Considerada a quinta maior cidade da Holanda, Eindhoven tem mais de 200.000 habitantes. Conhecida como um centro de tecnologia e design, a cidade cresceu em volta da maior empresa da região e mundialmente famosa, a empresa Philips de produtos eletrônicos.
A cidade tem a sua história e desenvolvimento totalmente relacionada a empresa. Atualmente também é sede de várias outras empresas importantes para economia holandesa. É considerada um centro tecnológico europeu. E na última década tornou-se a capital do design holandês.
A comunidade brasileira na cidade é uma das maiores da Holanda, muitos vieram para trabalhar nas empresas de tecnologia.
Embora não esteja realmente no mapa turístico, a cidade tem uma mistura entre o antigo e moderno e merece uma visita.
A maior parte das atrações turísticas estão no centro da cidade, mas alguns passeios interessantes estão em uma distância razoável do centro.
1.Estádio e museu do PSV (ou Philips Sport Vereniging)
Criado para os operários da Philps, em 1913, o clube desportivo é um dos principais clubes da Holanda. Nele já jogaram grandes nomes do futebol brasileiro como Ronaldo Fenômeno, Romário, Vampeta entre outros.
A lista completa pode ser vista no museu do PSV, juntamente com a história do estádio. Seu hall da fama apresenta os maiores de seus torcedores e estrelas de destaque no campo desde a época em que o clube começou a funcionar até hoje.
2.Museu Philips
Conta a história da origem da lâmpada criada em 1891, por Gerard Phillips. O museu mostra a história de 125 anos de empreendedorismo e inovação e você pode aprender muito sobre as tecnologias inovadoras. No museu há um encontro fascinante entre passado, presente e futuro, um encontro único que se expressa através de exposições e elementos interativos e diversos jogos.
A história da empresa se confundi com a história da cidade. No longínquo ano de 1891, Frederik Philips e o seu filho Gerard criaram a Philips & Co., montava uma pequena fábrica de lâmpadas incandescentes, à qual viria a juntar-se Anton, outro filho do fundador.
Após uma grande encomenda para o Czar da Rússia, a empresa foi crescendo até se transformar na potência que é hoje. Uma empresa de sucesso que ampliou suas atividades com diversificação de produtos que vão desde máquinas de barbear a televisões, entre outros equipamentos menos conhecidos, nomeadamente de uso médico.
3.Centro da cidade
Com uma variedade enorme de lojas, o centro comercial da cidade de Eindhoven é incrível. Mas com certeza, algo que chama atenção é a arquitetura de alguns prédios na praça September Plein.
Um deles é o The Blob, projetado pelo renomado arquiteto italiano Massimiliano Fuksas, o edifico de 25 metros de altura, feito de aço e vidro.
4.Flying Pins
Essa obra virou ponto turístico na cidade. 10 pinos de boliche e uma bola chamam atenção para quem passa pela rua John F. Kennedylaan, Projetada pelos escultores Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen no ano 2000.
5.Igreja Sint Catharinakerk
A igreja foi projetada por Pierre Cuypers em 1861, mas só foi concluída 6 anos depois. Em 2003, em sua restauração foram encontrados esqueletos durante as escavações na praça e que hoje estão expostos no seu interior.
6.Parque Stad Vondelpark
Ponto de encontro das famílias nos finais de semana, muitos utilizam para fazer atividades físicas ou simplesmente se reconectar com a natureza. Um oásis verde no meio da cidade.
Essa foi mais uma cidade do Projeto Viajando por 40 cidades da Holanda que tem como objetivo mostrar um pouco da Terra dos Moinhos.
Te vejo no próximo post!
Abraços
Melissa