Papo com a Mel – Entrevista com uma das organizadora do Brazilliaans Festival

Quando se muda de país temos a necessidade de contar tudo que descobrimos do nosso novo lar. Porém, considero importante ouvir as histórias de outras pessoas que passaram por essa experiência.

Surgiu a ideia do “Papo com a Mel”, este espaço será dedicado a contar histórias curiosas e interessantes, sobre diversos assuntos como: superação, realização pessoal, reinvenção profissional, em suma, experiências diferentes das minhas, um outro olhar sobre a vida fora do Brasil.

Eu conheci uma menina sorridente que com toda sua simpatia, me contou sobre o seu esforço de adaptação na Holanda, e entre papos de amigas com a sua vizinha, conseguiu se reinventar profissionalmente. Vamos agora conhecer a Bárbara Marchiori Biel uma das organizadoras do evento Braziliaans Festival.

Na próxima semana teremos mais uma edição do Braziliaans Festival, um evento gastronômico,  que traz a identidade da cultura brasileira para a Terra dos Moinhos.

Entrevista:

Barbara
Foto arquivo pessoal Bárbara
  1. A quanto tempo você mora na Holanda? E o que te levou a vir a mora aqui?

Bárbara: Eu moro na Holanda há quase 4 anos e o motivo pelo qual eu decidi vir para Holanda foi para poder viajar na Europa e conhecer novos lugares. Após 2 anos morando nos EUA eu achei que estava na hora de uma mudança e a Holanda foi a escolhida. A princípio eu vim como Au pair, após conhecer meu marido resolvi ficar.

  1. Você já trabalhava com gastronomia no Brasil? Qual é a sua profissão?

Bárbara: Eu amo cozinhar e cozinhava para amigos e familiares. Porém, morando fora do Brasil, após um longo tempo aprendi a apreciar a culinária brasileira com todos os seus temperos. Eu sou formada em Matemática e atualmente estudo Administração de Empresa na Universidade de Den Haag.

  1. Qual é a importância da gastronomia na sua vida?

Bárbara: Eu sou bisneta de italianos e comida foi sempre um elo de conexão para toda família.  Uma forma que os meus bisavós encontraram de manter unida uma família com mais de 13 filhos, foi através dos tradicionais almoços de domingo. Para mim gastronomia vai além da comida, significa partilha e união. Especialmente morando longe da família.  Penso que é muito importante termos algo para nos mantermos unidos e nada melhor que a gastronomia para esta função.

  1. Como surgiu a ideia de montar o Festival Gastronômico Brasileiro na Holanda?

Bárbara: A ideia surgiu não tendo a comida como foco, mais sim brasileiros que moram aqui na região de Utrecht querendo mostrar seus trabalhos artísticos. Em 2015, fizemos um bazar em minha casa com a participação das empresas Brasuzy, Beyond Arte with Love, Ubiracy Santana e My Tasty Brazil. Contudo, o sucesso maior foi para as coxinhas do My Tasty. Então decidimos ampliar o evento para o Braziliaans Festival que atualmente engloba toda a cultura brasileira como arte, música e, lógico, a gastronomia.

  1. Quantas pessoas estão envolvidas na organização do evento?

Bárbara: Neste momento somos duas pessoas organizando o Braziliaans Festival aqui na Holanda. Sou eu e a Camilla Groen, da Groen and Co. Bakery Shop, além de contarmos com uma colaboradora no Brasil para a parte visual.

  1. Qual é o critério de participação dos expositores? Somente brasileiros podem expor?

Bárbara: Não temos um critério específico, apenas pessoas que queiram mostrar o seu trabalho e ajudar a comunidade brasileira a mostrar a sua cultura. Porém, priorizamos a diversidade sendo assim, tentamos ter apenas um expositor por produto.

  1. Que tipo de comida e atrações irão ter no festival?

Bárbara: Para esta edição, teremos novas participações de diversos segmentos.

Culinária

Doces típicos – Quitutes da laia

Petit Brasil – Churrasquinhos (com direito a picanha e coraçãozinho)

Dorys – Acarajé

Além dos tradicionais expositores, com as comidas típicas: pastéis, tapioca, coxinhas, feijoada, brigadeiros gourmet, caipirinha, guaraná e muito mais

Produtos

Trade Brazyl – Oferecendo produtos Natura, Boticário, Avon e I’Ccitane Brasil.

Conhecimento

Talent Talen – Escola de idiomas

Música

Para alegrar e contagiar mais ainda o evento, teremos Trio MPBossa com Lilian Vieira, Alaor Soares e Kees Gelderboom cantando MPB e Bossa Nova. E as crianças poderão se divertir através das pinturas faciais da Clelia.

  1. Na sua opinião qual é a contribuição deste evento para a comunidade brasileira na Holanda?

Bárbara: Em minha opinião este evento é muito benéfico para a comunidade brasileira, pois, prioriza a integração e ajuda na adaptação em um novo país, além de manter a nossa cultura viva. E também é uma grande oportunidade de exposição de profissionais brasileiros, principalmente da região de Utrecht que atualmente é pouco explorada.

  1. O público alvo do evento são brasileiros que moram na Holanda, mas na sua opinião os holandeses tem apresentado maior interesse pela cultura brasileira em especial a gastronomia?

Bárbara: Acreditamos que o público alvo sejam os brasileiros, mas definitivamente vemos um interesse não somente dos holandeses, mas  de outros estrangeiros que moram na região e apreciam conhecer costumes de diferentes culturas.

  1. O evento tem o tema “ Tardezinha Bossa Nova e MPB”. Por que a escolha desse tema?

Bárbara: Na primeira edição tivemos uma roda de samba e achamos que seria legal a cada evento trazer algo novo e diferente, homenageando os vários ritmos da nossa cultura.

  1. Qual o local e data da segunda edição do Braziliaans Festival?

Bárbara: Nosso evento será no dia 12 de Novembro em Vleuten na província Utrecht à partir das 12 horas. Venham e aproveitem este evento que foi feito com muito amor e carinho para todos vocês.

Endereço: Buurtcentrum, De Schakel Schoolstraat, 11 – Vleuten – Utrecht

Espero que tenham gostado da entrevista.

Te vejo no próximo post! 🙂

 

 

 

2 comentários em “Papo com a Mel – Entrevista com uma das organizadora do Brazilliaans Festival

  1. É muito bom ver brasileiros divulgando a nossa cultura e contando as experiências vividas nesse país maravilhoso!! Amo demais esse país, pois aí vivem duas netinhas holandesas!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s