Viajando por 40 cidades da Holanda: 4° cidade – Naarden

A característica mais famosa da cidade de Naarden é sem dúvida a sua forma estrelar. Uma das mais bem preservadas cidades medievais da europa, composta por 6 pontas ou bastiões. A definição de bastião é de posto avançado para a defesa de um território.
E ao caminhar sobre estes bastiões e observar o cinturão circuntante de água temos a nítida impressão de termos voltado ao século XVII. A estrutura da fortaleza é fascinante.
Segundo a Wikipedia, a  fortaleza faz parte da New Holland Waterline que é um conjunto de estruturas defensivas concebido por Maurício de Nassau no início do século XVII e implementado pelo seu meio-irmão Frederico Henrique.
Eles perceberam que inundando as zonas baixas das cidades conseguiriam uma excelente defesa contra os inimigos, formando ilhas para dificultar o movimento de potenciais invasores. Sorte a nossa que atualmente podemos ver obras tão maravilhosas. 
Portal
Fonte: Arquivo pessoal
Naarden
Fonte: Google imagens
Naarden tem vários pontos que vale a visita, mas vou colocar os mais turísticos:
 
Museu da Fortificação Holandesa
Localizado no bastião Turfpoort, tem diversos artefatos dos anos de 1350 até 1945 expostos, além do visitante poder experimentar a sensação de entrar dentro de uma fortaleza medieval. 
 
A igreja St. Vitus ou Grote Kerk 

Igreja St.Vitus

Se você assim como eu, adora visitar igreja. Não deixe de ir nesta basílica gótica construída entre os séculos XIV e XV. Ela apresenta como um dos seus atrativos, as famosas abóbadas de madeira com pinturas século XVI. Nos verões europeus existem diversos concertos de música dentro e fora desta igreja. Em frente desta igreja fica a estátua de Comenius.
Comenius

 

Museu Comenius

Museu Comenius

 

Onde está localizado o museu foi uma antiga igreja do mosteiro de Naarden. Lá está enterrado o famoso filósofo e teólogo tcheco Jan Amos Comenius, em 1670, na verdade era para ter sido enterrado em Amsterdã mas não havia dinheiro na época. Devido a este contexto histórico hoje a cidade recebe muitos peregrinos da República Tcheca e é  retratada num documento histórico chamado da carta das 200 coroas tchecas.

 
Casa espanhola
Casa Espanhola
Uma das últimas construções medievais dentro da cidade, na conquista de Naarden pelos espanhóis. Desde lá, o edifício serviu como pousada, capela, padaria, prefeitura e agora museu. Na sua fachada apresenta uma representação dessa época de batalhas.
 
Camâra Municipal
Câmara Municipal
Datada do ano 1601, seu edíficio é um exemplo das construções renascentistas. No salão da Câmara Municipal encontra-se uma maquete da cidade onde pode se observar claramente o formato estrelar.
 
Passeios em torno de Naarden.
O visitante pode apreciar a natureza de perto através de um passeio de barco pela a cidade de  Naarden. E ainda fazer uma trilha pela  floresta Naardebos que está localizada entre Naarden e Muiderberg.
Lembra do parque infantil Oude Valkeveen que já falei no blog? Se não lembrar clica aqui. Acredita que esse  parque, que as minhas crianças amaram, também está localizado em Naarden? 
Do lado de fora da fortaleza em torno de um bastião, existe uma mini fazendinha onde as crianças podem ter contato com as animais e alimentá-los. 
A cidade tem diversos restaurantes renomados e maravilhosos cafés, ou seja não irá faltar opções para você e sua família se divertirem.
 
Como chegar?
Apenas 20 quilometros da capital Amsterdã, a cidade é de fácil acesso de carro ou de trem. De carro a via de acesso é através da estrada A1.
De trem você deve buscar pela estação Naarden-Bussum. Existe trem do aeroporto Schipol até a estacão da cidade. Já o trajeto da estação central de Amsterdã até a estação Naarden-Bussum dura em torno de 25 minutos.
Vale lembrar que a estação de trem Naarden- Bussum fica fora da cidade fortificada chamada de Naarden Vesting, mas este caminho de 1,9 km pode ser feito a pé ou de ônibus.
Naarden consegue ser româtica, histórica, aconhegante além de linda. Com tantos atributos eu e minha família à escolhemos para ser o nosso próximo lar. Ou seja, iremos nos mudar em breve para esta cidade. Mas isso é um assunto para um próximo post.
 
Espero que tenham gostado de passear comigo por Naarden.
Não esqueça de ver a galeria de fotos!
Te vejo no próximo post.

4 comentários em “Viajando por 40 cidades da Holanda: 4° cidade – Naarden

    1. Obrigada Tadeu, fico feliz que gostou do blog. As cidades mais próximas de Amsterdã que normalmente de um custo mais barato de aluguel são: Amstelveen, Weesp e Amsterdam Zuid, Almere. Dá uma olhada no post aqui do blog sobre aluguel, no post tem link para sites de busca e principais palavras em holandês sobre esse assunto, espero que ajude. Segue link: https://melissanaholanda.com/2016/08/30/alugar-um-imovel-na-holanda/

      Curtir

    1. Nossa que legal Wagner você conhece muitas cidades lindas. Obrigada por ler o blog!
      Quando voltar aqui, caso tenha tempo recomendo conhecer Amesfoort. É linda!!! Dá uma olhada no post que fiz sobre a cidade aqui no blog acho que você vai gostar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s