Ter uma amiga blogueira que dá dicas de passeios no país onde você mora é igual MasterCard não tem preço. Semana passada minha amiga Robbie do site Holandesando.com meu deu um presente ao postar um artigo sobre o Mercadão de Markthal. Ela listou 10 motivos para visitar o Markthal em Roterdã. Nunca tinha ido no centro de Roterdã e também não conhecia esse mercado. Anotei as dicas dela e resolvi conferir de perto, afinal como toda boa mineira precisava ver para crer.
1.O Markthal é um mercado único no mundo
Concordo. No primeiro momento você acha que é só mais um mercado, afinal são barracas que vendem produtos variados. Mas a atmosfera do lugar é diferente, você se encanta com a beleza da estrutura, escuta diferentes idiomas ao passar pelas pessoas e fica impressionado com a organização holandesa.
- É um ícone de Roterdã
Confirmado. A arquitetura é simplesmente maravilhosa. O mais engraçado que ficava me lembrando do trecho do post da Robbie que falava sobre as pessoas que viviam nos apartamentos em cima do mercado. A curiosidade para saber como são os apartamentos por dentro me consumiu durante todo passeio.
- É rodeado de vizinhos famosos
Confirmado. Ao ver o prédio Lápis e a Casa Cubo sabia que estava no lugar certo. E depois ao passear em torno do mercado encontrei a única igreja da Idade Média em Roterdã que a Holandesando indicou, pena que estava fechada. Fora do mercado também tem uma feira de rua muito bacana e se andar um pouquinho mais irá encontrar o centro comercial de Roterdã onde fica as principais lojas da cidade.
- O Markthal tem comidinhas do mundo inteiro
Confirmado. Não há dieta que resista, comida árabe, italiana, chinesa, japonesa. Acho que faltou um restaurante brasileiro para fechar com chave de ouro o passeio.
- Várias holandesices gastronômicas num só lugar
Confirmado. O problema é que cada barraca oferece uma enorme variedade de queijo para degustação ou seja, torna a escolha do queijo para se levar para casa uma tarefa difícil.
- Você vai encontrar frutas exóticas – inclusive do Brasil
Confirmado. Pensa numa pessoa feliz comprando coco e manga doce.
- Tem a “Capela Sistina” de Roterdã
Confirmado. Perfeita! A simplicidade de colocar no teto do mercado uma bela pintura dos objetos vendidos no local deu ao lugar uma identidade visual única.
- Tem o único restaurante italiano do Jamie Oliver na Holanda
Sim tem, mas eu não fui. Esse item fica para a próxima visita.
- Você faz uma viagem no tempo na escada rolante
Confirmado. Essa parte foi divertida, pois dei uma de guia turística para o marido, apresentando os objetos arqueológicos encontrados durante a construção.(Valeu Robbie!)
- Chegar ao Markthal é divertido
Não consegui ver a escada-piano pois não usei o metro, fui de carro. Sendo assim, conheci o estacionamento do mercado: gigante, moderno, organizado e relativamente barato por ser no centro da cidade. E caso queira pode comprar o ticket pela internet e economizar.
Quer saber mais sobre esse mercado típico holandês? Recomendo a leitura do post do site Holandesando.com
Eu adorei e confirmei todas as dicas. Valeu a pena o passeio e a leitura!
E você? Tem dicas de passeios para compartilhar? Conta pra gente!
Beijocas e te vejo no próximo post. Mas antes veja as fotinhas do mercado 🙂
4 respostas
Você leu meu pensamento! Vi esse post no Holandesando e fiquei me coçando para ir…. Não quer voltar não? Vamos comigo!
Vamos sim! Preciso tirar umas fotos de lá. A minha versão fotógrafa ficou encantada. Mas antes a versão mãe precisa ter um tempo livre, os anjinhos estão de férias. kkk
Fascinante… um destino que vale mesmo a pena… também passei por lá…
https://ateondevaioumbigo.wordpress.com/2017/03/09/diario-de-bordo-altos-e-baixos-iii/
Vitor, eu também adorei! E acho que é um passeio que vale a pena. Obrigada, por acompanhar o blog. Beijocas Melissa