Aniversários na Holanda e suas diferenças

Comemorar mais um ano de vida é sempre bom em qualquer idade e lugar. Contudo, para os pequenos existe uma importância maior. O meu filho iria fazer aniversário um mês depois da nossa chegada e minha filha em seguida.

Quando se muda de país com crianças pequenas tudo fica um pouco mais complicado, nova casa, nova escola, nova língua, novos costumes, novos amigos. A minha tarefa era mostrar que a vida corria o seu curso natural, inclusive para as festinhas de aniversário. Mas, não conhecia as diferenças culturais que envolve essa data.

O mais fácil a ser feito neste cenário é uma festa na escola. Cada escola, assim como no Brasil, tem as suas regras sobre comemorações. Para minha surpresa, na nossa, podia levar o que quisesse e ainda a mãe podia permanecer durante o parabéns.

Contratei bolo personalizado, brigadeiro, lembrancinhas recheadas de guloseimas. Era o mínimo que podia fazer para suprir tanta mudança. Em sala, o aniversariante sentou numa cadeira em formato de trono com uma coroa de papel simbolizando que naquele dia ele era especial.

As crianças em círculo subiram em suas cadeiras e cantaram diversas músicas de aniversário (nenhuma conhecida). Após me questionar se o bolo era verdadeiro, a professora distribuiu os pedaços e um único brigadeiro para cada um. Os pequenos magicamente em silêncio só começaram a comer depois do último pedaço ser distribuído e ouvirem o comando da professora: “eten” (comam).

IMG_1234

Aprendi algumas coisinhas: bolo na escola é exagero, o normal é uma guloseima (uma maçã com cobertura de chocolate, um cupcake, um biscoito, um pirulito, uma fruta), tudo no singular e nada mais. Crianças holandesas não gostam tanto de brigadeiro, muitas jogaram fora (imaginem o meu desespero vendo a cena). Personalizados são vistos com surpresa principalmente se tiver mais de um saco de balas dentro.E para as festas em escola não se dá presente.

Diferente se a festa é na casa da pessoa. Mas não se preocupe o aniversariante irá te informar o que comprar no momento do convite. Isso acontenceu comigo ao ser convidada para a festa de aniversário da vizinha. “ Você pode comprar um cartão presente de livro, vendido nas livrarias” – cara de susto e resposta curta – “Ok!”.

Nos demais aspectos se parece muito com as festas escolares infantis. Cadeiras em círculo, torta de maçã ao invés de bolo, bebidas, conversas em tom baixo e apesar de não ter o comando informado acima, o mais prudente a ser feito é comer somente após todos serem servidos e o aniversariante iniciar.

A ausência de diversos itens característicos das nossas festas pode causar estranheza. Entretanto, mesmo que de forma simples e direta a essência de celebrar a vida é a mesma em qualquer parte do mundo.

E você, já passou por isso? Conta pra gente!

Te vejo no próximo post.

Beijocas.

2 comentários em “Aniversários na Holanda e suas diferenças

  1. Legal. Para nós, q já celebramos com vocês aniversários do Davi e da Maria, realmente é tudo Muito diferente!!! E o q mais encanta é a educação em esperar, respeito à pessoa mais importante do dia, educação alimentar, educação financeira, enfim…. Bons hábitos culturais!
    Ótima ideia essas sua de compartilhar suas experiências! Um grande abraço a todos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s