Não foi a primeira vez que fui em Den Haag, mas desta vez fiz questão de olhar a cidade como turista. No Brasil conhecemos como Haia, em inglês é The Hague, mas o nome oficial é Den Haag (holandês).
Ela é a terceira maior cidade da Holanda. Apesar da capital ser oficialmente Amsterdam, é em Haia que ficam os principais órgãos do governo e sedes administrativas do país, incluindo a residência e local de trabalho do rei.
A atmosfera da cidade é cosmopolita, na rua você escuta diferentes línguas. Irei colocar os principais pontos turísticos, mas apenas passear pela cidade já é uma delícia.
1) Palácio da Paz
Vamos começar pelo mais famoso ponto turístico o Palácio da Paz ou Vredespaleis.
A cidade tem o apelido de Cidade da Paz e Justiça, pois nela se encontra o único prédio judicial da ONU localizado fora de Nova York, o Tribunal Internacional de Justiça, (Vredespaleis) ou Palácio da Paz.
Ele abriga a sede de Direito Internacional, o Tribunal Internacional de Justiça (principal órgão da ONU) e o Tribunal Permanente de Arbitragem, além de muitos outros órgãos de importância internacional.
Quando eu fui não foi possível fazer o passeio guiado, mas alguns finais de semana do ano e durante o verão isso é possível. Recomendo entrar no site e se informar a disponibilidade e preços.
Mas só de estar em frete ao prédio e saber da importância dele na história do mundo já vale a pena.
2) Binnenhof e Parlamento
Aqui é onde acontece os mais importantes fatos políticos da Holanda. Local de trabalho do primeiro ministro e sede do parlamento holandês.
É um conjunto de prédios cercados, onde bem no centro do pátio, estão uma fonte dourada datada de 1600 e o prédio intitulado de Ridderzaal (o Grande Salão ou Salão do Cavalheiro), local de onde o rei Willem-Alexander faz o seu discurso anual no Prinsjesdag (Dia do Príncipe).
3) Museu Mauritshuis
Com certeza você já ouviu falar do Maurício de Nassau que foi governador das colônias holandesas no nordeste brasileiro. Este museu foi a casa do antigo governador, depois de retornar à Holanda.
Algumas obras importantes e famosas estão neste museu, como “A Moça do Brinco de Pérolas” de Vermeer, 16 quadros de Rembrandt entre outros dos mais famosos artistas holandeses.
Além de várias pinturas e quadros que retratam o cenário Brasil colônia com o quadro de Frans Post, “A Ilha de Itamaracá no Brasil”, um dos primeiros retratos feitos do Brasil e da América.
O museu fica aberto o ano todo, em custa em média 17 euros para visitar. Verifique o site oficial do museu para se programar.
4) Palácio Noordeinde
Sinceramente quem me falou da importância deste palácio foi minha filha de 11 anos, pois eu estava mais maravilhada com as lojas chiques, boutiques de grifes e cafés que ocupam a rua do palácio que quase deixei passar.
Discreto mais lindo o Palácio Noordeinde está localizado no coração de Haia, no bairro de mesmo nome. No passado ele já foi usado como residência real, mas atualmente é o local de trabalho do rei Willem-Alexander. Por estar ainda em funcionamento, a visita ao interior não é permitida.
A famosa carruagem do rei, usada em cerimônias especiais fica neste Palácio. Ali também acontece encontros oficiais com embaixadores de todo mundo.
5) Praia de Scheveningen
A praia de Scheveningen tem 11km de extensão e é uma das mais famosas da Holanda. Lá acontece o famoso mergulho gelado do ano novo. No Pier tem uma roda gigante que tem uma vista incrível, além de um bungee jump para os mais corajosos.
Nada melhor do que se sentar em uma das várias barracas da orla, seja no inverno ou no verão. E para a criançada tem como visitar o aquário “Sea Life” um dos maiores da Europa e várias outras atrações para se divertir.
6) Parque Madurodam
Este é um ícone holandês, um museu a céu aberto que reúne réplicas dos principais pontos turísticos de toda a Holanda em uma escala 1:25. Vale a pena a visita, confira mais sobre este parque no meu texto dos 05 Passeios com crianças em cidades da Holanda.
Essa foi mais uma cidade do Projeto Viajando por 40 cidades da Holanda que tem como objetivo mostrar um pouco da Terra dos Moinhos.
Te vejo no próximo post!
Abraços
Melissa