Entre Agosto e Setembro é o período de volta às aulas na Holanda. Depois de 6 semanas de férias de verão a vida volta à rotina e isto inclui as atividades extracurriculares infantis.
As escolas básicas por aqui são em sua maioria gratuitas. Os pais pagam um pequena contribuição anual, apenas para cobrir gastos com passeios e festas escolares.
Devem se preocupar em comprar apenas uma lancheira ou uma mochila nova, caso não queiram usar a mesma do ano anterior. Por aqui, não existem uniformes ou lista de materiais gigantes como no Brasil.
Se você quiser saber como funciona as escolas na Holanda sugiro ler os meus textos: “O sistema de ensino holandês” e “Os meus filhos não falam holandês e vão para uma escola holandesa. E agora?”
Mas neste texto quero falar sobre um custo adicional nem sempre discudido: As atividades extracurriculares infantis na Holanda.
A Holanda é considerada pela Unicef um dos melhores países para uma criança viver. Sendo assim, não é nenhuma surpresa que existam muitas atividades fora da escola para as crianças.
Muitas delas são gratuitas e fornecidas por centros comunitários ou museus. Contudo, existem aquelas atividades que os pais devem pagar.
Mas afinal, o que são atividades extracurriculares infantis?
São consideradas atividades extracurriculares todos os cursos, oficinas e outras iniciativas que preenchem o tempo livre das crianças após a escola e por meio das quais elas podem adquirir conhecimentos diferenciados.
Apesar de não serem obrigatórias, essas atividades são excelentes oportunidades para aprender conteúdos que vão além da sala de aula ou que podem complementar as disciplinas da escola, garantindo uma formação ainda mais completa.
Agora que já definimos o que vem a ser atividades extracurriculares, vou colocar para vocês as atividades mais comuns na Holanda para as crianças.
Elaborei um infográfico com o nome das atividades extracurriculares em holandês e os valores cobrados por criança para cada atividade.
Os valores bases são das cidades de Naarden e Bussum e podem sofrer variações conforme a região, a escola e idade das crianças. Por isso, resolvi tomar como base de valores, atividades para crianças na faixa etária dos meus filhos que está entre 8 e 12 anos.
As inscrições nas escolas, associações e clubes são feitas diretamente nos sites. A maioria das escolas oferecem uma “proefles”aula teste gratuita. As atividades populares constumam ter fila de espera, por isso é super recomendável fazer sua inscrição antes das férias de verão para garantir a vaga.
Espero que estas informações possam ajudar na busca para uma atividade extracurricular para suas crianças.
Te vejo no próximo post!
Siga as nossas nas redes sociais.
2 respostas
Melissa, que blog incrível, sou professora e acabei de chegar em Utrecht, obrigada pela sua disponibilidade em compartilhar sua experiencia conosco. Seria um prazer conhecê-la, Obrigada, Sarah
Olá Sarah,
Obrigada pelo carinho, fico feliz que gostou do blog.
Quando eu for em Utrecht quem sabe não tomamos um café.
Abraços e seja bem-vinda na Terra dos Moinhos
Melissa