A importância histórica de Breda para a Holanda, remota a guerra dos 80 anos entre a Holanda e a Espanha, onde a cidade fazia um papel central por ter uma posição estratégica, além de ser lar da família Nassau, os ancestrais da família real holandesa.
Breda já foi eleita o melhor centro de cidade, devido sua importância histórica, aliada a natureza e canais que cercam a cidade.
Alguns pontos turísticos importantes de Breda:
1.Grote Markt
O centro da cidade é encantado, cheio de charme e deliciosos bares e restaurantes. Além de uma das sorveterias mais badaladas da cidade a Scoops com filas gigantes para apreciar suas iguarias.
2.Igreja Onze Lieve Vrouwekerk
Assim como a maioria das catedrais na Holanda, tem uma arquitetura gótica incrível. Sua torre de 97 metros e muita história. Essa começou a ser construída em 1410 e foi finalizada somente em 1468, mas como a torre caiu, tiveram que refazer e ficou pronta novamente em 1547. Para a Torre é necessário comprar seu ingresso na bilheteria.
3. Stadspark Valkenberg
Perto da estação central tem um parque lindo, cheio de verde e laguinho com patinhos. Bem cenário de filme de sessão da tarde. Cheio de gente durante o verão que fica esticado na grama aproveitando o sol, ou lagarteando como todo bom holandês.
4. Kasteel van Breda
Próximo ao parque Valkenberg, fica o castelo de Breda que já foi uma residência da família real, mas desde 1828 faz parte da Royal Military Academy, ou seja, uma academia militar, não é aberto a visitação, pelo menos não vi nenhuma informação.
5. Begijnhof
Um complexo de 29 casas cercadas por muros e entre elas um jardim lindo, antigamente era uma espécie de convento para mulheres religiosas. Atualmente é uma área residencial, há uma pequena igreja. Existem placas de silêncio por toda a vila.
Localização: Catharinastraat 45.
Breda é tão charmosa que somente dar uma volta na cidade já vale muito apena.
Essa foi mais uma cidade do Projeto Viajando por 40 cidades da Holanda que tem como objetivo mostrar um pouco da Terra dos Moinhos.
Te vejo no próximo post!
Abraços
Melissa