A Holanda tem diversos lagos e lagoas para passear nos finais de semana, alguns deles ficam em reservas naturais. Por isso, devido as medidas do Covid-19 é necessário verificar antes nos sites, se estes locais estão abertos à visitação.
1. Vlietland – Holanda do Sul
Vlietland é uma das maiores e mais atraentes áreas de esportes aquáticos, recreação e natureza da Holanda.
O coração de Vlietland é formado por três lagos com uma área total de aproximadamente 130 hectares. Ao seu redor existem florestas, riachos e áreas para banhos de sol.
E no verão, é aberto um parque aquático espetacular flutuante, que você pode usar por meio de pagamento de uma pequena taxa. Você também pode surfar, pedalar e andar de canoa.
Fica localizado entre as cidades de Leidschendam e Leiden.
2. Duinmeer Het Wed – Holanda do Norte
Duinmeer Het Wed é um lugar fantástico para passar um maravilhoso dia de verão com a família. É uma linda praia protegida, onde você costuma ficar protegido do vento.
As crianças podem brincar sem parar com água e areia, nadar no lago fechado, subir ou rolar pela duna alta. Uma desvantagem: não há bares de praia no lago, então você deve trazer sua própria cesta de piquenique.
Fica localizado em Bloemendaal.
3. Brielse Meer – Holanda do Sul
Próximo a Zelândia, fica localizado o lago recreativo Brielse Meer. Uma bela área de lazer de aproximadamente 800 hectares.
Além das muitas opções de passar o tempo livre em terra, a lagoa de 400 hectares oferece muitas oportunidades para a prática de esportes aquáticos, é adequado para surf, mergulho, vela, natação, pesca etc.
E você, ainda, irá encontrar uma área natural perfeita para trilhas e caminhadas, além de ciclismo e equitação que estão disponíveis ao redor do lago.
À partir de Brielse Meer, você pode navegar direto para o centro da cidade fortificada de Brielle para aproveitar a atmosfera do passado nesta bela cidade.
4. Maarsseveense plassen – Utrecht
Entre Utrech e Maarssen, está localizado um delicioso espaço ao ar livre para tomar sol e brincar na água. Ao redor do lago existe uma trilha pavimentada de pedestres e bicicletas de 5 km de extensão.
5. Tjeukemeer – Friesland
Há muitas histórias sobre a criação do maior lago da Frísia. O seu nome deriva da lenda popular sobre as irmãs Tsjûke e Marchje.
As irmãs tinham uma fazenda próximo onde agora é o lago. Numa noite quente de verão, a floresta ao lado de sua fazenda pegou fogo. O corrego ao lado da fazenda secou, pois não chovia há algum tempo.
Tsjûke e Marchje não tiveram escolha senão combater o fogo com baldes de leite fresco. Mas o calor evaporou imediatamente a umidade do leite, enquanto a gordura do leite inflamou ainda mais o fogo. As mulheres se separaram pela fumaça e pelo fogo, gritando desesperadamente o nome uma da outra.
Segundo a lenda urbana até hoje durante a noite pode-se ouvir os gritos. As irmãs estão representadas em estátuas à beira do lago.
Mas tirando a história de terror, o lago é maravilhoso!
Existem três ilhas desabitadas no Tjeukemeer. Duas delas – Marchjepolle e Tsjûkepolle – têm o nome de Tsjûke e Marchje. A terceira ilha é chamada: Ganzetippe.
As ilhas oferecem maravilhosas oportunidades para atracar, deitar na praia ou dar um mergulho refrescante. As possibilidades para esportes aquáticos são infinitas: do remo à vela e da pesca, à natação.
6. Leekstermeer – Drenthe
O Leekstermeer está localizado em Noordenveld, no início de Drenthe e é o maior lago desta província. Você pode caminhar, velejar e a uma curta distância de bicicleta, encontra o parque familiar Nienoord com vários escorregadores, castelos para escalada, castelos infláveis e carrosséis.
7. Geestmerambacht – Noord-Holland
Entre Heerhugowaard, Alkmaar e Langedijk, você encontrará uma enorme área de lazer com um grande lago onde você pode nadar, tomar sol e surfar. Ou fazer um churrasco no local apropriado.
Fica localizado em Klaregroetweg 1, Noord-Scharwoude.
8. Henschotermeer – Utrechtse Heuvelrug
No meio das florestas do Utrechtse Heuvelrug, você pode se divertir por horas. Flutuar sobre um colchão de ar ou jogar uma partida de voleibol na praia. Para as crianças, existem equipamentos de playground de madeira, como um navio pirata e vários playgrounds. No meio do lago, há uma ilha conectada à praia com pontes de madeira.
Fica localizado em Heygraeff 2, Woudenberg.
9. Toolenburgerplas – Hoofddorp
Neste lago você pode nadar, tomar sol e praticar esportes aquáticos. Há também muito o que fazer para as crianças, com um campo de futebol, quadra de basquete e um playgroud. Adeptos de desporto podem correr ou andar de patins à volta do lago. Um sistema TimePoint está disponível para que você possa medir seus tempos de volta através de um chip.
Fica localizado próximo ao distrito de Toolenburg em Hoofddorp
10. Grevelingenmeer – Zeeland
Este lago é o maior lago de água salgada da Europa Ocidental. As possibilidades são infinitas: mergulhar, flutuar no colchão de ar ou surfar, fazer remo, canoagem ou vela. Mas você também pode dar um passeio adorável até o farol ou o porto de Bommenede.
Fica localizado entre as ilhas de Goeree-Overflakkee e Schouwen-Duiveland.
11. Hemelriek – Drenthe
A água de cor tropical faz você se sentir em férias aqui. Hemelriek está localizado no meio da reserva natural de Hondsrug em Drenthe e é um lugar maravilhoso para se divertir por algumas horas. Para as crianças, há um playground e você encontrará um quiosque com algumas guloseimas.
O endereço é Houtvester Jansenweg 1, Gasselte
12. Uitgeestermeer – Noord-Holland
Escolha uma das praias, coloque sua toalha e aproveite. Neste lago você pode ter aulas de surf e vela ou alugar um barco. Crianças à partir dos seis anos de idade podem receber aulas especiais em um Kindervalk, um pequeno barco. Se você for ficar o dia todo, aproveite e faça um piquenique, pois não tem muitas opções de consumo.
Fica localizado em Lagendijk 33, Uitgeest
E você já conhecia esses lagos e lagoas? Se tiver mais algum para recomendar coloque nos comentários.
Te vejo no próximo post!
Atenção: Este conteúdo é de exclusividade do blog Melissa na Holanda e não pode ser reproduzido parcial ou integralmente sem autorização prévia. Caso queira referenciar o conteúdo abordado neste artigo, pode-se utilizar um link para a matéria.