Aniversários infantis na Holanda e suas diferenças

postado em: Vida na Holanda | 6
Atualizado em Abril / 2018

A importância de celebrar o aniversário das crianças

Comemorar mais um ano de vida é sempre bom em qualquer idade e lugar. Contudo, para os pequenos existe uma importância maior. O meu filho iria fazer aniversário um mês depois da nossa chegada e minha filha em seguida.

Quando se muda de país com crianças pequenas tudo fica um pouco mais complicado, nova casa, nova escola, nova língua, novos costumes, novos amigos. A minha tarefa era mostrar que a vida corria o seu curso natural, inclusive para as festinhas de aniversário. Mas, não conhecia as diferenças culturais que envolve essa data.

Aniversários infantis nas escolas holandesas

Bolo em aniversário infantil na Holanda

 

O mais fácil a ser feito neste cenário é uma festa na escola. Cada escola, assim como no Brasil, tem as suas regras sobre comemorações. Para minha surpresa, na nossa, podia levar o que quisesse e ainda a mãe podia permanecer durante o parabéns.

Contratei bolo personalizado, brigadeiro, lembrancinhas recheadas de guloseimas. Era o mínimo que podia fazer para suprir tanta mudança. Em sala, o aniversariante sentou numa cadeira em formato de trono com uma coroa de papel simbolizando que naquele dia ele era especial.

As crianças em círculo subiram em suas cadeiras e cantaram diversas músicas de aniversário (nenhuma conhecida). Após me questionar se o bolo era verdadeiro, a professora distribuiu os pedaços e um único brigadeiro para cada um.

Os pequenos magicamente em silêncio só começaram a comer depois do último pedaço ser distribuído e ouvirem o comando da professora: “eten” (comam).

Dicas importantes

  • Aprendi algumas coisinhas: bolo na escola é exagero, o normal é uma guloseima (uma maçã com cobertura de chocolate, um cupcake, um biscoito, um pirulito, uma fruta), tudo no singular e nada mais.
  • Crianças holandesas não gostam tanto de brigadeiro, muitas jogaram fora (imaginem o meu desespero vendo a cena).
  • Personalizados são vistos com surpresa principalmente se tiver mais de um saco de balas dentro.E para as festas em escola não se dá presente.
  • As festas de aniversários de adultos se parece em diversos aspectos com as festas infantis escolares: Cadeiras em círculo, torta de maçã ao invés de bolo, bebidas, conversas em tom baixo e apesar de não ter o comando informado acima, o mais prudente a ser feito é comer somente após todos serem servidos e o aniversariante iniciar.

Regras básicas para aniversários infantis na Holanda fora da escola:

Convite

No convite deverá ter o horário inicial e final da festa. Os pais não permanecem na festa, levam e buscam no horário predeterminado no convite.

Quantidade de criança

O número de crianças  convidadas correspondem a idade do aniversariante.

Festas para crianças de até 4 anos de idade – apenas os familiares da criança são convidados e em alguns casos amigos bem próximos dos pais com crianças com idades similares.

Festas para crianças de 5 até 10 anos idade – A criança escolhe quem irá convidar para sua festa, seguindo a regra da quantidade conforme a idade. Nessa idade eles já estão na escola então geralmente são crianças da sala de aula.

Confesso que no início fiquei preocupada em chamar apenas algumas crianças, mas percebi que isso é uma questão cultural. Não se trata de excluir ninguém, apenas incluir somente aquele amiguinho que a criança tem afinidade.

Presente

O valor máximo fica em torno de €15,00 euros. Em alguns casos as mães dos convidados se organizam e compram o presente em conjunto. As mães da escola dos meus filhos normalmente fazem isso e a cota de contribuição sempre é de 8 euros.

Lembrancinha

As lembrancinhas não são oferecidas em todas as festas.

Os personalizados por aqui, não tem vez, normalmente se compra algumas balas, mini brinquedos e coloca-se dentro de um saquinho plástico.

 

Lembrancinha de aniversário na Holanda

Aniversário infantil em casa

Os pais organizam brincadeiras conforme a idade das crianças, tais como:

  • workshops de cupcakes, de pizza, panqueca.
  • montar pulserinhas,mosaicos,
  • desenhos,pintar quadros
  • pula-pula, piata etc.

O cardápio é composto basicamente por bolo (temático ou não), frutas, verduras, batatas fritas, sucos, frikandel e croquete holandês. Não necessariamente incluíndo todos esses itens e normalmente tem apenas a quantidade adequada conforme o número de criança.

 

Cardapío aniversário infantil na Holanda

 

Aniversários infantis em diferentes locais

Apesar de não existirem cerimoniais infantis conforme conhecemos no Brasil. Você pode encontrar diversos lugares onde aceitam comemorar os aniversários das crianças.

Os formatos são simples e práticos, mas alguns locais aceitam levar um bolo ou lanche. Recomendo verificar as regras do lugar antes de fazer sua reserva.

A escolha do local vai depender do interesse do seu filho e do fator climático. Nos sites da maioria dos locais tem a informação sobre os pacotes para “kinderfeestje” ( aniversário infantil). Os locais podem ser:

  • Cinema;
  • Zoológico;
  • Clube de piscina;
  • Clube esportivos , clubes de jogos como pintball e pistolas de laser;
  • Boliches;
  • Parque de diversão indoor;
  • Fazendinha de animais pequenos;
  • Haras;
  • Circo;
  • Panquecaria;
  • Pizzaria;
  • Museus etc.

Vale lembrar que essas são as características culturais dos aniversários infantis daqui, mas nada impede que você faça a festa de aniversário dos seus filhos nos moldes brasileiros, mesmo vivendo na Holanda.

Na Holanda existem profissionais brasileiros com excelentes trabalhos, segue algumas indicações ( não são patrocinadas apenas opinião de consumidora):

  • Amsterdam

Aline da Het Tweed de Koekje  – Bolos, cupcakes e guloseimas personalizadas. (Os bolos das fotos no post são dela)

Alexandra da Brigadeiros Gourmet – Brigadeiros de diferentes sabores, maravilhosos.

  • Utrecht

Camila da Groen and CO  – Bolos, doces, pães – pacote completo de delícias.

  • Almere

Daniela da Dani’s Atelier – Bolos, doces e decoração de festas.

 

A ausência de diversos itens característicos das nossas festas pode causar estranheza. Entretanto, mesmo que de forma simples e direta a essência de celebrar a vida é a mesma em qualquer parte do mundo.

E você, já passou por isso? Conta pra gente!

Te vejo no próximo post.

 

6 Responses

  1. Paula

    Legal. Para nós, q já celebramos com vocês aniversários do Davi e da Maria, realmente é tudo Muito diferente!!! E o q mais encanta é a educação em esperar, respeito à pessoa mais importante do dia, educação alimentar, educação financeira, enfim…. Bons hábitos culturais!
    Ótima ideia essas sua de compartilhar suas experiências! Um grande abraço a todos!

  2. ana cristina mekking

    Bom dia , me foi muito ultilessa sua postagem ,pk estou ha menos de um mes aqui e no proximo mes e no primeiro dia deaula do meu filho será seu aniversário.

  3. ELIETH PINTO CAMPOS

    Muito bacana!
    Para nós Será tranquilo pq festa somente com avós/ tios é oa fazemos por aqui.
    Mas é muito bom saber como funciona.
    Obrigada

    • melissanaholanda

      Oi Elieth, Obrigada por ler o blog. Eu também gosto muito deste formato mais simples de celebração.

  4. Eduardo

    Muito interessante seu post…seus filhos já falavam inglês? No colégio eles se comunicam em holandês ou em inglês?
    Estamos pra nós mudar em outubro, mas meu filho de 5 anos só falta português e confesso q estou assustado.

    • melissanaholanda

      Olá Eduardo,
      Obrigada por ler o blog. Os meus filhos só falavam português, mas dentro de 6 meses já estavam fluentes em holandês. O começo é mais complicado, pois as crianças sente bastante a mudança mas se adaptam rápido. Vai dar tudo certo,pode confiar!

Deixe uma resposta