Os meus filhos não falam holandês e irão para uma escola holandesa. E agora?

A resposta a esta pergunta é bastante complexa, pois envolve vários outros fatores, como o tipo de escola, a alfabetização da criança na língua portuguesa, a idade da criança, as características emocionais da criança, os motivos que levaram a família a se mudar, a adaptação delas no país.

Devido a tantas particularidades é impossível ter uma resposta que abrange todos os cenários. Então, resolvi colocar a minha experiência como mãe de dois, entre 5 e 7 anos, que foram para uma escola católica de ensino básico tipicamente holandesa com quase nenhum estrangeiro.

Na Holanda existem escolas especiais preparadas para o recebimento de crianças estrangeiras, onde elas permanecem por um ano com intuito de aprender a língua neerlandesa. Entretanto, as minhas crianças não foram, pois não havia uma escola deste tipo nas proximidades da nossa residência.

Volta as aulas na Holanda

O funcionamento do sistema de ensino holandês e os diferentes tipos de escola que existem no país, estão no meu post sobre Sistema de ensino holandês, mas agora vou colocar perguntas básicas que podem ajudar no cotidiano da vida escolar,  ou seja, este texto será em formato de perguntas e respostas, sobre dúvidas que eu tive e que outras mães amigas tiveram ao chegar na Terra dos Moinhos, com crianças em idade escolar.

Vale ressaltar que são experiências pessoais. Não quero em hipótese alguma determinar que as respostas são iguais para todas as família. Quero convidar  você leitor, que tem alguma pergunta que não esteja nesta relação que  me envie a sua questão para que eu a inclua numa nova versão deste post.

Após a escolha da escola e da matrícula feita, chegou o grande dia, a volta `as aulas. E agora?

Qual o material escolar comprar? O que devo levar?

Não tive que comprar nenhum material escolar como lápis, caderno. As minhas únicas aquisições foram as mochilas e as lancheiras. Que podem ser encontradas nas grandes lojas de departamento ou de brinquedos como: Xenos, Hema, Blokker, Action, Intertoys.

Qual comida eu coloco na lancheira?

A escola dos meus filhos não fornece comida, ou seja, os pais devem providênciar dois lanches para o dia. O primeiro composto de uma fruta e uma bebida que pode ser água ou suco. O segundo lanche deverá ser mais completo, pois em alguns casos será o substituto do almoço, devido ao horário de permanência na escola.

Na lancheira, eu coloco pão com requeijão, queijo, presunto, pepino, tomate, cenoura, pistache, amêndoas, entre outros alimentos e mais uma bebida.

Cada escola tem regras de alimentação e existe uma lista de produtos proibidos.Sugiro que você pergunte no ato da matrícula onde encontrar as regras da sua escola. E lógico, considere também o gosto alimentar do seu filho.

E se a criança tiver fome e sede ou quiser ir no banheiro?

Na sala da minha filha de 5 anos existem placas com desenhos, onde a criança pega e mostra quando tem vontade de ir no banheiro. Mas, mesmo assim, eu avisei as professoras no primeiro dia de aula o significado das palavras “xixi” e “cocô”, “banheiro”, “água”.

Para o meu filho de 7 anos eu traduzir pequenas frases referente as necessidades acima e coloquei em pequenos papéis, era só ele mostrar para a professora. Em 3 dias já não precisou mais do papel.

Como é a comunicação do professor com os pais?

No Brasil as escolas usavam agendas individuais para o contato com os pais, aqui usam o grupo de whatsapp. Mas são apenas para informativos da professora (o) , ou seja, nada de passar informação que não esteja dentro do contexto escolar, caso contrário poderá receber uma mensagem até rude de outros pais. Alguns pais criam grupos de integração entre os pais da sala de aula, os chamados hulpouders, contudo permanece a regra da ponteração do assunto.

 Para que serve os sacos grandes para colocar as mochilas?

Chamados de “licesafe”, são para evitar piolhos. Nesta terra fria é uma praga muito comum, pois piolhos adoram os ambientes quentinhos da escola, por isso existem grupos de mães voluntárias que fazem um check up na cabeça do seu filho ao chegar de férias e caso encontrem os malditos, entra em ação o protocolo de piolhos. Eu ainda não tive essa experiência. Ufa!!! Mas tem um texto bacana da Ana de Amsterdam falando sobre o assunto, confira aqui.

 O meu filho terá uma atenção especial?

Nos primeiros meses poderá ter um professor ou um aluno do último ano que irá ficar algumas horas com seu filho para ensinar palavras básicas, porém, assim que a criança conseguir se comunicar essa atenção extra acaba.

O que fazer quando a criança precisa faltar a aula por doença ou problema familiar?

Avise antes ou no dia durante o período escolar. Explique o motivo pessoalmente, por telefone ou e-mail. As escolas/ prefeituras aplicam uma multa em caso de ausência não justificada.

Como faço para acompanhar o desenvolvimento do meu filho? Tem dever de casa?

Cada escola tem um calendário de reuniões individuais que duram 10 minutos, onde os professores falam sobre o desenvolvimento e dificuldades do seu filho.  Sugiro que compareçam a todas, pois a participação dos pais contam muito para as escolas holandesas. Os deveres de casa são mais comuns a partir do grupo 5 ( crianças com 8 anos).

Como funcionam os passeios escolares?

Normalmente não há custos extras para os pais e quando existe é utilizado do fundo de arrecadação da taxa anual de manuteção escolar ( vou contar mais sobre isso no próximo post). Eu paguei apenas um passeio dos 5 que o meu filho teve durante o ano.

Cuidados pós escolar, como funcionam?

Algumas escola tem um intervalo na hora do almoço, e depois retomam as aulas até as 15 horas. Outras vão direto até `as 14:30. Se você não puder buscar ou cuidar do seu filho fora do período escolar, peça indicação da escola sobre as empresas parceiras para cuidado pós escolar. Estas empresas cuidam do seu filho mediante um pagamento mensal ou anual.

E acima de tudo tenha paciência, o ínicio pode parecer difícil, mas adaptação acaba acontecendo.

Te vejo no próximo post!  E boa volta`as aulas!

Beijocas

Compartilhe isto:
Melissa

Melissa

34 respostas

        1. Olá Nebraga,

          Para os pais existem escolas de línguas convencionais, contudo são particulares.

          Obrigada por ler o blog.
          Att
          Melissa

  1. Olá Melissa, me tira uma dúvida, no começo eles sentiram muito o fato de não conseguirem conversar com os amigos da sala em holandês? E como era a comunicação com a professora com relação as matérias? Eles tiveram alguma dificuldade?
    Obrigado
    Wilson

    1. Olá Wilson, Obrigada por ler o blog. No começo foi muito difícil o meu filho ficou isolado, mas depois de um mês, ele começou a ter amigos, mesmo sem falar a língua. Sobre as materias, não teve problemas, pois o grupo era inicial apenas brincadeiras manuais direcionadas e pintura. Crianças maiores que chegam aqui em grupos com matérias recebem uma atenção maior.

      1. Oi Melissa, tudo bem? Li o seu post pois tenho interesse em ir para a Holanda. Tenho uma filha de 11 anos e um de 2 anos e 8 meses. Os dois são bastante tímidos e não falam nem inglês. Ela está super aflita pois acha que ficará isolada, que não saberá se comunicar etc…Como é essa ajuda “maior” que você falou acima para uma crinça de 11 anos por exemplo? Fico angustiada só de pensar no sofrimento deles.

        1. Oi Rafaella, Obrigada por ler o blog. Entendo perfeitamente a sua preocupação pois, também passei por isso. O apoio maior que eu cito no texto é ter alguém para explicar as palavras básicas no idioma. A sua filha de 11 anos provavelmente irá para uma escola específica para crianças estrangeiras que não falam a língua, durante um ano, e só depois irá para uma escola regular. Ou seja, ela não será a única nesta situação, as crianças irão achar uma maneira de se comunicar. Tente tranquilizá-la com essa informação. O seu filho menor, será mais fácil pois ainda não foi alfabetizado no português. E se me permite um conselho, aguente firme, o ínicio será mais complicado, mas quando perceber que sua filha conseguiu, o seu orgulho será imenso. Boa sorte! Para toda família.

  2. Olá Melissa, estou com pretensão de morar na Holanda, minha aflição é a adaptação do meu filho de 3 anos que também é muito tímido, além disso eu não falo inglês, não sei como irei me comunicar até eu aprender pelo menos o Inglês.

    1. Olá Geruza, Obrigada por ler o blog. Entendo perfeitamente o seu medo, pois já passei pela mesma situação. Não vou mentir, o início não será fácil, por isso recomendo estudar o máximo que você puder do inglês antes de vir,mesmo que seja o básico. Referente ao seu filho, não se preocupe, nesta idade ele vai conseguir fazer amigos mesmo não falando a língua,criança consegue se adaptar. Talvez demore um pouco, mas tudo tem o seu tempo. Após ler o seu post, revivi a minha experiência, então posso te afirmar: Você consegue!
      🙂 Beijos e boa sorte!

  3. Melissa, parabéns pela dedicação e transparência nos seus relatos. Eu tenho uma filha de 5 anos que é bem facil de fazer amigos. Minha pergunta é já que estamos indo para Rotterdam : Há escolas publicas que podemos colocar as nossas crianças ou no seu caso em especifico foi escola particular. E se foi particular, você teria um custo médio por mês ?
    Qualquer ajuda é bem vinda!
    Grato,

    1. Obrigada Charles. Fico feliz que tenha gostado do texto. As escolas são públicas, existe escolas privadas, em sua maioria as internacionais, os meus filhos estudam numa escola pública holandesa. Eu fiz um texto especial para o site Brasileiras pelo Mundo onde explico todo o funcionamento do ensino holandês, acredito que vai te ajudar, pois está bem completo, segue o link abaixo, mas caso tenha mais alguma dúvida é só mandar, e caso eu saiba será um prazer ajudar.
      http://www.brasileiraspelomundo.com/sistema-de-ensino-holandes-251064680

  4. Olá Melissa! Obrigada por cada detalhe em seu post.
    Minha família e eu, iremos nos mudar ao final deste ano. Temos um filho que fará 4 anos em Janeiro e o outro que fará 8 anos em outubro. Minha preocupação é o de 8 anos. Aqui, ele está no 2ºAno do Fundamental 1. Já tentei entender como será a nova vida escolar, mas não compreendo em que segmento ele entrará. E nem quando devo matricular ele,rs. Nós não falamos Holandês 🙂 Você pode me ajudar com alguma informação sobre o assunto?
    Em tempo: Você indica alguma escola ou “metodologia” específica? Tem alguma escola que você não acha tão legal?
    Desde já, super te agradeço!

    1. Olá Sabrina, Realmente o sistema de ensino holandês é bem diferente. Mas não se preocupe o ínicio pode ser difícil mas vai dar tudo certo. Assim que chegar na Holanda sua família irá se registrar na prefeitura da cidade, dependendo da cidade o seu filho mais velho já será encaminhado para uma escola especial para estrangeiros onde ficará por um ano aprendendo a língua holandesa. Somente depois deste período irá para escolar regular. O seu pequeno devido a idade provavelmente já irá direto para escolar regular, mas você também pode solicitar que ele vá para escola especial, contudo não é certo que aceitem devido a idade. O ano letivo aqui começa em Setembro, mas vc deve buscar matricular os seus filhos assim que chegar, pois em algumas escolas existe fila de espera. Eu escrevi dois textos onde detalho tudo sobre o Sistema Holandês , vou colocar o link aqui pois acredito que pode te ajudar. Nele eu explico como buscar as melhores escolas na sua região. Apesar de alguns links de busca escolar estarem em holandês sugiro usar o tradutor, pois vai te dar uma visão geral das escolas.
      https://melissanaholanda.com/2016/07/20/curiosidades-do-sistema-de-ensino-holandes/

      https://www.brasileiraspelomundo.com/sistema-de-ensino-holandes-251064680

      Este último eu escrevi para o site Brasileiras pelo Mundo.
      Espero que te ajude nesta fase de mudança, mantenha a calma e acredite tudo vai dar certo no final.

  5. Oi Melissa, estou me mudando para Rotterdam daqui a 2 meses e gostaria de saber onde eu pesquiso sobre endereços de escola especial para estrangeiros estou totalmente perdida 🤦🏻‍♀️ muitoooo obrigada pela atenção!!!

  6. Para completar a informação minha filha tem 9 anos e gostaria de colocar ela em uma escola especial para estrangeiros, se você puder me dar uma dica de como encontrar essas escolas em Rotterdam vai me ajudar muitoooooo 😊

  7. Olá Melissa,
    Parabéns pelo blog! Gosto muito dos tópicos que aborda e como retrata a sua experiência.
    Com relação a escola de seus filhos, que documentos precisou para a mátrícula deles na escola?
    Sucesso e alegria para você e sua família!
    Regiane RJF

    1. Obrigada Regiane por ler o blog. Eu trouxe uma declaração em inglês da escola do Brasil, mas como eram muito pequenos não precisei utilizar. Para crianças maiores a indicação é trazer o histórico escolar traduzido, mas eu sugiro se informar antes na escola que seus filhos iram estudar, pois em alguns casos não terá necessidade.

  8. Oi Melissa,
    Estou me mudando com meu marido holandês para Vleuten( perto de Utrecht) e meu filho de 7 anos ( em setembro) da minha primeira união em 2019. Estou pensando em matricular meu filho por um ano na escola internacional de Utrecht e depois em uma escola holandesa. Gostaria saber se existe um grupo de crianças filhos de brasileiros que falam português em Utrecht. Também se tem recomendação de escolas holandesas que recebem bem alunos estrangeiros. Eu deveria por o meu filho em aulas particulares de holandês na Holanda? Existe lista de material escolar como no Brasil? E os uniformes? Quanto custa mais ou menos e quanto se compra? 3 conjuntos? Eles parcelar ou não existe parcelamentos na Holanda?

    Acho que já perguntei bastante por um comentário só, se puder responder eu pergunto o resto depois.
    Obrigada pela iniciativa do blog.
    Att.,
    Priscila N.P

    1. Obrigada por ler o blog. Não precisa por seu filho em aulas particulares, pois o próprio governo tem escolas especializadas para imigrantes. Minha sugestão é que você defina se prefere uma escola internacional ou holandesa, pois vai ficar mais fácil para adaptação do seu filho manter um padrão de língua. Não existe uniforme e nem lista de material escolar. Mas eu vou te sugerir ler o complemento deste post que fala sobre tudo referente as escolas na Holanda. Irá responder todas essas suas perguntas e mais algumas. Segue link https://melissanaholanda.com/sistema-de-ensino-holandes/

      Espero que te ajude!
      Bjs

  9. Me ajude! Vou passar 1 a dois anos na Holanda e queria muito saber aonde tem essas escolas especiais que focam na língua holandesa em Utrecht, que é aonde moraremos. Você poderia me indicar?

    1. Olá Ana,

      A escola especial para seus filhos será feita por indicação da sua prefeitura, normalmente é a próxima a sua residência. Ou seja, primeiro você deverá ter seu futuro endereço para identificar a mais próxima. Mas dentro do meu post sobre o Sistema de Ensino Holandês coloquei o link do schoolkaart onde você pode filtrar todas as escolas da região. https://melissanaholanda.com/sistema-de-ensino-holandes/

      Espero que ajude!
      Beijos

  10. Oi Melissa, parabéns pelo blog.
    Você mora em qual cidade na Holanda? Se for Amsterdam, qual escola você conseguiu?
    A gente ligou em umas aqui em Amsterdam e eles não aceitam crianças que não falam Holandês. Me disseram que teria que ser uma escola internacional nesse caso.

    1. Oi André,
      Eu moro em Naarden, mas morava em Blaricum quando meus filhos começaram a estudar. Em Amsterdam tem escolas especializadas em língua holandesa para estrangeiros subsidiadas pelo governo. Sugiro você procurar a prefeitura para obter a informação de qual escola próximo a sua residência eles recomendam. E somente depois, procurar a escola indicada ( Dica: para evitar qualquer negativa, já avisa na escola que a sua busca foi orientação da prefeitura). Devido a grande procura algumas escolas tem fila de espera, sendo assim o quanto antes você buscar essa informação melhor. Você só precisa colocar em escola internacional paga se for a sua vontade. O governo fornece a opção gratuita para todas as crianças até os 18 anos.
      E obrigada por ler o blog.
      Abraços
      Melissa

    1. Olá Isaac,
      Obrigada por ler o blog. Eu levei o histórico traduzido, mas não foi necessário. Aconselho você perguntar na escola onde os seus filhos irão estudar, pois os documentos podem mudar conforme a idade e a série da criança.
      Att
      Melissa

  11. Oi Melissa, adorei seu blog!
    3 perguntas:
    1) se vc trabalha o dia todo e a escola acaba as 14:30, como os pais fazem? Vi que vc falou de empresas que cuidam das crianças, mas como elas (crianças) vão até la? O meu tem 3 anos. Tem idéia de valor mensal?
    2) a gente consegue babá pra cuidar da criança em casa nesse tempo da tarde?
    3) é fácil achar babá para ficar com a criança tipo de sábado a noite para os pais saírem?
    Muito obrigada e grande beijo!

    1. Olá Ana,

      Cuidados ápos a escola aqui é feito ou por empresa que tem transporte próprio para buscar as crianças na escola ou por babás contratadas pela família que normalmente buscam as crianças de bicicleta.

      Normalmente é fácil achar babás, mas depende muito da região onde você mora. Algumas cidades pequenas apresentam dificuldades. E o valor tem uma grande variação também, mas está entre 10 a 15 euros a hora.

      Obrigada por ler o blog
      Att
      Melissa

  12. Ola Melissa, estou negociando com a empresa que trabalho transferência para a Holanda e o que mais me preocupa no momento é como encontrar a escola certa para minha filha de 14 anos. Ela está terminando o fundamental aqui mas sei que na Holanda o sistema é diferente. Saberia me indicar alguma escola para essa adaptação? Ela tem inglês mas nada de holandes. Teria algum profissional que nos ajude com esse tema que poderia me indicar? Seus artigos estão me ajudando muito. Parabéns pelo trabalho e muito obrigada. Adriana

    1. Adriana,
      Com essa idade sua filha irá para uma escola especializada em aprendizado da língua holandesa, sua própria prefeitura irá lhe dá este direcionamento. Após o período de aprendizado ela irá para série correspondente. Não precisa se preocupar.
      Abraços
      Melissa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA & COMPARTILHE

QUEM ESCREVE

Olá ! Eu sou Melissa, amo escrever e contar histórias. Por aqui, você vai conhecer a Holanda através dos meus olhos, a minha visão sobre as doçuras e amarguras de viver em outro país.

melissa na holanda

SAIBA O QUE ACONTECE NA HOLANDA

NOVIDADES

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Melissa na Holanda

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo