Aprender um novo idioma pode ser fácil para algumas pessoas, mas para mim sempre foi algo difícil. Quatro anos de inglês e falo o básico; um ano de croata e só consigo manter um diálogo simples. E agora, mais um desafio falar o HOLANDÊS. Socorro, pare o mundo que eu quero descer!
Quase todo holandês fala inglês perfeitamente, ou seja você consegue viver tranquilamente no país apenas com o inglês. Porém, caso queira se integrar com a comunidade local você terá que aprender o holandês, e no meu caso que não sou fluente em inglês, aprender holandês é uma questão de sobrevivência.
Ao chegar contratei uma professora holandesa para ter aulas em casa, confesso que foi muito eficiente para aperfeiçoar o meu inglês, pois as aulas eram nessa língua. Contudo, o aprendizado da língua holandesa ficou bem limitado a gramática, acredito que foi pelo tempo restrito, apenas uma vez por semana devido os custo das aulas. Apesar do custo elevado, a professora particular ficava mais em conta do que os cursos ofertados pelo mercado. Aqui existe uma oferta muito grande de cursos de holandês, mas em sua maioria são caros.
Os melhores cursos são os das universidades, geralmente as aulas são diárias ou até 4 vezes na semana e com uma carga horária de auto-estudo bastante elevada. Por serem os melhores são também os mais caros, normalmente em torno de $ 1000,00 euros por nível. As escolas seguem o quadro europeu comum de referências para língua, dividido da seguinte forma:
Nível A – Básico | Nível B – Falante independente | Nível C – Falante proficiente |
A1 – Iniciante | B1 Intermediário | C1 Proficiência operativa eficaz |
A2 – Básico | B2 Usuário independente | C2 Domínio pleno (quase nativo) |
Algo que achei super interessante aqui foi o tempo de duração dos cursos, de forma geral o tempo médio é de três meses para cada nível. Ou seja, caso tenha tempo, dinheiro e disposição poderá chegar ao nível de proficiência em menos de 2 anos. No Brasil, um curso tradicional completo, pode levar até 06 anos.
O modelo de aprendizado que está funcionando no meu caso é o auto-estudo, ou seja estudar sozinha. Exige disciplina e determinação, mas dá resultado se mantiver o foco no seu objetivo. Cada pessoa tem uma forma de estudar, não sou especialista no assunto, mas vou contar o que está dando certo pra mim.
1) A escolha do material:
Livro – Fazer investimento em bons livros é essencial, para você ter uma noção correta das regras gramaticais da língua. Utilizo no momento o seguinte livro: Contact! (Nederlands voor anderstaligen) editora Intertaall, vem com CDs, livro texto e de exercícios, além de livro vocabulário.
Aplicativos de idiomas
Pagos – Uso o Rosseta Stone, o mais completo pois permite exercitar todas as habilidades de fala, escrita e audição. Além do Primesler com áudio de diálogos em holandês, excelente para ouvir enquanto faz outras tarefas (vida de mãe).
Gratuitos – Para aquelas horas vagas no celular use o Fabulo e Duolingo (neste último o idioma holandês só está disponível na versão inglês).
Sites gratuitos– Use e abuse da internet para aprender, existe vários sites gratuitos que te ajudam a aumentar o vocabulário. Segue exemplo de alguns que utilizo: Learndutch.org, NT2tallmenu.nl, gratisnederlandleren.nl. Além é claro do Youtube com sua vasta opções de vídeos aulas.
2) Planejamento do estudo
Programar o seu estudo é a parte fundamental do seu aprendizado, reserve pelo menos 30 minutos diários para estudar o idioma. Monte um esquema diário que se adapte a sua realidade de vida, não adianta fazer um esquema lindo e gigante e não colocar em prática. Eu já mudei o método várias vezes, pois colava o organograma na parede e fazia por uma semana quando percebia que não iria conseguir dar sequência, abandonava. Vou dividir com vocês o que estou utilizando no momento:
- Ler 30 palavras por dia e traduzir (repetir em voz alta 2 ou 3 vezes)
- Fazer uma lição de áudio por dia
- Fazer um texto com até 50 palavras que aprendeu por dia
- Fazer um capítulo de livro com exercícios.
Não garanto que funcione, pois ainda estou no processo de aprendizagem, mas serviu para aumentar bastante o meu vocabulário e já consigo entender frase simples. Considero importante também praticar a conversação com familiares, amigos ou participar de grupos comunitários com essa finalidade.
A batalha só começou ainda tenho muito que aprender, mas adoro desafios e sei que no final todo o sacrifício vai valer a pena. Espero ter ajudado com essas dicas.
E você, qual é o seu método de estudo para aprender holandês?
Conta para gente!
Te Vejo no próximo post.
Beijocas
13 respostas
Oi Melissa! Então, eu estou no nível A do holandês, mas no A2. Pra mim o holandÊs é um pouco mais difícil por causa da pronúncia. Eu falo alemão, num nível um pouco mais avançado e confesso que holandês tem uma gramática muito fácil se comparada com o alemão, muito fácil mesmo. EU assino várias páginas do facebook e do instagram em holandês, então todo dia leio alguma coisa, pelo menos. Faço duolingo também quando tenho tempo. E uma coisa que me ajuda bastante é o dicionário ilustrado da PONS, ele é dividido por temas e eu adoro! Todo dia estudo uma página, pelo menos. Meu livro de estudo no curso de holandês foi o ‘Nederlands in gang’ e gostei bastante também. 🙂
Domi, adorei suas dicas. Obrigada por visitar o blog. Vou procurar esse dicionário ilustrado da PONS. Beijocas e volte quando quiser 🙂
Domi (@poligloteando): onde compraste esse dicionário ilustrado da Pons?
O português utilizado é o de Portugal, não é?
André,
Eu vou entrar em contato com a Domi e te mando uma mensagem.
Adorei esse post! Eu faço curso mas é fraco e só uma hora por semana, então estou montando um planejamento para usar meu tempo no trem para estudar. Uma dica é o Michel Thomas, são audios que ensinam o holandês a partir do inglês. Eu gosto bastante e dá para usar quando estiver na fiets por exemplo. Ah eu estava procurando vlogs holandeses, quem sabe não praticando vendo coisa de maquiagem? rs Sabe de algum?
Amei a dica! Vou usar. Estou na luta para aprender essa língua. Sobre o vlogs eu não sei, mas vou dar uma olhada se eu achar te falo.Obrigada por visitar o blog! Beijocas e volte quando quiser. 🙂
Se você for no CITY HALL o governo te da curso de holandês gratuito! Fiquei fluent eem um ano com o curso deles e é muitooo bom!
Oi Emanuelle, eu já olhei, mas isso é apenas para moradores de Amsterdam. Na minha cidade não tem. Mas fico feliz em saber que conseguiu ficar fluente nessa língua. Eu ainda continuo na luta!!
Adorei a dica !!! Vou começar a estudar em casa !! Vou me esforçar o máximo , janeiro estou a viver aqui tenho que falar a língua holandesa 😘
Fico feliz que gosto! Boa sorte nos estudos.
Tudo bom, Melissa? Estou considerando aprender holandês agora (2022), há atualizações nas suas dicas? Obrigada!
Olá Karina,
A melhor serie de livros para mim foi a da editora Boom. Do resto as dicas ainda são válidas.
Abraços
Melissa
Super obrigada!!!