eu me mudei para a Holanda os meus filhos já estavam a sair da fase das vacinas obrigatórias, então não peguei o ciclo completo da programação da Holanda e sim o do Brasil.
A minha percepção foi que temos muito mais vacinas obrigatórias e opcionais do que a programação daqui.
Porém, ao comparar os calendários pude perceber que apesar de a quantidade ser bem menor, todas as principais vacinas também constam na programação do governo holandês.
Como consta no próprio site do governo, apesar de algumas diferenças da programação de alguns países, os esquemas de vacinação são basicamente os mesmos.
As diferenças se tão devido as doenças infecciosas predominantes em cada região, a política local da organização de cuidados de saúde, recursos disponíveis e histórico de programas de vacinação.
Não foi necessário traduzir a carteira de vacinação, o próprio centro de vacinas forneceu-me uma nova com todas as marcações anteriores inclusas.
Calendário de vacinação da Holanda

Calendário de vacinação do Brasil

Os quadros acima representam a vacinação básica fornecida pelo governo. Em ambos os países existem a possibilidade de pagar por vacinas que não constam no calendário, seguindo uma orientação médica.
Vacinação para viagens
Ao viajar para o exterior, bebês de 4 semanas já podem receber as primeiras vacinas, antes consulte o seu médico.
Para saber quais vacinas o seu filho deve tomar ao viajar para o exterior, basta acessar o site do Centro de vacinas específico para viagem o GGD Reis Vaccinaties. (link)
Passo-a-Passo da verificação das vacinas à marcação da consulta
Resolvi montar um passo-a-passo para ajudar as mamães que acabaram de chegar e ainda não estão familiarizadas com a língua holandesa.
Entra no site (link acima), clique na opção “Vaccinatie Advies per land” da página principal.

Seleciona o país para onde vai viajar.
O site irá mostrar-lhe diversas sugestões de vacinação para o país selecionado. Contudo, antes de sair a vacinar o seu filho, consulte o seu médico e siga as orientações dele.
Agora que já sabe quais vacinas o seu filho deve tomar, faça a marcação e confira o preço da vacina.
Para fazer a marcação
Na página principal selecione “Een Afspraak Maken”, escolha a sua região.
A partir daí cada região tem um processo diferente, mas basicamente irá escolher uma data, selecionar a duração da viagem, incluir o nome da criança e pronto.
Agora é só comparecer no dia marcado!
Para saber o preço
Na tela principal do site clique na opção “Vaccinatie wat zijn de kosten?”,

Clique na opção “Tarievenlijst” que fica dentro da opção “Vaccinkosten” e selecione a sua região.
Os valores mudam conforme a região, alguns seguros de saúde reembolsam o valor pago, verifique junto ao seu plano.
Sites utilizados como referência para elaboração deste post:
https://rijksvaccinatieprogramma.nl/
https://www.ggdreisvaccinaties.nl/
Quero agradecer aos seguidores pela sugestão do tema.
E você, quer também sugerir um tema?
Manda uma mensagem quem sabe o próximo post seja uma sugestão sua!
Espero que tenham gostado!
Te vejo no próximo post!