Viajando por 40 cidades da Holanda – 1ª parada: Maastricht

Objetivo do projeto Viajando por 40 cidades da Holanda

Hoje o blog Melissa na Holanda completa um ano. Tudo começou com a necessidade de contar aos meus familiares todas as minhas descobertas vividas do outro lado do Atlântico. E depois fui percebendo que as minhas experiências estavam ajudando outras pessoas a terem uma ideia de como é viver na Terra dos Moinhos.

A paixão por escrever começou a ganhar força e a dividir espaço com outra paixão, a fotografia. E para comemorar o aniversário do blog e iniciar as comemorações do meu aniversário de 40 anos,  que será em 2018, resolvi montar o projeto “Viajando por 40 cidades da Holanda”, que consiste em conhecer e fotografar 40 cidades holandesas.

O principal formato de divulgação será através do blog Melissa na Holanda, mas você também poderá ver as dicas de viagem e fotos das cidades visitadas pelo Instagram  e a Fanpage 

 

Primeira cidade visitada do projeto: Maastricht

O primeiro destino dessa aventura foi Maastricht. Uma linda cidade ao sul do país com um filho ilustre que representa a música clássica André Rieu.  É uma das cidades mais antiga da Holanda, capital da província de Limburgo, o seu valor cultural e histórico é impressionante.

Praça Vrijthof  em Maastricht

O nosso passeio começou pela praça central chamada de Vrijthof, a cidade foi construída em torno desta praça, com diversos bares, cafés e restaurantes a praça é o coração da cidade.

 

Praça de Vrijthof na cidade de Maastricht
Praça Vrijthof

 

Basílica de São Servácio em Maastricht

Nela encontramos a fabulosa basílica de São Servácio em estilo românico, que demostra toda a majestade das antigas construções da cidade. Ali se encontra o túmulo de São Servácio,  primeiro bispo de Maastricht que teve um papel importante para sua época.

 

Basílica de São Servácio em Maastricht
Basílica de São Servácio

 

 

Basílica de Nossa Senhora em Maastricht

Outra igreja belíssma é a Basílica católica de Nossa Senhora que remota ao século XI, a força da sua história fica evidente já na sua fachada.  No dia em que fomos estava fechada, então não conseguimos ver a estátua da Nossa Senhora, conhecida como milagrosa. A praça que fica em torno da basílica é linda e também repleta de cafés, tem uma sorveteria italiana fantástica.

 

Basílica católica de Nossa Senhora em Maastricht
Basílica católica de Nossa Senhora

 

Câmara Municipal em Maastricht

Em frente a Câmara Municipal estava acontecendo uma feira de rua que vendia desde frutas até objetos antigos. Ao redor da praça onde fica a Câmara existem vários bares, cafés e restaurantes. Almoçamos em um desses restaurantes,os preços são médios, pagamos em torno de $ 50 euros incluindo bebidas (sucos e choppe), uma média excelente para dois adultos e duas crianças.

 

Ponte Sint- Servaasbrug em Maastricht

Agora quero gastar uma pouco da minha pesquisa histórica para falar da ponte Sint-Servaasbrug, segundo a lenda é uma das pontes mais antigas da Holanda. Um linda ponte de pedra construída no século XII, liga os dois lados do rio Mosa, “a ponte” como era chamada antes dos anos 30, foi construída pelos romanos e no ano de 1275 sofreu um forte dano, sendo reconstruída em arcos de pedra da forma que conhecemos atualmente.

A ponte é uma referência turística de Maastricht, conhecer a cidade significa obrigatoriamente conhecer a ponte. No seu entorno dá para apreciar a sua beleza tomando um excelente café ou aproveitando o sol nas margens do rio Mosa.

 

Ponte Sint- Servaasbrug em Maastricht
Ponte Sint- Servaasbrug em Maastricht

 

Como chegar em Maastricht?

Fizemos esta viagem de carro em um único dia, mas existe uma linha de trem saindo de Amsterdam Central, cuja viagem dura no máximo 3 horas, ou seja dá para fazer um bate e volta e conhecer os principais pontos da cidade. Mas se quiser conhecer os vinhedos, os museus e as cavernas de São Pedro, recomendo pernoitar na cidade.

Todos os anos, no verão, acontece na cidade, um concerto de André Rieu, na praça de Vrijthof. Minha irmã veio especialmente do Brasil para assistir um destes concertos e recomenda, mas a hospedagem nessa época fica um pouco mais cara, então programe-se com antecedência.

Um dica fundamental é pegar um mapa da cidade no Centro de Atenção ao Turista, logo que chegar à cidade, lá você  também encontra diversos suvenirs para levar de lembrança.

 

E você já conhecia a cidade de Maastricht? Conta pra gente!

Te vejo no próximo post.

 

 

Compartilhe isto:
Melissa

Melissa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA & COMPARTILHE

QUEM ESCREVE

Olá ! Eu sou Melissa, amo escrever e contar histórias. Por aqui, você vai conhecer a Holanda através dos meus olhos, a minha visão sobre as doçuras e amarguras de viver em outro país.

melissa na holanda

SAIBA O QUE ACONTECE NA HOLANDA

NOVIDADES

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Melissa na Holanda

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo