Rota da Alsácia: Estrasburgo a Colmar, com parada em Luxemburgo – Uma Viagem imperdível na Europa

Ponto de partida Holanda

Na Holanda temos em torno de 6 férias escolares. As férias mais longas são as de verão que ocorrem entre os meses de julho e agosto. Em segundo lugar as férias de Primavera que coincide com os meses de vários feriados nacionais (maio) e as vezes com a Páscoa (abril). Cada região do país sai em períodos diferentes para que não ocorra um grande congestionamento.

Resolvemos sair de férias de última hora e devido aos altos preços da temporada e a incerteza do fator sol, não queríamos arriscar e ir para países ensolarados como a Espanha e Grécia e passar frio. Lembrei da região da floresta negra da Alemanha e do famoso parque Europa Park, vou fazer um texto sobre isso.

Porém resolvi acrescentar na viagem uma rota cultural e mais adulta daí surgiu a ideia de passear por Luxemburgo, Estrasburgo e seguir a rota de vinho na França até a pequena cidade de Colmar.

Luxemburgo

Luxemburgo é um país pequeno, mas encantador. A capital do país é conhecida por sua bela arquitetura, suas fortificações históricas e suas pontes impressionantes, como a Ponte Adolphe e a Ponte Grande-Duchesse Charlotte.

Passeamos pelo centro e vimos do lado de fora a Casemates du Bock, essas antigas fortificações são Patrimônio Mundial da UNESCO e oferecem vistas panorâmicas da cidade de Luxemburgo. As Casemates são túneis e passagens subterrâneas que foram usadas para defender a cidade durante séculos.

As praças D’Armes e Guillaume II mostram a beleza da arquitetura da capital. Agora, você não pode perder a vista do Monument du Souvenir, uma praça com diversas atividades e comidinhas que oferece uma vista espetacular. Próximo a essa praça está a Cathedral Notre Dame de Luxemburgo, cuja visita é gratuita e que realmente vale a pena.

Outro ponto turístico interessante é o Palácio Grão-Ducal, residência oficial do Grão-Duque de Luxemburgo. Este palácio é um símbolo da monarquia do país. Embora nem sempre esteja aberto ao público, é uma estrutura impressionante para ser admirada do lado de fora.

Uma tarde é suficiente para ver Luxemburgo; não recomendo ficar na região para dormir. Aconselho a pernoitar em um vilarejo na França. Como nosso destino final era o Europa Park, decidimos nos hospedar na Alemanha e, no dia seguinte, voltar e fazer a rota de Estrasburgo até Colmar, na região da Alsácia, na França.

Roteiro da rota do vinho na região da Alsácia

A Alsácia é uma região histórica localizada no leste da França, conhecida por sua bela paisagem, sua rica cultura e sua reputação como produtora de vinhos de alta qualidade. A região é marcada por suas cidades encantadoras, vilarejos pitorescos, vinhedos deslumbrantes e uma mistura única de influências francesas e germânicas, já que fica na divisa entre esses dois países.

A rota de Estrasburgo até Colmar tem apenas 72 km, mas a beleza está no caminho. Existem vários castelos e vinícolas, e durante essa viagem nós paramos nas cidades de Estrasburgo, Riquewihr, Hunawihr, Ribeauvillé, Colmar, e fizemos uma paradinha no Château du Haut-Koenigsbour.

Estrasburgo – França

Estrasburgo, uma cidade encantadora localizada no leste da França, na região da Alsácia, é conhecida por sua arquitetura única, sua rica história e seu papel como sede de importantes instituições europeias. À primeira vista, parece uma cidade grande sem muitos atrativos, mas quando você começa a andar pela parte antiga da cidade, fica surpreso.

Estacionamos num shopping perto da Galeria Lafayette e fomos caminhando até a praça Kléber. Dali, seguimos para a maravilhosa Catedral de Estrasburgo. A grandiosidade e a beleza da arquitetura desta catedral se comparam à Catedral de Notre Dame de Paris. Este magnífico exemplo de arquitetura gótica é um dos marcos mais impressionantes da cidade, com sua fachada ornamentada, torres altas e vitrais. A visita ao interior da catedral é gratuita, mas caso queira subir na torre, o ingresso custa 5 euros.

Da Catedral, fomos andando para a parte antiga da cidade. Tive a sensação de estar em uma vila alemã, apesar de estar no solo francês. Chegamos justamente no bairro chamado Petite France, ou La Petite France. Este bairro pitoresco e histórico é conhecido por suas casas de enxaimel coloridas, ruas de paralelepípedos e canais.

Outro ponto histórico é a ponte coberta (apesar de não ser coberta). Esta ponte remonta ao século XIII e faz parte das antigas fortificações da cidade. As duas partes da ponte oferecem vistas dos canais e do centro histórico de Estrasburgo.

Château du Haut-Koenigsbourg

É um castelo medieval imponente localizado na região da Alsácia, a poucos quilômetros da cidade de Estrasburgo. Situado em uma colina alta com vista para as planícies da Alsácia, este castelo oferece vistas panorâmicas deslumbrantes e é um dos pontos turísticos mais populares da região. A visitação no interior dura em torno de 2 horas, e você pode reviver a era medieval. No entanto, nós resolvemos apenas apreciar a vista e seguir viagem. Meu objetivo principal era tomar vinho e conhecer outras cidades da região. A vista lá de cima vale a visita.

Riquewihr – França

A primeira taça de vinho foi neste vilarejo pitoresco da região, com suas ruas estreitas e sinuosas, suas casas de enxaimel bem preservadas e suas vinícolas tradicionais. Riquewihr é conhecida por seus vinhos brancos, em particular o Riesling e o Gewürztraminer. É bem pequeno, mas vale uma parada.

Hunawihr – França

Este vilarejo fica entre as cidades Riquewihr e Ribeauvillé, lindo e muito charmoso. Ele é o berço de vários vinhos premiados da França. Paramos numa vinícola na cidade, mas não tive uma boa experiência no atendimento.

Ribeauvillé – França

Ribeauvillé é um cenário de conto de fadas devido à sua arquitetura pitoresca e charme medieval, que lembram muito as paisagens vistas em muitos filmes de contos de fadas. Dizem que o cenário da vila do filme A Bela e a Fera foi inspirado nesta cidade.

Com suas casas de enxaimel coloridas, ruas estreitas e muralhas antigas, ela é frequentemente visitada por turistas em busca de uma experiência autêntica na região. Foi a cidade que mais gostei. Tanto que, quando cheguei na próxima cidade, Colmar, fiquei decepcionada. Nenhuma outra conseguiu me impressionar tanto quanto a pequena Ribeauvillé

Colmar – França

Finalmente, chegamos na famosa Colmar, última cidade da rota da Alsácia e uma das mais conhecidas, quer seja pela beleza dos mercados de Natal, quer seja por ser a cidade onde nasceu o escultor que criou a Estátua da Liberdade de Nova York.

Ao chegar na cidade, não tive uma boa impressão. Esperava uma beleza arquitetônica no estilo renascentista e canais maravilhosos que deram o apelido de Veneza francesa. Encontrei um centro urbano movimentado e sem glamour. Somente depois de andar bastante e encontrar o centro histórico é que a paisagem começou a mudar. As lindas casinhas coloridas de enxaimel, um labirinto de ruas de paralelepípedos, praças pitorescas e edifícios históricos, incluindo a igreja gótica de Saint-Martin e a prefeitura renascentista, justificaram a fama da cidade.

Passamos pelo mercado coberto, também conhecido como mercado de alimentos de Colmar, o Marché Couvert de Colmar, e também pelo museu Bartholdi. Este museu dedica-se ao escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi, mais conhecido por criar a Estátua da Liberdade. O museu exibe uma coleção de suas esculturas, desenhos e documentos pessoais, oferecendo uma visão fascinante da vida e obra do artista.

O mais legal é que durante o trajeto, você consegue ver o caminho em pequenas marcações no chão de paralelepípedo. Nossa caminhada pelo centro foi interessante, mas estávamos em busca do famoso bairro La Petite Venise. Essa pitoresca área ao longo do rio Lauch é conhecida como “Pequena Veneza” devido às suas casas coloridas de enxaimel e aos seus encantadores cafés e restaurantes à beira da água. É um dos locais mais fotogênicos de Colmar e um lugar encantador para passear.

Porém, trata-se de duas ruas apenas dignas de espaço no Instagram; os demais pontos não têm nada de especial. Talvez, seja porque meu grau de comparação estava muito elevado, depois de passar pela cidade de Ribeauvillé.

De volta à Alemanha

No final do dia, voltamos para o nosso hotel na Alemanha. Vou contar sobre os passeios na Floresta Negra, o Europa Park e a minha visita à Suíça num próximo texto, pois este já ficou enorme. Caso queira ver fotos e vídeos deste passeio, acompanhe o meu Instagram, o Melissa na Holanda. Por lá, posto com mais frequência sobre a vida na Holanda e passeios na Europa

Te vejo no próximo post!